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O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está ofertando 1.006 vagas para todo o Brasil, para iniciar o curso em 2023. O edital do processo seletivo já está publicado, e as inscrições começam no dia 17 de outubro e vão até 22 de novembro deste ano. A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para fevereiro de 2023. 

O IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo: 

IffarvagasEna23

A prova vai abranger as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições.

O ProfEPT é coordenado pelo Ifes e conta com mais 39 instituições associadas em todo o País. Existem vagas reservadas a servidores ativos do quadro permanente da Rede Federal e vagas abertas à ampla concorrência. O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento acadêmico.

São duas linhas de pesquisa:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Acesse o edital do ProfEPT. 

CapaEventosEven3 Profept Diploma paisagem 1

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  • 19/10/22
  • 14h25

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16468-ena23

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 10-10-2022, o Edital ProfEPT Nº 02/2022 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2023.

Nesse contexto, a Comissão  Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 1006 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

ATIVIDADE DATAS*
Data de publicação do Edital 10/10/22
Inscrições 17/10 a 22/11/2022
Período de solicitação de isenções 17/10 a 24/10/2022
Resultado das solicitações de isenções 25/10/22
Recursos ao resultado das solicitações de isenções 26 e 27/10/2022
Resultado final das solicitações de isenções 28/10/22
Data limite para pagamento da inscrição 23/11/22
Divulgação das inscrições homologadas 29/11/22
Recursos ao resultado das inscrições homologadas 30/11 e 01/12/2022
Resultado final das inscrições homologadas 06/12/22
Resultado das solicitações de condições especiais 25/11/22
Recurso ao resultado de condições especiais 28 e 29/11/2022
Resultado final de condições especiais 02/12/22
Divulgação do local de realização do ENA 06/02/23
Realização do Exame Nacional de Acesso 12/02/23
Divulgação do gabarito 13/02/23
Recursos ao gabarito 14 a 15/02/2023
Divulgação do gabarito Final 27/02/23
Divulgação da nota individual 28/02/23
Recursos à nota individual 01 e 02/03/2023
Resultado Final 08/03/23
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** 09/03 a 17/03/2023
Aula Inaugural e Início do semestre letivo A partir de 20/03/2023

EDITAL

Edital - (formato .pdf - tamanho 664 kb) - divulgado em 10/10/2022

Edital - (formato .pdf -  tamanho 1,34 mb) - retificado em 21/10/2022

Edital - (formato .pdf - tamanho 685 kb) - retificado em 26/10/2022

Edital em Libras - divulgado em 10/10/2022

BIBLIOGRAFIA ENA 2023

Acesse o conteúdo aqui.

INSCRIÇÃO

Inscreva-se aqui.

Publicado em Editais

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  • 10/10/22
  • 11h46

Título do projeto: CONECTANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS COM A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Orientadora: Dra. Neiva Maria Frizon Auler



Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Manuela Finokiet

Resumo: A atividade conhecida como meliponicultura tem em sua essência a utilização de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF’s) para produção do mel e outros produtos e, está entre alternativas de incremento de renda e alimentação de pequenos produtores rurais, além de melhorar a polinização das plantas, processo indispensável para agricultura, potencializar a manutenção das espécies nativas e despertar a consciência ambiental da população. Partindo da ideia de que os temas ambientais devem fazer parte de forma mais concreta da formação na EBPT, com a necessidade de integrar os saberes ambientais presentes nas comunidades, a presente pesquisa objetiva analisar uma prática educativa que articule o conhecimento sobre as espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF’s) com o itinerário formativo do Técnico Integrado em Agropecuária, considerando os aspectos biológicos, econômicos, culturais, sociais e ambientais. Os dados para a presente pesquisa serão construídos através de uma pesquisa bibliográfica, uma análise do itinerário formativo do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto e uma entrevista semiestruturada direcionada aos estudantes do curso e agricultores criadores de ASF’s que servirá para compor a materialidade analítica. As mesmas serão alisadas por meio da ATD (Análise Textual Descritiva) onde serão constituídas categorias de análise. Os resultados desse diálogo fornecerão informações para a constituição de uma prática educativa (produto educacional) direcionada para estudantes, docentes, e agricultores, objetivando a ampliação do conhecimento dessas espécies, aliado a preservação ambiental. 

Palavras-chave: Abelhas Nativas Sem Ferrão; Formação Profissional; Práticas Educativas Sustentáveis.

Data da qualificação: 13 de outubro de 2022

Horário: 9h


Local: Auditório da Reitoria do IFFar

Qualificação Evandro

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  • 03/10/22
  • 08h38

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES. A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio.

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio 

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr.ª Ana Marli Bulegon

Resumo: Este projeto de pesquisa, denominado “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo pesquisar e compreender quais as principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, o presente projeto pretende ainda produzir material em forma de oficina de texto, que contribua para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. O projeto propõe uma pesquisa qualitativa, que deverá analisar os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados será feita por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordarem em fazê-lo. Os dados obtidos serão analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Espera-se, após a análise dos dados coletados, contribuir com os sujeitos pesquisados, elaborando um produto educacional que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final desta pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.

Palavras-chave: Escrita - Argumentação - Inserção Social

Data da qualificação: 30 de setembro de 2022

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Divane

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  • 21/09/22
  • 08h13
O lançamento do Observatório do Currículo Integrado será amanhã, dia 15/09, às 15h20min, no evento online transmitido no link:
Serão todos(as) bem-vindos(as)!

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  • 15/09/22
  • 09h32

Título da Dissertação: Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja

Produto Educacional: Roda de conversa como estratégia para reflexão da PAE do IFFar.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716057

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin 

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. Para este alcance buscou-se traçar o perfil socioeconômico e estudantil desses alunos. Além disso, buscou-se identificar os programas e ações da Política de Assistência Estudantil (PAE) e se essa contribui ou não para o êxito e permanência e êxito dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram que os estudantes do curso de Técnico em Alimentos apresentam diferentes percepções sobre a PAE. No entanto, consideram os programas e ações da PAE importantes para a permanência e êxito. Contudo apontam dificuldades para acessar a PAE.  Para além da PAE, identificou-se que a permanência e êxito estão vinculados a fatores extras e intraescolares. Nesse sentido identificou-se que o apoio familiar, identificação com o curso, atuação docente, a busca pelo crescimento pessoal e/ou profissional e a expectativa de melhoria nas condições de vida, são fatores que contribuem para a permanência e êxito escolar. Além da pesquisa empírica, as pesquisas bibliográficas e documentais também viabilizaram esta pesquisa. Como contributo à produção de conhecimento e ao exercício da atividade profissional de sujeitos inseridos no campo da EJA/EPT, o produto educacional resultante deste estudo trata-se de um roteiro de rodas de conversa sobre a PAE. Objetivou-se com o produto fornecer uma estratégia metodológica que leve em consideração a proposta formativa e a realidade político-social dos estudantes da EJA/EPT, e que promova um espaço de diálogo e reflexão. Por fim, busca-se contribuir com estratégias que possam colaborar com a permanência e êxito dos estudantes por meio do acesso aos programas e ações da PAE.

Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil; PROEJA; Permanência e êxito escolar.

Data da defesa: 21 de setembro de 2022

Horário: 14h

Local: via plataforma meet

Convite Defesa Márcio

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  • 12/09/22
  • 10h40

ProfEPT divulga bibligrafia do ENA

A Coordenação Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) informa que o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Programa ocorrerá no modelo presencial, no formato de prova, no início de 2023, com ingresso dos aprovados ainda no primeiro semestre. A prova versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas a seguir:

1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187 – 205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>

2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 6 – 19. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383>

3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/227>

4) KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22.  Disponível em: <http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf>

5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, p. 847 – 856, 2017. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362>

6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. Disponível em: <https://gepel.furg.br/images/MANACORDA_MARX_E_A_PEDAGOGIA_MODERNA.pdf>

7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view>

8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura>

9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013.  Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191>

10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>

Em breve será divulgado o Edital oficial que regulamentará o certame.

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  • 06/09/22
  • 12h50

Título do projeto: MEMÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE AFRO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS DESENVOLVIDAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Jana Rossato Gonçalves

Resumo: Apesar de o Brasil possuir a segunda maior população negra do mundo (SILVA; APARECIDA, 2012, p. 45), ainda assim, os negros ainda não possuem a valorização, o respeito e o reconhecimento que merecem, o que se estende a diversas situações e setores. A falta de acesso a uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem impacto direto sobre a renda das classes menos favorecidas, o que é agravado no caso dos negros, em função de preconceitos
estruturantes (ARROYO, 2019). Visando diminuir a desigualdade no acesso ao emprego e à escolarização no Brasil, o Movimento Negro tem obtido várias conquistas ao longo das últimas décadas, dentre elas é possível destacar a criação de políticas públicas com ações afirmativas, tais como a implementação da Lei nº 12.711/2012. Conhecida como a lei de cotas, a referida lei foi criada com a finalidade de viabilizar e garantir o acesso de grupos minoritários ao sistema de ensino superior. Diante disso, pode-se dizer que houve um aumento significativo nos índices de ingresso de alunos negros nas instituições federais. Contudo, esses índices ainda são muito baixos quando se tem em conta que mais da metade da população brasileira é afrodescendente (ASSUMPÇÃO, 2015), números que tendem a ser ainda mais baixos em estados que foram colonizados majoritariamente por imigrantes europeus, como o Rio Grande do Sul (RS), por exemplo. Levando em consideração esse cenário, este trabalho tem como intuito verificar quais são as ações afirmativas desenvolvidas em dois campi dos Institutos Federais do RS voltadas à população negra e em que medida essas ações são conhecidas e difundidas entre os estudantes, professores e técnicos administrativos dessas instituições. Para tanto, o grupo amostral será composto por sujeitos pertencentes aos três segmentos mencionados (discente, docente e técnico administrativo). Os formulários, por sua vez, serão elaborados via Google Docs e conterão um total de 20 questões, todas disponibilizadas no formato de múltipla escolha. Em alguns casos, também será disponibilizado um espaço para que os participantes possam escrever livremente. A coleta de dados ocorrerá de forma remota e assíncrona. Quanto
aos dados gerados por meio dos formulários, esses serão analisados a partir da combinação de métodos de abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa mista e exploratória (BONI; QUARESMA, 2005; SEVERINO 2007; GIL, 2008; YIN, 2010). Este trabalho justifica-se mediante a necessidade de se propor alternativas que auxiliem na diminuição de barreiras de acesso à educação, principalmente em se tratando de sujeitos que correm maior risco de marginalização ou de exclusão (NUNES, 2021). Por fim, espera-se que os resultados provenientes desta pesquisa possam apontar caminhos para o enfrentamento e a prevenção da privação do acesso à educação e auxiliem no desenvolvimento de estratégias voltadas a uma
educação mais inclusiva, democrática e equitativa.

Palavras-chave: Identidade e cultura Afro no RS; Lei de Cotas raciais; Ensino Profissional e Tecnológico.

Data da qualificação: 14 de setembro 2022

Horário: 10:00

Local: Videoconferência

Convite Qualificação Charles2

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  • 02/09/22
  • 09h07

A docente do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves, juntamente com os docentes Fabrício Silva Barbosa e Jairo de Oliveira do campus São Borja, publicaram o artigo intitulado: A formação do turismólogo no Instituto Federal Farroupilha na perspectiva do currículo integrado e da verticalização, na Revista: Educação Temática Digital, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, que possui Qualis A1.

No artigo os autores apresentam uma análise sobre o projeto pedagógico do curso de Gestão de Turismo do IFFar na perspectiva da integração do currículo.

Acesse o artigo:   https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663476

Resumo: 

O crescimento da atividade turística em diversas localidades impulsiona a busca pela formação com foco na atuação nos diversos setores oferecidos no mercado de trabalho. Nesse sentido, no campo dos estudos formais, o Brasil, atualmente, possui uma grande oferta de cursos de nível superior que contribuem para a formação de turismólogos, incluindo aqueles ofertados nos Institutos Federais de Educação. Entende-se que o ensino no espaço dos Institutos Federais de Educação, pautada nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilita a formação de um egresso cujo perfil profissional tenha presente também elementos da EPT. Assim, este artigo tem por objetivo identificar as concepções de currículo integrado presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha, documento este que norteia a estrutura e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Os resultados da análise sinalizam que na estrutura do PPC o discurso apresentado mostra consonância e aproximação com os princípios da EPT. Entretanto, ao buscarmos os objetivos do curso e o perfil profissional do egresso dispostos no mesmo documento, os elementos encontrados foram considerados insignificantes mediante ao proposto. Também fica evidente a maior preocupação com as questões relacionadas com a proposição de metodologias com vistas ao desenvolvimento da integração curricular do que propriamente a reflexão sobre o que é a integração curricular. Ou seja, a dualidade entre a educação para o fazer e a educação para o pensar.

cover issue 1974 pt BR

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  • 24/08/22
  • 15h04

Título do projeto: As Práticas Educativas em Saúde no Instituto Federal Farroupilha: desafios e possibilidades a partir do ensino médio integrado 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: Esta pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, e objetiva analisar as estratégias metodológicas utilizadas pelas equipes de assistência estudantil e professores, das disciplinas de biologia e de língua portuguesa e literatura brasileira, para implementar ações de educação em saúde junto aos terceiros anos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha. A temática escolhida tem influência de minhas vivências  profissional e acadêmica, tendo atuado como Enfermeiro Especialista em Saúde da Família e agora atuando como Técnico Administrativo em Educação, colaborando na formação de Enfermeiros. Corrobora também para à escolha, a relação intrínseca entre educação e saúde, onde a ausência de uma implica na inobservância da outra, discussão proposta à reflexão neste projeto. Assim, procura-se fazer uma aproximação neste estudo das bases teóricas do ensino médio integrado, e da educação em saúde, tendo em vista salientar a inter-relação existente entre os mesmos. A metodologia de abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso, compreende o cenário investigativo dos campi do IFFar, contemplando como sujeitos, os coordenadores da assistência estudantil e professores das disciplinas de biologia e de língua portuguesa e literatura brasileira, dos terceiros anos do ensino médio integrado (EMI). A coleta de dados fundamenta-se na análise documental de documentos públicos do EMI, e no questionário semiestruturado, formato online, no Google Forms. A análise dos dados será à luz da   Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos norteiam-se pelas resoluções: nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº 510, de 07 de abril de 2016. Com os resultados da investigação propor-se-á um produto educacional que auxilie as práticas educativas em saúde no IFFar.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino Médio Integrado; Saúde na Escola.

Data da qualificação: 26 de agosto de 2022

Horário: 14h

Local: auditório da reitoria do IFFar 

Convite qualificação Jonatan

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  • 18/08/22
  • 16h44
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