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As inscrições para o mestrado profissional vão de 13 de dezembro deste ano até o dia 10 de janeiro de 2022.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes do desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.
Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.
Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021.
Confira abaixo o número total de vagas por instituição ofertante (sem a divisão das vagas reservadas para servidores e ações afirmativas):
EDITAL 01/2021 | |
INSTITUIÇÃO ASSOCIADA | NÚMERO DE VAGAS |
CEFET-MG – campus Divinópolis | 24 |
COLÉGIO PEDRO II – campus Centro | 22 |
IF BAIANO – campus Catu | 24 |
IF CATARINENSE – campus Blumenau | 24 |
IF DA BAHIA – campus Salvador | 24 |
IF DA PARAÍBA – campus João Pessoa | 24 |
IF DE BRASÍLIA – campus Brasília | 24 |
IF DE GOIÁS – campus Anápolis | 24 |
IF DE MINAS GERAIS – campus Ouro Branco | 24 |
IF DE PERNAMBUCO – campus Olinda | 24 |
IF DE RONDÔNIA – campus Porto Velho | 24 |
IF DE RORAIMA – campus Boa Vista | 24 |
IF DE SANTA CATARINA – Centro de Referência e Formação em EAD | 24 |
IF DE SÃO PAULO – campus Sertãozinho | 22 |
IF DE SERGIPE – campus Aracaju | 24 |
IF DO ACRE – campus Rio Branco | 24 |
IF DO ALAGOAS – campus Benedito | 24 |
IF DO AMAPÁ – campus Santana | 20 |
IF DO AMAZONAS – campus Manaus-Centro | 22 |
IF DO CEARÁ – campus Fortaleza | 24 |
IF DO ESPÍRITO SANTO – campus Vitória | 24 |
IF DO MARANHÃO – campus Monte Castelo | 24 |
IF DO MATO GROSSO – campus Cuiabá | 24 |
IF DO MATO GROSSO DO SUL – campus Campo Grande | 24 |
IF DO NORTE DE MINAS GERAIS – campus Montes Claros | 24 |
IF DO PARÁ – campus Belém | 20 |
IF DO PARANÁ – campus Curitiba | 24 |
IF DO PIAUÍ – campus Parnaíba | 24 |
IF DO RIO DE JANEIRO – campus Mesquita | 24 |
IF DO RIO GRANDE DO NORTE – campus Mossoró | 24 |
IF DO RIO GRANDE DO SUL – campus Porto Alegre | 24 |
IF DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – campus Salgueiro | 22 |
IF DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – campus Rio Pomba | 24 |
IF DO SUL DE MINAS GERAIS – campus Poços de Caldas | 24 |
IF DO TOCANTINS – campus Palmas | 24 |
IF DO TRIÂNGULO MINEIRO – campus Avançado Uberaba Pq. Tecnológico | 22 |
IF FARROUPILHA – campus Jaguari | 24 |
IF FLUMINENSE – campus Centro de Referência | 24 |
IF GOIANO – campus Ceres | 24 |
IF SUL-RIO-GRANDENSE – campus Charqueadas | 24 |
TOTAL | 942 |
Publicado em Notícias
- 10/12/21
- 17h47
Título da Dissertação: A importância Social dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis - Desafios e Perspectivas Profissionais
Produto Educacional: Reciclagem eu faço e você ? - Um guia prático e educativo
Orientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, e Dra. Vidica Bianchi
Resumo: O atual contexto socioeconômico brasileiro tem aflorado as desigualdades sociais e os problemas ambientais. Nesse ínterim, encontram-se aqueles que vivem de trabalhos informais e que necessitam da coleta de resíduos sólidos, vulgo lixo, para a sua sobrevivência e de sua família, os catadores de recicláveis. O presente estudo versa sobre a importância social dos trabalhadores de materiais recicláveis: desafios e perspectivas profissionais. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo visa entender de que forma os trabalhadores de materiais recicláveis podem conquistar melhorias em suas atividades laborais visando a constituição de uma identidade profissional e valorização social. Este trabalho assenta a sua justificativa na possibilidade desses profissionais se constituírem auxiliares no processo de conscientização ambiental da sociedade, principalmente se problematizamos, nos diferentes espaços sociais, inclusive na Educação Profissional, a relação da Educação e Trabalho e Educação Ambiental. Como autores de referência nos amparamos em Frigotto (2001), Antunes (1995, 2001), Leff (2006), Santos (2005, 2018), entre outros e os documentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Ambiental do Município de Santa Maria/RS. Para conseguir alcançar os resultados almejados, a pesquisa pauta-se em uma metodologia de cunho qualitativo, na forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas com os catadores de recicláveis de empresas e/ou associações da cidade de Santa Maria/RS. Após a coleta e análise dos dados foi elaborado o produto educacional. A proposta do produto educacional é um guia prático, contendo falas de alguns trabalhadores e com conteúdo informativo sobre locais de descarte correto dos resíduos sólidos e de reciclagem no município de Santa Maria/RS.
Palavras-chave: Trabalhadores; Materiais Recicláveis; Educação Ambiental.
Data da defesa: 20 de dezembro de 2021
Horário: 17h e 30 min
Local: Videoconferência: https://youtu.be/ssqvspE4cWk
Publicado em Notícias
- 10/12/21
- 10h50
Título da Dissertação: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Curso de formação permanente sobre cyberbullying e práticas educativas preventivas
Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e teve como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional foi composta por servidores lotados em equipes de Assistência Estudantil e Coordenações de Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista online semiestruturada (devido a Pandemia de Covid-19, que impôs distanciamento social). O processo de análise dos dados das entrevistas foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. Os discursos corroboram com a necessidade de formação por parte dos servidores entrevistados, ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborada uma proposta de formação (produto educacional), com vistas a possibilitar a reflexão e a compreensão sobre o fenômeno do cyberbullying no contexto educativo.
Palavras-chave: Cyberbullying, Currículo Integrado, Formação Profissional, Educação Básica Profissional e Tecnológica
Data da defesa: 16 de dezembro de 2021
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/RIrE4k6yzp4
Publicado em Notícias
- 06/12/21
- 10h46
Título do projeto: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Drª Elenise Felzke Schonardie
Resumo: Busca-se nesta pesquisa observar a possibilidade de melhorar o ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha através da criação de uma proposta para formação de uma Comissão interna especifica de formas alternativas de resolução de conflitos, além da produção de um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. Com intuito de delimitar e organizar os estudos, será dado enfoque para a mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos e haja vista a experiência como medidora da presente pesquisadora e a aplicação desta última alternativa no âmbito do Instituto. Desta forma, o estudo pauta-se em através do que demanda o enfoque da teoria de Luis Alberto Warat e também sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O projeto busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? O contorno da pesquisa está baseada na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que trabalha com a questão dos percursos em relação a temática junto do ambiente institucional e tem a pretensão de fomentar e apresentar uma proposta de regulamentação e material favorável ao Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, possibilitando como produto educacional um manual de aplicação destas modalidades pacificadoras. Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o projeto de pesquisa como para elaboração do produto educacional será utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, aplicada, com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa será de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da produção textual a ser apresentada como produto educacional.
Palavras-chave: Formas alternativas; conflitos; IFFar.
Data da qualificação: 10/12/2021
Horário: 13:30h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/wJbR-iNxZ9Q
Publicado em Notícias
- 03/12/21
- 09h34
Título da Dissertação: O PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VIDA: A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS.
Produto Educacional: O PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VIDA: A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS.
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Assumindo um compromisso com a construção de uma nação democrática e atendendo aos programas governamentais de formação profissional e combate às desigualdades estruturais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam cursos profissionalizantes nas modalidades de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil é marcada pela dualidade estrutural. Perseguir um modelo de sociedade com um sistema educacional mais acessível e igualitário à educação básica, pública, gratuita, unitária, omnilateral e de qualidade, propondo uma ruptura entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática, é passo importante para a formação de sujeitos éticos, autônomos, críticos, com maior autoestima, preparados para o mundo do trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa se insere no interior das discussões sobre trabalho e educação e buscou investigar a trajetória profissional e as mudanças de vida que o curso PROEJA em Comércio do IFFar - Campus Júlio de Castilhos, promoveu aos egressos. A pesquisa é de caráter qualitativo com uso de investigação bibliográfica, documental e de campo com questionários e entrevistas. A análise dos dados foi realizada a luz da análise textual discursiva (ATD). Os egressos trouxeram à luz questões importantes para compreender as mudanças em suas vidas e o enfoque do valor da educação. Conquistaram, pela educação no Ensino Médio Profissional, para além da relação com o mundo do trabalho, melhoria no sentido pleno da vida, como a autoestima, a satisfação e realização pessoal, bem como a autonomia com melhoria na leitura de mundo e senso crítico/ético. O empoderamento é o grande segredo do PROEJA. Consideramos que o PROEJA em questão, integra as dimensões da vida humana e proporcionou melhor compreensão da realidade no meio em vivem, através do acesso ao conhecimento como direito, potencializando a consciência dos sujeitos na busca de uma sociedade transformada e mais justa.
Palavras-chave: PROEJA; EJA EPT; Instituto Federal Farroupilha; Mundo do Trabalho.
Data da defesa: 09 de dezembro de 2021
Horário: 09h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/HOfxwcvWIL8
Publicado em Notícias
- 01/12/21
- 10h57
As incrições para o VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, deverão ser realizadas no site:
https://www.even3.com.br/viseminarionacionalprofept/
Quarta-feira - 01/12/2021
20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Professor Convidado
Publicado em Notícias
- 30/11/21
- 10h40
Título da Dissertação: O PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL
FARROUPILHA: perspectivas para o pós-pandemia
Produto Educacional: "Organizando os estudos em tempos de ensino remoto"
https://drive.google.com/drive/folders/1cAdUE2Q2lbMAxu5568l5y9CkBYiKVTyA?usp=sharing
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, e Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: A evasão e retenção são uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino e, a partir do ano de 2020, esses índices foram impactados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Tendo isso em vista, o presente trabalho busca estudar as ações propostas pelo Programa de Permanência e Êxito (PPE), e quais projetos foram desenvolvidos pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), para redução do abandono escolar e retenção durante o período da pandemia. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar - Campus Jaguari. A finalidade principal deste trabalho é propor um guia para os estudantes visando um melhor aproveitamento da aprendizagem em tempos de pandemia, através de uma avaliação das ações propostas pelo Programa de Permanência e Êxito. Para elaboração desta dissertação e produto educacional foi aplicada a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa realizando a coleta das informações em plataformas governamentais e arquivos e documentos do Instituto Federal Farroupilha. Também foi desenvolvido como produto educacional o Guia “Organizando os estudos em tempos de ensino remoto”.
Palavras-chave: Permanência e êxito; educação profissional e tecnológica; evasão escolar; pandemia
Data da defesa: 02 de dezembro de 2021.
Horário: 9h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/SEjDoAjk26w
Publicado em Notícias
- 30/11/21
- 08h30
VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.
É com grande alegria que compartilhamos a programação do nosso seminário de alinamento conceitual do ProfEPT que vai acontecer nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2021. Fica o convite/convocação aos docentes, discentes e egressos do programa.
Diante do cenário ocasionado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), a sexta edição do Seminário ocorrerá de modo virtual, contando com a participação dos docentes credenciados ao Programa, pertencentes às Instituições Associadas (IAs) e provenientes dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Colégio Pedro II e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, além de alunos e egressos.
Trata-se de uma oportunidade de formação, a partir das bases teórico-epistemológicas da EPT, bem como de encontro e planejamento entre os docentes responsáveis pela oferta dos componentes curriculares do ProfEPT, além da socialização de pesquisas e produtos educacionais considerados destaques nas cinco regiões brasileiras.
- PROGRAMAÇÃO DO VI SEMINÁRIO NACIONAL ProfEPT -
Quarta-feira – 01/12/21
18h 30min – Mesa de Abertura do VI Seminário Nacional do ProfEPT
19h 15min – Mesa Redonda: Desafios e contribuições da interação entre teoria e prática aos processos formativos na EPT
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto - UERJ/UFF
Profa. Dra. Marise N. Ramos - UERJ/FioCruz
Quinta-feira – 02/12/21
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Obrigatórias (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
18h – Mostra de Produtos Educacionais com Egressos do ProfEPT das cinco regiões brasileiras
20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Convidado – Prof. Dr. Fernando Haddad – USP
Sexta-feira – 03/12/21
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Eletivas (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
Publicado em Notícias
- 12/11/21
- 10h15
O II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a EPT promovido em parceria entre a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em EPT e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFFar terá sequência das atividades no dia 09 de novembro com o Painel que será proferido pelo professor Marcelo Lima da UFES. O tema do painel será “Ciência, Cultura e a Tecnologia no Brasil: Avanços e retrocessos do papel das instituições de Educação Profissional e Tecnológica”.
A atividade iniciará às 19 h, de forma online, com o lançamento de livros e terá sequência com a palestra proferida pelo Professor Marcelo Lima.
O link de transmissão pela WebTV do IFFar é o seguinte https://youtu.be/YFYCNMMRMnw
Para maiores informações sobre o evento acessar o site do mesmo https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio?authuser=0]
Publicado em Notícias
- 04/11/21
- 11h24
O II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a EPT promovido em parceria entre a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em EPT e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFFar inicia dia 03 de novembro com a palestra de abertura do Evento que será proferida pelo professor Dr. Domingos Leite Filho da UTFPR. O tema da palestra será “A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na EPT.
As atividades acontecem de forma online, com inicio previsto para as 19h, no seguinte link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=FG-_vG_C75U.
As demais atividades do evento acontecem nos dias 09 e 11 de novembro, também no turno da noite a partir das 19h.
Para maiores informações sobre o evento acessar o site do mesmo https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio?authuser=0.
As inscrições para ouvintes na palestra do dia 03 e nas demais atividades do evento podem ser feitas no Sistema Bookline no seguinte link http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept.
Publicado em Notícias
- 27/10/21
- 15h59
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