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O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou neste mês de abril a quarta edição do boletim que tem como objetivo compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo Profept no IFFar. A periodicidade do informativo é quadrimestral. 

Anexos:

profeptlogo notícia15122022

A quarta edição do informativo destacou o ingresso da turma 2023. Na semana de 27 a 31 de março, os novos mestrandos e mestrandas foram recepcionados com atividades no polo Jaguari. A primeira, no dia 27, foi a aula inaugural organizada pela Coordenação Nacional do ProfEPT, com o tema “O trabalho como princípio educativo”, pelo professor Paolo Nosella (PPGE/UFSCAR). Já no dia 30, os estudantes foram recepcionados pela Coordenação do ProfEPT em Jaguari. A programação desse dia incluiu conversas com os docentes do programa, com a direção do Campus Jaguari, com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e com a Reitora do IFFar. No dia 31, mestrandos e mestrandas tiveram aula da disciplina de Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica. 

Confira outros itens que são destaques no boletim:

  • Produto educacional: conceito, tipologias e exemplos.
  • Defesas de dissertações e qualificações de projetos.
  • Como o mestrado fez/faz a diferença na minha vida profissional.
  • Informações sobre o curso em Jaguari.
  • Docentes vinculados ao programa.
  • Contatos e localização.

O boletim pode ser acessado nos anexos dessa notícia.

Profept - O Profept desenvolve suas atividades de forma semipresencial e oferta o curso de Mestrado Profissional, o primeiro realizado em rede pelos institutos federais, com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. No IFFar as atividades vinculadas ao ProfPET são desenvolvidas no polo de Jaguari, sendo que as aulas acontecem quinzenalmente às quintas-feiras (turnos da tarde e noite) e às sextas-feiras (turno da manhã e da tarde). Para o ano de 2023 foram disponibilizadas 28 vagas, sendo 50% para servidores da Rede Federal de Ensino e 50% para Ampla Concorrência.

Fonte: SECOM

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  • 04/04/23
  • 10h18

Título da Dissertação: MORADIA ESTUDANTIL IFFar - CAMPUS SVS: MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

Produto Educacional: AS CONTRIBUIÇÕES DA MORADIA ESTUDANTIL DO IFFar – SVS PARA A FORMAÇÃO HUMANA E INTEGRAL DOS ESTUDANTES

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724657

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra Mariglei Severo Maraschin

Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da Moradia Estudantil do IFFar-SVS para a formação integral dos estudantes. Cabe destacar que o interesse pela temática referente à moradia estudantil (ME) vem ao encontro da minha trajetória profissional e a curiosidade em conhecer a história deste ambiente educacional. O caminho metodológico da pesquisa foi fundamentado na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivo e exploratório, ainda se destaca na modalidade de “Estudo de Caso”. O lócus da pesquisa foi no IFFar Campus São Vicente do Sul. Os sujeitos foram: (a) estudantes-residentes na ME durante o itinerário formativo no ano de 2022; (b) servidores egressos. A construção dos dados foi por meio da: (a) pesquisa documental; (b) pesquisa bibliográfica; (c) questionário semiestruturado na modalidade online, no formato individual e disponibilizado pelo google forms; (d) entrevista semiestruturada individual com servidores-egressos do IFFar-SVS que residiram na Moradia Estudantil; (e) entrevistas para o produto educacional; e (f) organização de fotos, vídeos, áudios para elaboração do produto educacional; com o propósito de buscar informações com os sujeitos participantes. Para a interpretação dos dados coletados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados coletados, emergiram em duas categorias iniciais, sendo as “Políticas de Assistência Estudantil” e “Formação Humana e Integral”, as quais foram unidas de forma mais genérica chegando a uma categoria final “A auto(trans)formação dos estudantes da Moradia Estudantil do IFFar Campus SVS”. Assim percebemos que a partir das relações e convivências com os outros estudantes, o indivíduo pode refletir sobre as suas práticas, se auto(trans)formando nos diferentes contextos. Identificamos que a ME do IFFar SVS não é apenas um espaço para residir. A ME é um lugar de vivências, de aprendizagens e de transformações, que possibilita os estudantes vivenciarem seu processo formativo, mas também desenvolverem habilidades como responsabilidade, autonomia, respeito e amizades, de maneira que a vivência nesse ambiente escolar, colabora para sua formação humana. A partir dos dados coletados e dos resultados alcançados, foi elaborado um documentário como produto educacional com o objetivo de reconhecer as contribuições da ME do IFFar – SVS para a formação humana e integral dos estudantes. A finalidade desta pesquisa foi resgatar as memórias da Moradia Estudantil do referido Campus e identificar as contribuições para a formação integral dos estudantes. Deste modo, conseguimos demonstrar um pouco da história e dar mais ênfase a esse ambiente educacional acolhedor e importante para a formação humana e integral dos estudantes do IFFar-SVS. 

Palavras-chave: Moradia Estudantil; Formação Humana e Integral; ProfEPT.

Data da defesa: 13 de abril de 2023

Horário: 14h


Local: Videoconferência

A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Margarete

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  • 03/04/23
  • 13h39

A PRÓ-REITORA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital para seleção de estudantes negras (pretas e pardas) e negros (pretos e pardos) para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência do "Grupo Carrefour", nos seguintes termos.

Para mais informações acesse: https://www.iffarroupilha.edu.br/editais/item/30457-edital-n%C2%BA-126-2023-sele%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-negras-para-a%C3%A7%C3%B5es-afirmativas-de-concess%C3%A3o-de-bolsas-de-estudo-e-perman%C3%AAncia-do-grupo-carrefour

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  • 29/03/23
  • 17h14

Nos dias 30 e 31 iniciam as atividades para a nova turma do Profept Polo IFFar, conforme a programação: 

https://drive.google.com/file/d/1agqL54E0CeQv8g_iuSIc1TtOvO3mKnc0/view?usp=sharing

Destacamos as atividades formativas que serão realizadas no dia 30/03/2023:
recepção discentes 2023 2

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  • 27/03/23
  • 10h39

A aula inaugural nacional das turmas 2023 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), neste semestre será no dia 27 de março de 2023 às 14 horas, a transmissão será via Youtube.

A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Paolo Nosella com a temática: O trabalho como princípio educativo.

Para assistir acesse o link: https://www.youtube.com/live/06VX5PgnExY?feature=share

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  • 24/03/23
  • 08h58

Evento marca início do ano letivo de 2023 para os estudantes do mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza, no dia 27 de março, sua aula inaugural nacional no teatro do Campus Vitória. Neste ano, o evento contará com a palestra "O trabalho como princípio educativo", do Prof. Dr. Paolo Nosella (PPGE/UFSCar). A aula também será transmitida ao vivo, pelo canal do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) no YouTube.

A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) é a cerimônia que marca o início do ano letivo de 2023. O curso é ofertado em rede por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O evento tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2023, aprovados no processo seletivo nacional que disponibilizou 1.006 vagas para todas as instituições associadas. Os professores, gestores das instituições associadas e demais alunos do ProfEPT também estão convidados a participar da aula inaugural.

ProfEPT
O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferta o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pelas instituições da Rede Federal: Institutos Federais; Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, que integram a Rede Nacional do ProfEPT e são denominados de Instituições Associadas – (IAs). Ao todo, são 40 instituições associadas em todo o Brasil. O programa é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16475-aula2023

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  • 14/03/23
  • 14h13

Título do projeto: A ORGANIZAÇÃO NA OFERTA E DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA, AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Orientadora: Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Maristela Borin Busnello

Resumo: A garantia da alimentação como um direito, previsto pela Constituição Federal no artigo 6º, e garantir a universalidade do atendimento do PNAE aos estudantes, em abril de 2020 a Lei nº 13.987 autorizou, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão da situação de emergência ou calamidade, a distribuição de gêneros alimentícios. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) proporcionou, aos discentes dos cursos médios integrados e beneficiados através de edital, doações de Kit de Alimentos adquiridos pelo Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES). Portanto objetivamos Analisar como aconteceu a organização e a distribuição dos kits de alimentos pelo IFFar durante a pandemia da Covid-19, as famílias dos discentes do ensino médio integrado. De forma mais específica temos os seguintes objetivos: Analisar os documentos que amparam e regulamentam a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia, pelo IFFar; Verificar como ocorreu a organização e a distribuição dos kits de alimentação durante a pandemia de Covid-19 na percepção das nutricionistas do IFFar; Verificar a importância da distribuição dos kits de alimentos para as famílias e discentes no tempo da pandemia e por fim a construção de um produto educacional. A metodologia aplicada é qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados será realizada através de entrevistas e/ou questionário semiestruturados que serão gravadas e transcritas para serem analisadas através do método de Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos gerados neste estudo, pretendemos elaborar um curso de formação continuada.

Palavras-chave: Kits de Alimentos; Pandemia;Educação Integrada;

Data da qualificação: 29 de março de 2023

Horário: 08h30min


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Tania

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  • 10/03/23
  • 15h11

Título do projeto: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EGRESSOS DO IFFAR - CAMPUS SANTA ROSA

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: A verticalização do ensino ofertada pelos IFs é uma temática de estudo ainda pouco explorada. Ao mesmo tempo em que cresce a escolha dos educandos por esta sistemática de ensino, a sociedade como um todo ainda desconhece muitos aspectos sobre o tema. Este dualismo fez surgir o interesse em pesquisar a visão dos discentes sobre o ensino verticalizado. O presente trabalho tem como questão de pesquisa conhecer quais são as concepções dos egressos do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar – SR, provenientes do Curso Técnico Integrado em Edificações e do Curso Técnico Integrado em Móveis da Instituição, quanto a sua experiência formativa e inserção no mundo do trabalho dentro da perspectiva da verticalização do ensino. Na busca por solucionar o problema de pesquisa proposto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: resgatar a trajetória de criação do IFFar - SR; caracterizar os cursos envolvidos na pesquisa com base em seus cenários formativos e eixos tecnológicos; compreender a concepção de verticalização do ensino nos IFs e sua relevância na formação integral dos educandos; e ainda, elaborar o produto educacional ¨Portal de Memórias do IFFar - SR, em formato de ebook, a partir das narrativas dos participantes da pesquisa, com vistas a contribuir com a divulgação institucional das oportunidades educativas proporcionadas pelo IFFar - SR dentro da verticalização do ensino. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa, através de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise textual discursiva como método de análise dos dados levantados.

Palavras-chave: Verticalização do ensino; Experiência formativa; Formação integrada.

Data da qualificação: 27 de março de 2023

Horário: 14h30


Local: Auditório da Reitoria IFFar - Santa Maria

Convite qualificação Joice D

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  • 10/03/23
  • 13h46

Título da Dissertação: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Produto Educacional: “TRILHANDO CAMINHOS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA"

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722418

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dra. Rita de Cássia Pistóia Mariani

Resumo: Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, o presente estudo traz como proposta investigar e refletir sobre quais seriam as causas que estariam contribuindo para acentuar a problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Os sujeitos pesquisados foram os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado de ambos os cursos e também docentes de matemática que atuam nestes cursos. As técnicas de coleta de dados foram, o questionário por meio do Google Forms, para os estudantes e a Roda de Conversa, com docentes. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Como resultados principais da pesquisa tem-se que a mudança na rotina escolar impactada pelo aumento de horas e disciplinas, leva muitos alunos a não conseguirem articular os estudos, gerando dificuldades de compreensão na matemática, por exemplo; outro fato evidenciado é a falta de conhecimento prévio dos alunos em conteúdos de matemática básica e, consequentemente a dificuldade no entendimento do que está sendo ministrado pelo professor. Portanto, não é possível pontuar apenas um elemento que esteja contribuindo para essa problemática, mas sim um conjunto de fatores. De forma geral, percebe-se um espelhamento das dificuldades do Ensino Fundamental no Ensino Médio, no que se refere a compreensão matemática. Com base nesta análise, desenvolveu-se um Guia Didático, como produto educacional, voltado para os estudantes ingressantes do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de auxiliar os mesmos com relação a adaptação na instituição bem como no sentido de melhor compreender os conhecimentos relacionados a disciplina de matemática sendo menos desafiador e minimizando as dificuldades

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades

Data da defesa: 27 de março de 2023

Horário: 14h

Local: Sala 201 LIFE - Campus São Borja
Comvite defesa Fernanda T3

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  • 10/03/23
  • 10h40

O Australasian Journal of Educational Technology é um dos principais periódicos do mundo sobre "tecnologias na educação" e tem classificação Q1 no Fator de Impacto SJR, Q2 no Fator de Impacto JCR e A1 no Qualis Capes.

O artigo publicado tem como um dos autores o Professor Rafael W. S. Bueno, do IFFar - campus Alegrete, que é docente do quadro permanente do ProfEPT. Fruto de trabalho realizado com os pesquisadores Margaret L. Niess, da Universidade do Estado do Oregon (EUA), Ruhsen A. Engin, da Universidade de Kafkas (TUR), e Diego Lieban e Clarissa Ballejo, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o artigo trata de novas perspectivas sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo - TPACK na formação de professores.

 

Título: Technological Pedagogical Content Knowledge: exploring new perspectives

Periódico: Australasian Journal of Educational Technology - AJET

Link da publicação: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/7970

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  • 08/03/23
  • 08h16
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