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Lista de discentes com matrículas homologadas ENA 21 - PROFEPT - IFFAR: 

Discente

Reserva de Vaga

ALESSANDRO VASCONCELOS DE SOUZA

Ampla concorrência

ALINE SANTANA LEAL

Ampla concorrência - Negros/pardos

CARINE FRAGA SISTI

Ampla concorrência

CARLOS ROBERTO PEREIRA DA COSTA

Ampla concorrência

DARLENE HONÓRIO MEDEIROS

Ampla concorrência

JOICE PEREIRA SOARES

Ampla concorrência

KATIA GILENE DOS SANTOS MOURA

Servidor

LILIAN MORIM PRATES

Ampla concorrência

LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL

Servidor

MARCIANO PERCINCULA

Servidor

MAURÍCIO MORAES GONÇALVES

Ampla concorrência - PcD

MÔNICA RIBEIRO DE ARAÚJO

Servidor - PcD

NEWTON DEL CUETO GONÇALVES

Servidor

NICOLE HACK

Servidor

RAQUEL PEREIRA MARTINS

Ampla concorrência - PcD

ROGERIO MARQUES CRESSERI

Ampla concorrência

RONIMAR ROSSO GOMES

Servidor

ROZILENE VIZZOTTO

Ampla concorrência

TÂNIA TEREZINHA PINHEIRO

Servidor

VALERIA SOARES RODRIGUES

Ampla concorrência

VANESSA FERREIRA BACKES

Servidor - Negros/pardos

VIVIANI APARECIDA SASSO SARAIVA

Servidor



Suplentes convocados(as):

Estão convocados(as) os(as) seguintes suplentes para confirmação de matrícula junto ao ProfEPT - IFFar - Jaguari. A secretaria do programa irá contatar os suplentes via e-mail informando as datas e procedimentos para a confirmação da matrícula. 

  • FELIPPE FLAIN PIRES SANTOS 
  • JOICE MARIA DULLIUS 

Orientações sobre vacinação: 

Em razão da pandemia de Covid 19, informamos que todos(as) os(as) servidores(as) e estudantes que acessarem o campus Jaguari deverão  utilizar máscara e também apresentar comprovação de vacinação completa. 

Conforme a  IN nº04/2022  Art. 3º Ao acessar os espaços físicos das unidades do IFFar, os indicados no §2º do Art. 1º, deverão PORTAR cópia do comprovante de vacinação, do atestado médico, do Teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h , físico ou digital (para quem não cumpriu o cronograma vacinal), podendo este ser solicitado a qualquer tempo.

A comprovação da documentação deverá ser encaminhada com antecedência via formulário eletrônico que será compartilhado com docentes e discentes via e-mail pela secretaria do ProfPET. 

Maiores informações acessar o link :

https://www.iffarroupilha.edu.br/noticias-jaguari/item/24510-iffar-divulga-orienta%C3%A7%C3%B5es-para-retorno-presencial-integral-campus-ja

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  • 23/03/22
  • 10h39

Título do projeto: TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves



Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Ana Marli Bulegon

Resumo: O projeto de pesquisa busca conhecer as possíveis maneiras que os alunos encontram para realizar a transposição dos conteúdos de Física ao longo de suas vivências. O objetivo geral centra-se em: Investigar o processo de ensino e aprendizagem da Física no âmbito de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio a fim de verificar se e como ocorre a transposição dos saberes da disciplina em situações vivenciadas pelos estudantes em contextos distintos do espaço escolar. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) Conhecer, a partir de questionamentos feitos para os estudantes, o que lhes é apresentado como possibilidade de uso da Física na sua futura prática profissional; b) Identificar possíveis contribuições da disciplina de Física nas vivências extracurriculares dos estudantes; c) Identificar percepções dos estudantes a respeito das práticas curriculares do ensino da Física. d) Propor um produto educacional no sentido de consolidar uma proposta educativa capaz de contribuir para a efetividade dos conhecimentos da disciplina de Física. A metodologia da pesquisa é qualitativa, amparada no aspecto exploratório, que traz por finalidade alcançar uma maior familiaridade com um problema, a fim de torná-lo mais explícito. Envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado junto aos sujeitos que compõem o universo da pesquisa, uma vez que os estudantes são fontes essenciais para a coleta de informações. A aplicação do questionário servirá para embasar a necessidade da oferta do produto educacional pedagógico. Como método de tratamento dos dados qualitativos tem-se a análise de conteúdo.

Palavras-chave: Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.


Data da qualificação: 04 de abril de 2022

Horário: 14h30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Rozemara

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  • 22/03/22
  • 14h08

A egressa da primeira turma do ProfEPT Naires de Cássia Nunes foi classificada em primeiro lugar  no processo seletivo para Oficiais Técnicos Temporários 2021/2022 da Terceira Região Militar, para a área de magistério de matemática.

Naires passou por um processo de estágio de adaptação ao serviço no 29 Batalhão de Infantaria Blindado e está designada para trabalhar no Colégio Militar de Santa Maria. 

Conforme nos informou a Naires, ter feito o mestrado junto ao ProfEPT no IFFar foi um dos diferenciais para que ela pudesse ter obtido a sua aprovação.

O ProfEPT do IFFar parabeniza a Naires pela conquista e deseja a ela muito sucesso na sua nova jornada.

naires

* Foto extraída da rede social da egressa.

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  • 18/03/22
  • 10h35

Título do projeto: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Coorientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos. No entanto, apenas a Inteligência Artificial mediando processos de ensino e de aprendizagem não atesta, por si só, que esses processos alcançarão resultados satisfatórios; as ações dessa mediação devem ser orientadas em alguma teoria de ensino e de aprendizagem. Além disso, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O enfoque desta pesquisa é quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos  experimentais, tendo como coleta de dados o System Usability Scale (SUS). Com base nessas concepções, este projeto de pesquisa tem como objetivo averiguar como os processos de ensino e de aprendizagem são mediados por um chatbot, o qual será o produto educacional para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor. A finalidade do produto educacional é contribuir para o processo de construção do conhecimento do aluno, além de ser uma ferramenta auxiliar para o docente, tornando o ensino mais dinâmico.

Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal; Inteligência Artificial; Chatbot.

Data da qualificação: 01 de abril de 2022

Horário: 10h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Leandro T4

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  • 17/03/22
  • 13h34

Título do projeto: Uma análise sobre o Letramento digital a partir da utilização da Taxonomia de Bloom na EPT

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Sergio da Costa Nunes

Resumo: A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada pela Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional que será criado em formato de  vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado é o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE). 

Palavras-chave: Taxonomia de Bloom; Letramento Digital; PROFEPT.

Data da qualificação: 01 de abril de 2022

Horário: 8h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Cristiano2

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  • 16/03/22
  • 09h18

Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do IFSC.

Está marcada para o dia 5 de abril a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A aula magna terá o tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e será proferida pela Profa. Dra. Lucília Machado para as turmas ingressantes. O evento será transmitido a partir das 17h30 pelo Canal do IFSC no Youtube e também é aberto a toda a comunidade acadêmica, egressos e interessados no tema.

Este ano, o ProfEPT ofertou 942 vagas nas 40 instituições associadas ao programa em todo o Brasil. O curso, ofertado pela Rede Federal de forma semipresencial, tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.

A aula inaugural é o evento, em rede nacional, que marca o início do período letivo para os novos mestrandos.


Aula inaugural nacional do ProfEPT
5 de abril de 2022, às 17h30
On-line, pelo Canal do IFSC no YouTube: https://youtu.be/nAEL09ancss

Fonte: IFES

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  • 15/03/22
  • 08h02

Título da Dissertação: Contribuições da Curricularização da Extensão à Formação Integral na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Diálogos sobre extensão, currículo integrado e formação humana em um processo de curricularização da extensão

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699788

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler e Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: O Plano Nacional de Educação - PNE prevê a implementação de ações de extensão em no mínimo 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil, iniciando um movimento nacional de curricularização da extensão. A partir disto, este trabalho busca compreender como esse processo de curricularização vem sendo proposto e implementado em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, tendo como base as concepções de extensão, formação integral e currículo integrado constantes em seus documentos formais e na análise de projetos de extensão propostos nesta instituição, visando propor reflexões sobre como a curricularização da extensão pode contribuir para a formação integral na educação profissional e tecnológica. A pesquisa está vinculada à linha de Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, oferecido em rede nacional no pólo do IFFar - Campus Jaguari. De natureza qualitativa, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental, com a empregabilidade da Análise Textual Discursiva em projetos e em entrevistas, organizadas de maneira semiestruturada e realizadas com coordenadores/coordenadoras de projetos de extensão, selecionados no campus de Frederico Westphalen/RS. Na análise realizada, ficou evidenciado que o processo de curricularização da extensão, embora já tenha sido previsto inicialmente no PNE 2010, ainda está incipiente e necessita de um compromisso institucional de dialogar, problematizar e construir coletivamente ações que confluam para a concretização de um currículo integrado e, consequentemente, uma formação humana. O processo de curricularização da extensão, tal como a materialização do currículo integrado, são processos que estão em construção, de maneira coletiva e paulatinamente, e ambos têm contribuições mútuas, pois evidenciam e se balizam em preceitos comuns de dialogicidade, interdisciplinaridade, indissociabilidade, inovação, tecnologia social e transformação social. As contribuições de problematizar e buscar construir coletivamente inovações e tecnologias sociais para transformar a sociedade, que podem ser oportunizadas pela curricularização de uma extensão pautadas nessas bases,
em um processo de materialização de um currículo integrado, pode, por outro lado, alimentar-se dos preceitos que o próprio currículo oportuniza, criando uma dialética em busca de um objetivo primário: o da formação humana. Como ponto fundamental para a concretização e materialização desta formação tem-se a problematização e a formação permanente e contínua sobre extensão, currículo integrado e curricularização da extensão. Visando contribuir com este processo de formação, foi construído e publicizado às comunidades acadêmica e externa, um site, sistematizando e compartilhando reflexões sobre a pesquisa desenvolvida.

Palavras-chave: Extensão universitária; Formação integral; Curricularização da extensão.

Data da defesa: 17 de março de 2022

Horário: 09h

Local: Videoconferência: https://youtu.be/wTPGBGUc6aQ

Convite Defesa Leandro T3

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  • 08/03/22
  • 09h18

Título da Dissertação: O ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica: desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor

Produto Educacional: Sequência didática para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649856

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher e Dr. Denilson Rodrigues da Silva

Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade que contribui na formulação, compreensão e resolução de problemas da vida cotidiana. Trata-se, portanto, de uma aptidão importante para todas as pessoas (WING, 2006). Assim, a presente pesquisa traz como problema: de que forma a construção de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos no App Inventor proporciona o desenvolvimento do pensamento computacional e contribui com a aprendizagem de programação na Educação Profissional e Tecnológica? No intuito de responder a esse questionamento, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos sobre o ensino de programação de aplicativos móveis. A metodologia da pesquisa é qualitativa, assumindo o formato de estudos de caso com grupos de alunos ingressantes dos cursos superiores de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e Campus Santo Ângelo/RS. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de questionários de percepção inicial e final e testes na ferramenta CodeMaster dos aplicativos construídos pelos participantes, visando identificar a ocorrência do desenvolvimento do pensamento computacional. O produto educacional resultante da pesquisa é constituído pela sequência didática, dividida em cinco aulas e disponibilizada através de um website, com o intuito de contextualizar o conhecimento à realidade dos educandos, desenvolver habilidades relativas ao pensamento computacional e construir aplicativos móveis no App Inventor. Os resultados dos dois estudos de caso apontam uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem de programação e indícios do desenvolvimento do pensamento computacional a partir da resolução dos desafios propostos durante as aulas.

Palavras-chave: Pensamento Computacional; Sequência Didática; Aplicativos Móveis.

Data da defesa: 10 de março de 2022

Horário: 9h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/JXZ3mZTRaps

Convite Defesa Rodrigo

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  • 03/03/22
  • 15h26

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou a lista de Aprovados(as) ENA 2021- Ampla Concorrência e Aprovados(as) ENA 2021 - Servidor

Convocamos também os senhores candidatos Alessandro Vasconcelos de Souza e Rozilene Vizzotto para realizar matrícula no ProfEPT - polo de Jaguari, conforme o cronograma de matriculas a ser divulgado pelo polo. A coordenação local do ENA justifica a ausência do nome dos candidatos na lista de classificados devido a um equívoco na nota no aceite dos recursos. Ou seja, considerando que os recursos dos candidatos foram aceitos, mas as notas não foram alteradas no sistema, sendo que devem ser acrescidos 10 à nota do candidato Alessandro Vasconcelos de Souza, totalizando 67,00, e acrescido 5 a nota de Rozilene Vizzotto, totalizando 64,00.

Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

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  • 02/03/22
  • 13h57

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Resultado parcial após verificação dos documentos comprobatórios - Ampla Concorrência e o Resultado parcial após verificação dos documentos comprobatórios - Servidor.

Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

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  • 17/02/22
  • 07h40
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