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O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou a Classificação parcial dos candidatos por nota autodeclarada.

Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 25/01/22
  • 07h31

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Resultado final das inscrições homologadas.

Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

Publicado em Notícias

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  • 18/01/22
  • 17h06

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) o Resultado das inscrições homologadas.

 

Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.

 

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

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  • 17/01/22
  • 08h20

Aulas acontecem no Campus Jaguari. Inscrições são online e vão até esta segunda-feira, 10 de janeiro. Seleção é por meio da análise do histórico profissional e acadêmico.

PROFEPT 2 ena22

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou em dezembro de 2021 o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições online vão até 10 de janeiro. Ao todo, são ofertadas 942 vagas, distribuídas entre as 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

O IFFar oferta 24 vagas, distribuídas da seguinte forma: 

Servidores:

  • Geral – 9 vagas
  • PcD – 1 vaga
  • Pretos e pardos – 1 vaga
  • Indígenas – 1 vaga

Ampla concorrência:

  • Geral – 9 vagas
  • PcD – 1 vaga
  • Pretos e pardos – 1 vaga
  • Indígenas – 1 vaga

As aulas serão realizadas quinzenalmente no Campus Jaguari, nas quintas-feiras (tarde e noite) e nas sextas (manhã e tarde).

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. 

Podem participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Saiba mais na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 e inscreva-se.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

Fonte: Secom - IFFAR

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  • 10/01/22
  • 09h23

Título da Dissertação: Percepções dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria no IFFar-Campus São Vicente do Sul: um olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Finalizei o EJA EPT. E agora? Caminhos (des)construídos

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus São Vicente do Sul (SVS), especialmente, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O foco central da pesquisa é compreender o papel social desse programa na comunidade local, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o EJA EPT na perspectiva dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado modalidade PROEJA. Busca-se, ainda, rever, a partir da caracterização das experiências dos ex-alunos, os significados por eles atribuídos referente a sua participação no curso por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados foram os ex-alunos formados no Curso Técnico em Agroindústria Integrado na modalidade PROEJA nos anos de 2018 a 2019. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser usada é quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de questionário com questões semiestruturadas e da análise documental. A análise de dados será apresentada de duas maneiras: a) através da constituição dos sujeitos sobre a ótica quantitativa e b) de análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações da coleta de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Com a realização da pesquisa, procurou-se delinear a efetividade na execução do EJA EPT (Proeja) e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização. Com base nesta análise, desenvolveu-se um produto educacional, onde optou-se pela construção de um Guia Referencial, com o intuito de contribuir para a análise e a reflexão dos profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos, além de favorecer a expansão e o fortalecimento do EJA EPT no IFFar Campus SVS. Como resultado desta pesquisa os egressos pontuaram de maneira positiva com relação ao conceito do curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento sociocultural. Desse modo, conclui-se que a educação ofertada contribuiu para a formação integral dos sujeitos, já que a maioria dos egressos prosseguiram seus estudos ou estão empregados. Outro dado significativo ressalta que há um percentual baixo de acesso ao trabalho na área de formação do curso, uma vez que dos 12 egressos entrevistados, desses apenas um (01) trabalha na área de Agroindústria. Assim, é necessário repensar a oferta de EJA EPT no Campus SVS, propondo novos cursos e buscando estratégias e instrumentos que fortaleçam essa modalidade de ensino principalmente na formação profissional.

Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica; Políticas Públicas Educacionais; EJA EPT.

Data da defesa: 28 de dezembro de 2021

Horário: 14h

Local: Videoconferência: https://youtu.be/OJzlWJ3hM8E

Convite defesa Enriete2

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  • 20/12/21
  • 08h29

Título da Dissertação: OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Produto Educacional: WEB SITE: INSTITUTOS FEDERAIS



Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazzoco Paniz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia,  e Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: O presente trabalho buscou compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a analisar alguns aspectos da internalização desta cultura: a presença e a compreensão, pela comunidade de profissionais da educação da instituição, dos principais conceitos e pressupostos que nortearam a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil, de modo que possam integrar a cultura e/ou a cultura organizacional no ambiente escolar, à luz dos conceitos que permeiam a Educação Básica, Profissional e Tecnológica na proposta da existência destas instituições. Assim, buscou-se compreender como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são ressignificados pelos profissionais da educação que atuam na instituição ao se tornarem elementos de cultura organizacional. O caminho metodológico desenvolvido foi o de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de análise de dados uma revisão bibliográfica, um questionário semiestruturado, e uma escuta sensível, que foi realizada através de encontros virtuais com base metodológica baseada nos círculos dialógicos investigativo-formativos. Com base na revisão bibliográfica foram relacionadas às temáticas da cultura organizacional com a educação profissional e tecnológica e levantados os seus principais conceitos, que foram levados ao questionário semiestruturado e aos círculos dialógicos investigativo formativos, buscando-se conhecer o nível de entendimento e a compreensão dos termos relacionados à educação profissional e tecnológica e a proposta de criação dos Institutos Federais de Educação no sentido de fazerem parte da cultura organizacional da instituição. A pesquisa apontou para um modelo de cultura organizacional ainda em construção, onde as principais temáticas relacionadas à educação profissional e tecnológica ainda estão sendo construídas e sedimentadas na compreensão, no pensamento e nos procedimentos da comunidade que trabalha nestas instituições. Como produto final da dissertação foi elaborado um produto educacional no formato de site em ambiente web que se propõe a servir como um repositório de informações sobre o tema da educação profissional e tecnológica, no intuito de que ele atue de forma a auxiliar na compreensão da comunidade de trabalhadores que trabalham nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos principais conceitos que envolvem a educação profissional e tecnológica no Brasil, dessa maneira contribuindo para a construção, consolidação e solidificação da cultura organizacional das instituições estudadas neste trabalho

Palavras-chave: Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Cultura Organizacional.

Data da defesa: 27 de dezembro de 2021

Horário: 09H

Local: Videoconferência: https://youtu.be/laaaOi0le54

Convite defesa Alex

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  • 15/12/21
  • 10h13

Título da Dissertação: ACOLHIMENTO VIRTUAL NA PANDEMIA DE COVID-19 COM PERSONAGENS-TIPO EM AUDIOVISUAL PARA UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: CONJUNTO DE AUDIOVISUAIS DE ACOLHIMENTO, COM PERSONAGENS-TIPO PARA INFORMAÇÕES SOBRE OS PRIMEIROS ACESSOS PARA NOVOS ALUNOS DO IFFAR



Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Amauri Araújo Antunes

Resumo: Devido à situação excepcional de ensino remoto, a partir da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia de COVID-19, a pesquisa aqui apresentada relata o desenvolvimento de um recurso para receber novos alunos em um inédito início de ano letivo totalmente virtual. Para tanto, foram aproveitadas as capacidades artísticas do aluno-pesquisador autor desse estudo. Com isso, estabelece-se como tema dessa pesquisa a utilização de personagens-tipo em audiovisuais de instrução para primeiros acessos remotos de alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica.  Objetiva-se relatar o processo de construção de um produto educacional composto por seis audiovisuais informativos, que tiveram como tema instruções de primeiros acessos virtuais para alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado. Estes vídeos foram embasados em conceitos da Educação Profissional e Tecnológica e na composição de personagens-tipo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Para coleta de dados foram utilizados o relato de experiência, a pesquisa bibliográfica e o questionário de percepções. Como resultado foi criado um produto educacional voltado para estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado em situação excepcional de ensino remoto. Também foi comprovada sua eficiência diante da comunidade escolar a qual foi destinado, através dos relatos da comunidade acadêmica envolvida no processo de acolhimento. Além disso, foi formulado um esquema estrutural para futuras replicações da ideia do produto educacional.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Acolhimento Virtual; personagens-tipo.

Data da defesa: 21 de dezembro de 2021

Horário: 9h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/5SYBdyDrH2U

Convite defesa Regis

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  • 13/12/21
  • 13h29

Aulas acontecem no Campus Jaguari. Inscrições são online e iniciam hoje. Seleção é por meio da análise do histórico profissional e acadêmico.

ENA banner site Profept

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou, na última sexta-feira (10), o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições online começam nesta segunda (13) e vão até 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são ofertadas 942 vagas, distribuídas entre as 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

O IFFar oferta 24 vagas, distribuídas da seguinte forma: 

Servidores:

  • Geral – 9 vagas
  • PcD – 1 vaga
  • Pretos e pardos – 1 vaga
  • Indígenas – 1 vaga

Ampla concorrência:

  • Geral – 9 vagas
  • PcD – 1 vaga
  • Pretos e pardos – 1 vaga
  • Indígenas – 1 vaga

As aulas serão realizadas quinzenalmente no Campus Jaguari, nas quintas-feiras (tarde e noite) e nas sextas (manhã e tarde).

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. 

Podem participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Saiba mais na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 e inscreva-se.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/24155-inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-para-o-mestrado-profissional-profept

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  • 13/12/21
  • 10h15

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

O IFFar terá a oferta de 24 vagas, sendo que parte destas estão destinadas a ações afirmativas. As aulas acontecem quinzenalmente (às quintas-feiras e às sextas-feiras)  no campus Campus Jaguari.

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.

A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.

Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 no seguinte link

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22

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  • 10/12/21
  • 17h51

As inscrições para o mestrado profissional vão de 13 de dezembro deste ano até o dia 10 de janeiro de 2022.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes do desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.

Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021.

Confira abaixo o número total de vagas por instituição ofertante (sem a divisão das vagas reservadas para servidores e ações afirmativas):

EDITAL 01/2021
INSTITUIÇÃO ASSOCIADA NÚMERO DE VAGAS
CEFET-MG – campus Divinópolis 24
COLÉGIO PEDRO II – campus Centro 22
IF BAIANO – campus Catu 24
IF CATARINENSE – campus Blumenau 24
IF DA BAHIA – campus Salvador 24
IF DA PARAÍBA – campus João Pessoa 24
IF DE BRASÍLIA – campus Brasília 24
IF DE GOIÁS – campus Anápolis 24
IF DE MINAS GERAIS – campus Ouro Branco 24
IF DE PERNAMBUCO – campus Olinda 24
IF DE RONDÔNIA – campus Porto Velho 24
IF DE RORAIMA – campus Boa Vista 24
IF DE SANTA CATARINA – Centro de Referência e Formação em EAD 24
IF DE SÃO PAULO – campus Sertãozinho 22
IF DE SERGIPE – campus Aracaju 24
IF DO ACRE – campus Rio Branco 24
IF DO ALAGOAS – campus Benedito 24
IF DO AMAPÁ – campus Santana 20
IF DO AMAZONAS – campus Manaus-Centro 22
IF DO CEARÁ – campus Fortaleza 24
IF DO ESPÍRITO SANTO – campus Vitória 24
IF DO MARANHÃO – campus Monte Castelo 24
IF DO MATO GROSSO – campus Cuiabá 24
IF DO MATO GROSSO DO SUL – campus Campo Grande 24
IF DO NORTE DE MINAS GERAIS – campus Montes Claros 24
IF DO PARÁ – campus Belém 20
IF DO PARANÁ – campus Curitiba 24
IF DO PIAUÍ – campus Parnaíba 24
IF DO RIO DE JANEIRO – campus Mesquita 24
IF DO RIO GRANDE DO NORTE – campus Mossoró 24
IF DO RIO GRANDE DO SUL – campus Porto Alegre 24
IF DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – campus Salgueiro 22
IF DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – campus Rio Pomba 24
IF DO SUL DE MINAS GERAIS – campus Poços de Caldas 24
IF DO TOCANTINS – campus Palmas 24
IF DO TRIÂNGULO MINEIRO – campus Avançado Uberaba Pq. Tecnológico 22
IF FARROUPILHA – campus Jaguari 24
IF FLUMINENSE – campus Centro de Referência 24
IF GOIANO – campus Ceres 24
IF SUL-RIO-GRANDENSE – campus Charqueadas 24
TOTAL 942

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  • 10/12/21
  • 17h47
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