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Título do projeto: ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: FORMAÇÃO INTEGRADA EM ATIVIDADE NO LABORATÓRIO

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Prof. Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: No curso técnico em Edificações, os alunos estudam materiais que são aplicados em construções com várias finalidades e se dedicam ao estudo do gerenciamento dessas construções, seus impactos e vida útil das edificações. Entretanto, o direcionamento apenas com o intuito de dar soluções técnicas para o mercado não proporciona uma formação humana integral, como é proposta pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, esse trabalho visa analisar as concepções docentes sobre o currículo integrado presente nas atividades de laboratório do Curso de Edificações para potencializar o pensamento crítico. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do Curso de Edificações dos campi Panambi (IFFar, Rio Grande do Sul) e São Carlos (IFSC, Santa Catarina) e as respostas analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa forma, a partir dos assuntos emergentes e do estudo do Currículo Integrado, produziremos um produto educacional com a finalidade de provocar reflexões críticas dos discentes sobre os conhecimentos técnicos do curso para proporcionar uma maior dignidade humana.

Palavras-chave: Formação Integrada; Espaços Pedagógicos; Atividades de Laboratório; 

Data da qualificação: 09 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Campus Panambi

Convite Qualificação Igor T6

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  • 26/04/24
  • 15h30

Título do projeto: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Andrea Milán Vasques

Resumo: Esse projeto de pesquisa tem como título “Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios (ECSO) e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura (TAG) do Instituto Federal Farroupilha(IFFar). O estudo está inserido na linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A Práxis do estágio na formação do estudante se faz articulada com as empresas, sustentada no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais (PROFEPT, 2023).Com isso, esse projeto tem como objetivo geral compreender o processo de ECSO que ocorre nas empresas concedentes e verificar se o mesmo proporciona formação integral ao educando do curso TAG. Para atingir o objetivo deste estudo, foram definidos os objetivos específicos:1º)Analisar os documentos que amparam e regulamentam o processo de estágio no Curso TAG do IFFar; 2º) Conhecer o processo prático dos estágios nas empresas concedentes através das narrativas dos supervisores; 3º)Verificar a percepção dos estagiários sobre a contribuição do estágio na sua formação técnica e omnilateral  para o mundo do trabalho; 4º)Elaborar uma cartilha educacional. A pesquisa adotará uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, o embasamento da investigação utilizará referenciais bibliográficos, documentação e legislações. Serão utilizados dois tipos de ferramentas: os questionários elaborados a partir da escala de Likert que será utilizada com os estagiários do curso do TAG que realizaram ou realizarão o ECSO entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2024. E as entrevistas com questões semiestruturadas ou questionários com os supervisores das empresas concedentes, vinculados aos estagiários do curso TAG. A partir da coleta de dados, os resultados das análises serão baseados na análise de conteúdo (Bardin,2016). Pretende-se elaborar uma cartilha como produto educacional que contribuirá na formação dos sujeitos envolvidos no processo de ECSO, bem como para uma relação mais efetiva junto às empresas parceiras, estagiários e ao curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório; Formação integral.

Data da qualificação: 09 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Sala de reunião - Campus Panambi

Convite Qualificação Leo T6

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  • 26/04/24
  • 13h21

Título da Dissertação: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO
NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Produto Educacional: “Todas as cores do arco-íris: Gênero e Diversidade sexual”

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744817

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este trabalho intitulado “Organização e memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade sexual de uma Instituição pública federal do sul do país" teve o intuito de conhecer as ações desenvolvidas
pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Falar sobre temas como: gênero e diversidade sexual, nos espaços escolares é fundamental, precisamos avançar a passos largos sobre esse assunto, porque essas temáticas estão em todos os lugares. Os Institutos Federais primam em proporcionar esses espaços, trazendo uma reflexão da importância dessas temáticas. O NUGEDIS é o protagonista dessa pesquisa, portanto objetivou-se relatar através de memórias coletivas os seguintes questionamentos: analisamos os documentos das políticas institucionais de criação do NUGEDIS do IFFAR; Relatamos o surgimento do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual em outras Instituições de ensino EPT; Identificamos as ações
desenvolvidas sobre as temáticas de gênero e diversidade sexual nos diferentes campi e por fim Elaboramos, organizamos e publicamos o produto educacional, referente ao tema que fundamentou a dissertação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, embasada em levantamento bibliográfico e análise documental, seguida de aplicação de entrevistas gravadas e transcritas. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como produto educacional, foi confeccionada uma cartilha com o marco legal da criação do NUGEDIS no IFFAR, abrangendo as ações planejadas e executadas em alguns campi que compõem o IFFAR. A pesquisa identificou a importância do núcleo perante as diferentes abordagens, dessas temáticas especificamente as causas de gênero e diversidade sexual.

Palavras-chave: Gênero, Diversidade Sexual, EPT.

Data da defesa: 07 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

convite Defesa Katia T5

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  • 23/04/24
  • 10h25

Título do projeto: O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO ÀS APRENDIZAGENS NA EPT

Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Jane Teresinha Donini Rodrigues

Resumo: O Setor de Assessoria Pedagógica está presente nos campi do Instituto Federal, com atribuições diretamente relacionadas aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem desenvolvidos na instituição. É nesse contexto que o presente projeto de pesquisa se insere, tendo como objetivo geral analisar as práticas de mediação às aprendizagens desenvolvidas pelos Setores de Assessoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, junto às/aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados de nível médio. A investigação se dará a partir de uma abordagem qualitativa, na elaboração do referencial teórico e na realização das entrevistas com as/os profissionais que atuam no SAP (Setor de Assessoria Pedagógica), nos diferentes campi do IFFar. O processo de coleta e de análise das informações seguirá os procedimentos metodológicos trabalhados por Szymanski (2011). Este estudo abordará conceitos que envolvem os processos de mediação e desenvolvimento cognitivo a partir da teoria histórico-cultural de Lev Semionovich Vygotsky. A pesquisa está inserida na linha 1 (Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica) do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Como elemento essencial do mestrado profissional, será elaborado um produto educacional, considerando os resultados da pesquisa e a importância do compartilhamento de saberes e práticas educativas na EPT.

Palavras-chave: Assessoria Pedagógica; Mediação; Ensino Médio Integrado

Data da qualificação: 03 de maio de 2024

Horário: 9h30min


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Lisangela T6

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  • 22/04/24
  • 16h30

Título do projeto: O Autorreconhecimento do Técnico-Administrativo em Educação na Formação Integrada do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dr. Ricardo Machado Ellensohn e Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados com o objetivo de promover a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva, integral e emancipatória. Através desses preceitos, encontra-se a visão omnilateral do indivíduo, em que busca humanizá-lo em suas multidimensões e possibilidades. Dentro desse espectro se encontram os Técnico-Administrativos em Educação no IFFar, trabalhadores na educação e coparticipes da formação humana integral. Porém, a concepção de trabalho nesse escopo ainda se faz necessária para o entendimento do que seja o currículo integrado, a educação integral, a politecnia e qual o seu papel dentro desse processo educativo. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os TAEs do Campus São Vicente do Sul se reconhecem como trabalhadores na educação do IFFar. A proposta de investigação será uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de pesquisa semiestruturada via formulário digital com perguntas abertas e fechadas e ainda roda de conversa semiestruturada com as mesmas perguntas abertas e fechadas para a complementação das respostas do formulário. A análise desses dados será realizada sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Espera-se que a partir dos resultados seja possível entender se há e como está o autorreconhecimento dos TAEs como um trabalhador na educação integral.

Palavras-chave: Técnico-Administrativo em Educação; Autorreconhecimento; Educação Integral; Memórias da EPT.

Data da qualificação: 02 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Auditório, IFFar - Reitoria

Convite Qualificação Leonardo T6

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  • 22/04/24
  • 09h04

Título da Dissertação: AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO-EJA/EPT DO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E NO PÓS-PANDEMIA

Produto Educacional: GUIA INFORMATIVO: Permanência e Êxito no IFFar, campus Júlio de Castilhos-Ações durante a pandemia e pós-pandemia

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe um novo cenário para a educação, desse modo, as instituições educacionais foram obrigadas a substituírem o ensino presencial pelo ensino remoto emergencial. Esse novo paradigma trouxe muitas inquietações e dificuldades e percebeu-se um elevado índice de evasão. Dessa forma, a presente pesquisa pretendeu reconhecer as ações de permanência e êxito durante o ensino remoto no Curso Técnico em Comércio-EJA/EPT do campus Júlio de Castilhos, verificar o número de estudantes que permaneceram no curso durante esse período, pesquisar as dificuldades que estes encontraram durante o ensino remoto, identificar as estratégias utilizadas pela instituição para permanência e o êxito e comprovar se as estratégias foram eficazes para a permanência e o êxito dos estudantes durante a pandemia. As informações servirão para aprimorar o programa e também para a elaboração de um guia com as ações práticas que podem ser mantidas no ensino presencial. O encaminhamento metodológico foi de cunho qualitativo. Inicialmente, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica e, como forma de coleta de dados, foi aplicado um questionário para traçar o perfil dos estudantes que frequentavam o curso, também um questionário para as turmas que vivenciaram o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021 e, por fim, um questionário para os grupos que vivenciaram o ensino remoto e retornaram ao ensino presencial em 2022. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Reflexiva e em suma, os resultados das entrevistas demonstraram que as principais categorias que emergiram acerca da permanência e êxito durante e após a pandemia foram Diferenças entre Ensino Remoto e Ensino Presencial; Ações no Ensino Remoto, Ações desejadas no Presencial e Contribuições para a permanência e êxito. Desse modo, conclui-se que as ações de permanência e êxito foram importantes durante o ensino remoto e que muitas poderiam continuar no ensino presencial, entre elas, uma abordagem híbrida na educação, que combine o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e acessibilidade do ensino remoto com a interação e a experiência do ensino presencial.

Palavras-chave: Pandemia. Ensino Remoto. Permanência e Êxito. Curso Técnico em Comércio.

Data da defesa: 30 de abril de 2024

Horário: 13h e 30 min


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Convite Defesa Rosane T4

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  • 19/04/24
  • 13h52

Título do projeto: Diversidade sexual e de gênero nos cursos integrados da EPT: abordagens e práticas educativas

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo: Este estudo se aproxima das temáticas gênero e diversidade, suas abordagens e desafios, levando a refletir sobre as singularidades que permeiam o contexto da vivência dos alunos dos cursos integrados da EPT e suas implicações na sociedade. Pretende-se responder ao questionamento: “Como as questões de gênero e diversidade estão sendo abordadas nos cursos integrados do IFFarroupilha?” Visando como objetivo geral analisar de que modo as questões de gênero e diversidade estão sendo abordadas nos cursos integrados da EPT. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear a produção científica sobre gênero e currículo integrado na EPT; compreender como e se têm sido abordadas as questões de gênero e diversidade nos cursos integrados do IFFarroupilha; conhecer as representações estudantis dos cursos  integrados sobre gênero e diversidade na EPT; Elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e as necessidades apontadas pelos próprios estudantes da EPT, de forma que esse instrumento venha a ser utilizado para embasamento de ações educativas. Trabalharemos sobre os pressupostos de uma metodologia de cunho qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados (BARDIN, 2011) será realizada através da análise de conteúdo. Assim, pretende-se refletir sobre as questões de gênero e diversidade, possibilitando ampliar as reflexões acerca da ligação de fatores que se entrelaçam na constituição do respeito das diversidades de gênero.

Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Currículo Integrado.

Data da qualificação: 24 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Auditório, Reitoria - IFFar

 

Convite Qualificação Lilian T5

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  • 17/04/24
  • 10h51

Título da Dissertação: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL - UM ESTUDO DE CASO

Produto Educacional: Instituto Federal Farroupilha e o Ensino Médio Integrado

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744375

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Carla Beatriz Spohr

Resumo: O presente estudo está vinculado à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. O objetivo geral foi investigar as potencialidades e desafios do Ensino Médio Integrado (EMI) para Formação Integral dos estudantes do curso de Informática do IFFar campus Avançado Uruguaiana. Para tal, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano do curso de Informática do campus. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006) e revelaram desafios e potencialidades do EMI para a Formação Integral a partir de seis principais pontos: como desafios a) Romper com a concepção de profissionalização, b) A integração dos conteúdos gerais e específicos, e c) O trabalho enquanto princípio educativo; e como potencialidades a) A Prática Profissional Integrada, b) A disciplina de sociologia, e c) Os Projetos de Ensino, pesquisa e extensão e Atividades Extracurriculares. A culminância deste estudo resultou no vídeo “O Instituto Federal Farroupilha e o Ensino Médio Integrado”, um produto educacional que caminha para a defesa da proposta de formação integral e integrada, fortalecendo a educação pública e de qualidade desenvolvida pelos Institutos Federais.

Palavras-chave: Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 30 de abril de 2024

Horário: 08h30


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Vanessa T5

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  • 15/04/24
  • 09h38

ComunicadoProfept

Como é do conhecimento de todos (as), o SINASEFE, a partir de sessão sindical com TAEs e Docentes do IFFar, deliberou pela greve a partir do dia 03 de abril de 2024 por tempo indeterminado.

No dia 08 de abril de 2024, a Comissão Acadêmica Local do ProfEPT esteve reunida para deliberar sobre o posicionamento do programa diante do contexto que envolve a greve.  Neste sentido, foram deliberadas as seguintes decisões:

1. A Comissão Acadêmica Local, formada pelos docentes do programa, apoia a greve dos servidores técnico administrativos e docentes do IFFar por entender que o movimento é justo e as causas pelas quais estão em luta são necessárias. Neste sentido, serão respeitadas  as decisões e  opção pela greve daqueles docentes que assim entenderem, considerando que a greve é um direito do trabalhador em qualquer espaço de atuação profissional. No entanto, mesmo em greve nos campus, possuímos atividades essenciais no programa que, de acordo com os docentes, serão realizadas.  

2. Considerando ser um programa stricto sensu, regulamentado pelas normas da CAPES, com prazos a serem cumpridos em termos de calendário, especialmente no que se refere à qualificação e às defesas de dissertação, foi deliberado que serão mantidas as atividades essenciais para que os estudantes não sejam prejudicados e o programa possa ser bem avaliado, considerando a quadrienal que se aproxima.

3. Foram consideradas atividades essenciais neste momento as seguintes:

  • Seguimento da disciplina de Bases Conceituais para a EPT, que iniciou no dia 04 de abril para a turma ingressante em 2024.
  • Manutenção das bancas já agendadas e aberturas dos processos de qualificação dos estudantes ingressantes na turma 2023.
  • Manutenção das bancas já agendadas e aberturas de processos de defesa de dissertação e produtos educacionais dos estudantes ingressantes na turma 2022(cujo prazo para defesa é 30 de abril de 2024);
  • Manutenção da oferta das disciplinas eletivas cuja oferta abrange não apenas estudantes locais, mas em todo o Brasil, para todas as IAs.

 

4. A manutenção das orientações, ficará a cargo de  orientadores(as) e mestrandos(as), e dependerão de acordo estabelecido entre os mesmos, mantendo-se  entendimento de que os estudantes não sejam prejudicados e possam cumprir com a finalização dos seus processos de qualificação e defesa de dissertação e produto educacional.

5. A Comissão Acadêmica Local permanece em diálogo constante e entende que o cenário local pode se modificar na medida em que as negociações advindas a partir do SINASEFE e do comando de greve forem  evoluindo.



Comissão Acadêmica Local do ProfEPT – IFFar

Jaguari, 10 de abril de 2024

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  • 10/04/24
  • 10h22

Título do projeto: CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGRICULTURA DO IFFAR CAMPUS JAGUARI / RS

Orientador: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: O presente projeto de pesquisa  está vinculado a linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educacão Profissional e Tecnológica - PROFEPT, articulando-se  ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Gestão democrática e Políticas Educacionais para EPT – GECPOL. Esse projeto tem como objetivo geral analisar as concepções do currículo integrado nos documentos legais da EPT, PPC e no contexto da  prática docente no Curso Técnico Integrado de Agricultura no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. Especificamente, objetiva-se: a) investigar as políticas de  EPT que tratam do currículo integrado, buscando visualizar seus impactos no documento legal do Curso- o PPC do curso Técnico Integrado de Agricultura; b) analisar as micro e macro relações entre a legislação do currículo integrado e seu desenvolvimento nas práticas docentes; c) compreender como essas políticas e o PPC influenciam/impactam o contexto da prática docente em relação ao currículo integrado no curso de Técnico Integrado de Agricultura; d) elaborar um guia de orientação como produto educacional. A metodologia tem como abordagem qualitativa, e o método de Estudo de um caso. Os intrumentos para a produção de dados serão os documentos legais que tratam do currículo integrado, especificamente o Decreto nº 5.154/2004; a Resolução CONSUP nº 28/2019; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari/Rs. Para produção de dados no contexto da prática utilizar-se-á entrevistas semiestruturadas com os professores do Ensino Médio Integrado em Agricultura, da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e os professores da área técnica que essas disciplinas se integram,  tendo como lócus da pesquisa o Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. A Análise de dados ocorrerá a partir de dois tipos: Análise documental nos documentos legais (Decreto nº 5.154/2004, Resolução CONSUP nº 28/2019 e PPC do Curso), buscando compreender o contexto de influência e produção de texto. Já no contexto da prática será utilizada a Análise de conteúdo (Bardin, 2016) através das entrevistas semiestruturadas. Considera-se até o momento que os documentos legais da EPT analisados ora orientam para a possibilidade da integração, trazendo elementos constituintes para uma formação humana, ora para a continuidade do dualismo histórico entre Educação Básica e Educação Profissional, visualizados através dos estudos dos contextos de influência e produção de texto da abordagem do ciclo de políticas. 

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Abordagem do Ciclo de Políticas.

Data da qualificação: 26 de abril de 2024

Horário: 13h 30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Arieli T6

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  • 10/04/24
  • 09h41
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