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Título do projeto: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Haury Temp, Dr. Gustavo Pinto da Silva

Resumo:
Quando os primeiros casos de uma pneumonia misteriosa, acometeu moradores da cidade chinesa de Wuhan e em 31 de dezembro de 2019 foram notificados, ninguém imaginou que o mundo estava prestes a enfrentar a maior pandemia da história, responsável por 14,9 milhões de óbitos em todo o mundo, dos quais mais de 600.000 foram no Brasil. Com o avanço das pesquisas sobre a doença, vacinas foram criadas e grande parte da população imunizada, tornou-se possível a abertura das escolas e o retorno às atividades presenciais, mesmo diante do surgimento de novas cepas do coronavírus causando novas contaminações. Diante deste cenário, constatou-se a necessidade de  realizar um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19 e a partir das constatações sugerir aos alunos a elaboração de orientações em forma de materiais criativos que contribuirão para reforçar os cuidados preventivos e ao mesmo tempo estimular o protagonismo dos alunos na divulgação das medidas de prevenção à COVID 19,  promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada  pelo novo coronavírus no contexto familiar, educacional, social e do trabalho. Onde pretende-se, através da criação de uma cartilha com orientações e cuidados preventivos, como produto educacional, colaborar para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais, contribuindo para a formação integral dos alunos.



Palavras-chave: COVID 19; Retorno presencial;  Protocolos de prevenção.

Data da qualificação: 06/07/2022

Horário: 09h


Local: Auditório da Reitoria

Convite Qualificação Rosinara

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  • 28/06/22
  • 08h51

Título da Dissertação: ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.

Produto Educacional: GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODINÂMICA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes

Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional com as TIC (tecnologia de informação e comunicação) e a plataforma Arduino, através do desenvolvimento do produto educacional: Guia Didático Práticas Iniciais de Robótica com Arduino Aplicada a Eletrodinâmica com o propósito de estimular o ensino e a aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática em sala de aula de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso em sala de aula das TIC (celular, computador, software de simulação computacional, entre outros). Para viabilizar esta condição, foi desenvolvido um Guia didático sobre o uso da robótica educacional que será avaliado por professores de física do ensino médio integrado do IFFar campus Jaguari e Santa Rosa para avaliar sua usabilidade. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário desenvolvido na plataforma Google Forms. Com a posterior análise e interpretação dos dados utilizando o método de análise: System Usability Scale (SUS) para mensurar a usabilidade e aceitabilidade do Guia Didático por parte dos Docentes em física. 

Palavras-chave: Robótica educacional; Eletrodinâmica; Guia didático.

Data da defesa: 08 de julho de 2022

Horário: 14:00


Local: Auditório da Reitoria

Convite Defesa Maisson

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  • 24/06/22
  • 13h16

Título da Dissertação: PERSPECTIVA DA CERTIFICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA EM UMA UNIDADE MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Produto Educacional: Curso de Formação Continuada de Extensão - Auxiliar de Cozinha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704747

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr.Gustavo Pinto da Silva

Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Continuada de Extensão, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – configura-se como uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, por se tratar de um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Exército associadas ao Instituto Federal Farroupilha podem auxiliar na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção desses militares no mundo do trabalho após o serviço militar. Neste cenário, a pesquisa tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um curso profissionalizante de extensão IFFar e Exército Brasileiro, detectando os fatores que influenciam no interesse dos alunos pelos cursos profissionalizantes, o perfil dos jovens alistados e dos que prestam Serviço Militar Obrigatório, a importância dos cursos de capacitação para a vida profissional dos alunos e analisar o processo de construção dos cursos profissionalizantes, apontando aspectos positivos e negativos a partir das percepções dos alunos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2021 que realizaram um curso profissionalizante, com o tema Curso de Formação Continuada de Extensão – Auxiliar de Cozinha. Perante os resultados conclui-se que o interesse pelos cursos não se resume ao diploma, e sim ao papel que essa oportunidade de qualificação representa para o ingresso no mundo do trabalho, praticamente 60% dos jovens, que ingressam no exército todos os anos na região deste estudo, não concluíram o Ensino Médio. Neste sentido, a importância está em ampliar as possibilidades de crescimento intelectual, social e mesmo financeira com novas oportunidades de formação. Como aspecto positivo encontramos a possibilidade de que ao concluírem seu tempo de serviço militar eles possam retornar a sociedade mais qualificados, com a realização de cursos de extensão, com vistas ao desenvolvimento integral do ser humano, resolução de problemas concretos, geração de idéias e oportunidades de capacitação, de modo que os conteúdos e experiências vivenciados tenham relevância em seu cotidiano, expandindo-se inevitavelmente para suas vidas.

Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Continuada de Extensão.

Data da defesa: 08 de julho de 2022

Horário: 09h

Local: Auditório da Reitoria do IFFar - Santa Maria

Convite Defesa Anders

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  • 24/06/22
  • 09h01

Título do projeto: PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira.  Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente e vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou mitigação das causas que levam à evasão e retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto à alguns Institutos Federai de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo do Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo, analisar as ações propostas pelo PPE com enfoque à sua implementação e aplicação prática. A pesquisa é de carater qualitativa e quantitativa com a investigação documental e bibliográfica. Para a análise dos dados se utilizará a Matriz Analítica, adaptada de Minuzzi e Coutinho (2020) e a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos, será elaborado um produto educacional, cuja proposta é a construção de uma minuta atualizada do documento do PPE do IFFar, incluindo-se a proposição de mecanismos e/ou ferramentas para o monitoramento e avaliação das ações contidas no programa, com vistas à sua continuidade e fortalecimento.

Palavras-chave: Educação Profissional; Permanência e Êxito; Avaliação e Monitoramento

Data da qualificação: 07 de julho de 2022

Horário: 09h


Local: Reitoria do IFFar - Santa Maria

Convite Qualificação Eleandro

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  • 23/06/22
  • 13h10

Título do projeto: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Coorientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes

Resumo: Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) durante a formação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste sentido delineou-se o seguinte objetivo geral: conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com deficiência intelectual. E como objetivos específicos: identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; construção de um Produto educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. A metodologia dessa investigação tem caráter qualitativo, em razão de viabilizar a reflexão acerca do processo pedagógico para a EPT dos estudantes com DI. Para a realização da pesquisa serão adotadas entrevistas semiestruturadas, as quais serão gravadas e transcritas e analisadas através do método Análise de Conteúdo. As repercussões consequentes desta pesquisa, além de nos proporcionar o conhecimento científico, viabilizarão a construção de um produto educacional, sendo este um curso de formação continuada que será disponibilizado em uma plataforma digital aos professores da EPT que manifestarem interesse em participar.



Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual

Data da qualificação: 06 de julho de 2022

Horário: 14h


Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha.

https://www.youtube.com/watch?v=56KsM5vTHow

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  • 23/06/22
  • 11h40

Título do projeto: Práticas Educativas para estudantes Surdos: possibilidades de inclusão na EPT.

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Liliane Ferrari Giordani

Resumo: As práticas educativas direcionadas ao ensino de estudantes surdos em espaços de inclusão na educação básica profissional é um campo de estudo relativamente recente e ainda pouco explorado nos espaços de educação dos Institutos Federais. Considerando a importância das práticas educativas como capacidade de proporcionar mudanças significativas no processo de quem ensina e de quem aprende, surgiu a presente proposta de investigação. Esta proposta visa conhecer as práticas educativas ofertadas aos estudantes surdos, e quais as possíveis repercussões em seu processo de inclusão, diante ao ensino e aprendizagem na educação básica, em Cursos Técnicos oferecidos por Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas educativas ministradas aos estudantes surdos nos cursos de ensino integrado no Instituto Federal Farroupilha, situado no estado do Rio Grande do Sul. E como objetivos específicos em mapear as principais práticas educativas ofertadas, e identificar os possíveis desafios encontrados entre docentes e discentes a fim de proporcionar uma análise reflexiva das compatibilidades de representações relacionais que se constituem nos espaços educacionais investigados. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa em Práticas Educativas  em Educação Profissional e Tecnológica. E traz  como proposta final a criação de um produto educacional, a partir das narrativas das dificuldades/necessidades apontadas pelos colaboradores no decorrer da pesquisa, com vistas a contribuir na qualidade ofertada no processo de ensino para os estudantes surdos em contexto de inclusão na EBPT. A investigação terá como encaminhamento metodológico a abordagem de base qualitativa, e terá como base na condução investigativa de coleta de dados a análise de conteúdo, a partir de entrevista semiestruturada.

Palavras-chave:  Práticas Educativas; Educação de Surdo; Inclusão na EPT.

Data da qualificação: 06 de julho de 2022

Horário: 09h

Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha- Santa Maria

https://www.youtube.com/watch?v=9-ajhDFOG2k

Convite Qualificação Susi2

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  • 23/06/22
  • 08h33

No dia 15 de junho de 2022, às 14h aconteceu no Campus Jaguari mais uma defesa de dissertação junto ao ProfEPT - Polo do IFFar. A mestranda Karina da Silva Leal Machado defendeu a dissertação intitulada “Leitura no currículo integrado: potencialidades para a formação crítico-reflexiva dos estudantes”. Na ocasião a mestranda também apresentou o produto educacional “Acolhida literária: Guia de Incentivo ao hábito da leitura para Estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do IFFAR - Campus Frederico Westphalen”, desenvolvido como requisito para o título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Letícia Brittes e coorientada pela Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, ambas docentes do quadro permanente do programa no IFFar. O produto educacional desenvolvido pela mestranda Karina encontra-se acessível no link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703757para quem desejar acessar o mesmo e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela mestranda. A coordenação e a Comissão Acadêmica Local parabeniza a Karina e suas orientadoras pelo brilhante trabalho desenvolvido e deseja que a mesma tenha muito sucesso na sua caminhada como mestra em Educação Profissional e Tecnológica.

defesaKarina

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  • 20/06/22
  • 14h56

Ainda que estejamos num  momento desafiador pelo pouco incentivo e os cortes que atingiram diretamente as Universidades Públicas e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT tem buscado cumprir as metas propostas no seu planejamento estratégico. Uma destas metas é a ampliação das vagas para ingresso discente buscando popularizar cada vez mais os conhecimentos relacionados à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e também possibilitar maior acesso de pessoas a qualificação em cursos de Pós-Graduação, gratuitos e de qualidade. Assim, a partir do desenvolvimento de estratégias e atividades qualificadas e, mediante os resultados exitosos da primeira quadrienal (2017-2020) a Comissão Acadêmica Local do ProfEPT - polo do IFFar lotado junto ao Campus Jaguari pleiteou e aprovou junto a Comissão Acadêmica Nacional a ampliação do número de docentes com a consequente ampliação de discentes. Nos próximos dias teremos a divulgação de um novo edital de credenciamento docente com mais 2 vagas, totalizando assim 14 docentes vinculados ao programa. Com isso, no próximo Exame Nacional de Acesso – ENA  serão ofertadas mais 4 vagas para discentes, totalizando 28 vagas divididas em 14 destinadas à ampla concorrência e 14 aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

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  • 15/06/22
  • 11h45

Título do projeto: LIMITES E POSSIBILIDADES DAS BIBLIOTECAS DIGITAIS COMO SUPORTE AOS GRUPOS DE ESTUDO DO CURRÍCULO INTEGRADO

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo: A utilização de tecnologias está cada vez mais presente na sociedade. As bibliotecas digitais são utilizadas por alunos, professores e a sociedade em geral, pois os livros podem ser acessados com facilidade em qualquer lugar do mundo. Assim, o objetivo deste projeto é verificar limites e possibilidades das bibliotecas digitais como suporte aos grupos de estudo sobre Currículo Integrado. Os objetivos específicos são: Identificar em dissertações e produtos educacionais de mestrados profissionais a existência de repositórios ou bibliotecas digitais como suporte aos grupos de estudos sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica; Conhecer a situação atual da biblioteca digital do IFFar em relação às bibliografias sobre o Currículo Integrado; Conhecer expectativas e necessidades dos servidores sobre usos de bibliotecas digitais sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica; implementar um produto para contribuir com a formação de servidores sobre o Currículo Integrado e verificar a contribuição da biblioteca digital para potencializar estudos sobre Currículo Integrado. Será feita uma pesquisa bibliográfica, seguida de um questionário aos participantes do CECI (alunos e professores) e da Rede Gaúcha para conhecer os limites e possibilidades da biblioteca digital para potencializar a formação dos participantes.

Palavras-chave: biblioteca digital; educação profissional e tecnológica;currículo integrado.

Data da qualificação: 29 de junho de 2022


Horário: 9h

Convite Qualificação Lurdes

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  • 15/06/22
  • 11h40

Título da Dissertação: Leitura no currículo integrado: potencialidades para a formação crítico-reflexiva dos estudantes.

Produto Educacional: Acolhida literária: Guia de Incentivo ao hábito da leitura para Estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do IFFAR - Campus Frederico Westphalen

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703757

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher e Dra. Franciele Roos da Silva Ilha

Resumo: O panorama geral sobre leitura no país, verificado por meio da quinta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada no ano de 2019 e lançada em 2020, mostra que houve uma queda no número de leitores brasileiros, com redução aproximada de 4,6 milhões de leitores. Além disso, a pesquisa apontou que a redução mais expressiva ocorreu na faixa etária entre 14 e 18 anos, momento em que os sujeitos encontram-se cursando o Ensino Médio da Educação Básica. Diante destes fatos e, na pretensão de encontrar soluções frente ao problema constatado de distanciamento dos estudantes ingressantes nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFFAR - campus Frederico Westphalen com o ato de ler, esta pesquisa tem por objetivo geral desenvolver e aprimorar o hábito de leitura dos estudantes ingressantes no Ensino médio integrado do IFFAR – campus Frederico Westphalen, por meio de um material educativo que contribua para despertar o prazer pelo ato de ler e para formação de sujeitos críticos e reflexivos, protagonistas de mudanças em sua realidade. Este estudo vincula-se à linha de Pesquisa – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica, do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e focaliza a prática social da leitura vista como uma aliada de grande potencialidade para a formação crítico-reflexiva dos estudantes. Os aportes teóricos da pesquisa são fundamentados pela discussão conceitual sobre “A Leitura como instrumento cultural de empoderamento do sujeito”, com base nos estudiosos Fontana e Cruz (1997); Freire (1985,1997, 2001, 2018); Gadotti, (2018); Silva, E. (1998); Vigotski (1996), dentre outros. Também sobre “O Currículo e Educação: concepções e diferenças entre o currículo tradicional e o currículo integrado”, a partir dos estudos de Alves (2008); Bottomore (2001); Ciavatta (2005); Frigotto (2005); Kuenzer (1991); Marx (2007); Silva, T. (2002, 2016). A metodologia científica, utilizada na pesquisa, apoia-se nos estudos dos seguintes autores: Gil (2010); Minayo (2003); Triviños (1997); Vergara (2006). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. O público-alvo participante da pesquisa são estudantes ingressantes no ensino médio integrado ao técnico em administração do IFFAR – campus Frederico Westphalen e uma docente de língua portuguesa e literatura. Quanto aos procedimentos técnicos e instrumentais utilizados para geração e análise dos dados, destaca-se a entrevista semiestruturada e o questionário. Em relação ao procedimento analítico da pesquisa, o estudo apoia-se no modelo de análise desenvolvida por Norman Fairclough, denominada de Análise de Discurso Crítica (ADC). Como resultados obtidos na pesquisa destaca-se que a escola, a biblioteca e os projetos de incentivo à leitura foram elementos imprescindíveis para aquisição do hábito da leitura dos estudantes. Com base nos resultados encontrados, organizou-se como produto educacional um “Guia de incentivo à leitura", destinado aos alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado do IFFAR – campus Frederico Westphalen. Ao avaliarem o Guia, tais alunos, em sua maioria (79,4%), concordam totalmente que o mesmo cumpre com o propósito de contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do hábito de ler de uma forma interativa, lúdica e prazerosa. 

Palavras-chave: Leitura; Currículo integrado; Material educativo - Guia de incentivo ao hábito da leitura.

Data da defesa: 15 de junhol de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Karina

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  • 02/06/22
  • 08h30
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