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Título do projeto: Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR
Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. André Luis Pereira
Resumo: A Constituição Federal destaca no Art. 5º que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” mas na prática estamos muito longe da institucionalização deste direito, a escravidão e os traços da descolonização assombram a população negra com um racismo, velado e historicamente estruturado na sociedade ainda nos dias atuais. A representatividade negra a passos largos vem avançando, principalmente com a criação da Lei de Cotas, a mulher negra sai da senzala e ocupa um lugar na casa grande, em uma metáfora real. O ingresso de negras através de cotas ao mestrado, do ProfEPT em 2020, traz a reflexão da importância da presença da mulher negra no campo educacional como resgate da sua identidade cultural. Frente a este protagonismo em ascensão tenho como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais são as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFAR e como percebem as ações afirmativas na EPT? Nessa linha temos como objetivo geral: Investigar as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFAR, bem como suas percepções em relação às ações afirmativas na EPT e sobre o lugar que ocupam enquanto representatividade. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e organizada a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos de uma pesquisa de campo, subdividida em pesquisa bibliográfica, documental e relato oral. A revisão da literatura terá fundamentação teórica sobre os conceitos: Racismo, EPT, Leis 10.639/03 e 11.645/08, fundamentada em autores como CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO,GOMES,DJAMILA RIBEIRO trazendo uma reflexão sobre a representatividade da mulher negra na EPT. Os dados coletados serão analisados à luz da análise de conteúdo de BARDIN (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um Podcast com 3 episódios com dados da pesquisa, explorando aspectos teóricos e legais, incluindo falas e depoimentos das mulheres negras do IFFAR.
Palavras-chave: Racismo ;Representatividade; Protagonismo
Data da qualificação: 19 de maio de 2023
Horário: 09h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 02/05/23
- 10h12
Nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, aconteceu na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí o XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (II Siepec), IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (IV Enteci) e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica (III SRGEPT).
O evento híbrido foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ em parceria com outros programas de pós-graduação e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, entre eles o Programa de Pós - Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado em Rede com polos no IFFar, no IFRS e no IFSul.
O evento foi desenvolvido também em parceria com a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica, da qual alguns docentes dos grupos de pesquisa vinculados ao ProfEPT fazem parte. Também também com o CECI - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado vinculado ao IFFar e a Unijuí.
A partir do evento foram publicados dois e-books, sendo um deles intitulado “Abordagens Diversificadas dos Temas Urgentes da Educação Contemporânea” e “ Temas Urgentes na Educação Contemporânea”.
Os e-books contém textos de palestras realizadas no evento, também trabalhos publicados que dialogam com o tema do evento sobre questões de gênero; étnico-raciais; sociocientíficas; imediatez das informações; tecnologias digitais de informação e comunicação e mídias; currículo integrado; ensino de Ciências da Natureza e Humanas; Educação Profissional e Tecnológica e relações com a educação e a formação docente.
Parabenizamos aos docentes e aos estudantes do ProfEPT pelas publicações e pelas importantes contribuições para a pesquisa evidenciadas a partir das publicações realizadas nos eventos realizados.
Livro: Temas Urgentes na Educação Contemporânea
Autor(es): Alisson Vercelino Beerbaum , Diessica Michelson Martins , Eva Teresinha de Oliveira Boff , Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Coleção: Coleção Educação em Ciências
ISBN: 978-85-419-0358-5.
Ano: 2023.
Nº de páginas: 330.
https://www.editoraunijui.com.br/produto/2408
Livro: Abordagens Diversificadas dos Temas Urgente na Educação Contemporânea
Autor(es): Alisson Vercelino Beerbaum , Diessica Michelson Martins , Eva Teresinha de Oliveira Boff , Maria Cristina Pansera-de-Araújo
ISBN: 978-85-419-0361-5.
Ano: 2023.
Nº de páginas: 312.
Publicado em Notícias
- 25/04/23
- 15h23
Título do projeto: CONCEPÇÕES DO CONCEITO DE TECNOLOGIA NO CURSO INTEGRADO DE INFORMÁTICA: CULTURA DO SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO HUMANA
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: A pesquisa visa compreender as concepções de tecnologia e suas implicações nas possibilidades e limites para o desenvolvimento da cultura do software livre no Curso Técnico de Informática - TI Integrado ao Ensino Médio (EMI). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de tecnologia em Álvaro Vieira Pinto como pano de fundo, identificando características do software livre que potencializam uma maior autonomia na produção tecnológica. O uso do software livre como recurso educacional aberto é necessário para a construção de uma autonomia na produção do conhecimento, tendo em vista que o SL tem seu código fonte à disposição do aluno para que faça modificações que julgar necessárias em um sistema. Assim, produzindo conhecimento tecnológico conforme as necessidades locais, visando uma compreensão de que a tecnologia é Trabalho, pois é muito além do consumo de software proprietário. Desta forma, serão realizadas entrevistas semi estruturadas com professores da Escola Professora Maria Rocha, sendo apenas com os docentes das disciplinas técnicas na modalidade EMI de Informática. Como se trata de uma pesquisa com metodologia qualitativa, os resultados obtidos serão analisados com base na Análise Textual Discursiva. O trabalho terá como produto educacional um (sítio na internet), onde ficarão disponíveis materiais conceitos de Tecnologia e Técnica em Álvaro Vieira Pinto, e por fim materiais sobre software livre. Nas considerações finais serão retomadas as análises dos resultados da pesquisa e da viabilidade ou não da continuidade desta pesquisa.
Palavras-chave: Autonomia; Software Livre; Tecnologia
Data da qualificação: 10 de maio de 2023
Horário: 08:30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 24/04/23
- 14h18
Título do projeto: Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi
Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. José Carlos Pinto Leivas
Resumo: Aos professores do componente curricular de Lógica de Programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em avançar no processo de aprendizagem de conceitos abstratos. O lidar de maneira linear e procedural com elementos abstratos e que, muitas vezes, extrapolam a representação para além da unidimensionalidade conceitual, é algo que não é naturalmente perceptível pelos alunos. Através de experiência própria, sobre êxito na inserção de jogo específico para a aprendizagem de tópico também específico, surge a dúvida sobre o impacto de elementos lúdico-pedagógicos nesse processo. Dessa forma, a proposta deste trabalho é pela verificação dos efeitos de tal inserção de maneira mais ampla no processo de aprendizagem para os demais tópicos em Lógica de Programação, sob a denominação de Computação Desplugada. Para tanto, pretende-se utilizar instrumentos lúdico-pedagógicos para materialização de conceitos abstratos; realizar oficinas de aplicação de tais instrumentos e dinâmicas para grupo de alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha; e verificar, durante e ao final do programa, aspectos quanti-qualitativos da aprendizagem com a finalidade de buscar resposta à indagação do problema de pesquisa. Ao final, como Produto Educacional (PE), pretende-se a elaboração de um material didático aderente ao plano de ensino do componente curricular, para ser utilizado como apoio por este. O trabalho envolverá investigação por meio de pesquisa exploratória com característica quanti-qualitativa durante um ciclo de 16 momentos de convívio, tomando-se como dados de controle, a análise de conteúdo sobre os relatos das experiências dos professores e alunos dos componentes curriculares. A aplicação das dinâmicas será em observância crítica à conceitos de teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky e Moreira.
Palavras-chave: Computação Desplugada; Lógica de Programação; Processo Ensino-Aprendizagem.
Data da qualificação: 04 de maio de 2023
Horário: 16h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 20/04/23
- 10h43
Título da Dissertação: Resíduos sólidos no contexto da formação humana integral: aprendizagens no Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA)
Produto Educacional: Gestão de resíduos sólidos: saberes a partir de uma sequência didática no PROEJA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725486
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Judite Scherer Wenzel
Resumo: A presente pesquisa aborda os diferentes discursos, que compõem o campo educacional e o avanço em todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional e tecnológica - EPT, no que se refere a formação de seus educandos, visando a integração de todas as suas dimensões da vida no processo educativo e a formação integral dos sujeitos. Nesse contexto, caracterizamos como tema da pesquisa as aprendizagens do manejo referentes ao descarte e reciclagem dos resíduos sólidos na cozinha, destacando a importância das relações da educação para a sustentabilidade. Estima-se que os cursos profissionais na área de alimentação possuem um papel preponderante na multiplicação dos princípios da educação ambiental e da sustentabilidade. Nesse sentido, ressaltou-se a importância de compreender como o ensino referente aos resíduos sólidos contribui para que os alunos se inserirem no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento sustentável e humano. A presente pesquisa objetivou reconhecer as aprendizagens dos egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) do IFFar - campus São Borja, quanto ao manejo dos resíduos sólidos com atenção para a preservação do meio ambiente. Para isso, foi necessário conhecer a organização curricular do referido curso e verificar em qual momento/etapa de aprendizagem está proposto as orientações sobre o manejo dos resíduos sólidos na cozinha, no que tange às questões ambientais com vistas à formação humana integral dos discentes. Diante desse propósito, buscou-se entender de que maneira os egressos do curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) estão implementando em seus contextos as aprendizagens práticas referentes ao manejo adequado dos resíduos sólidos, bem como seu reaproveitamento, com cuidados ao meio ambiente. A metodologia pauta-se nos procedimentos de abordagem qualitativa, sendo que a coleta dos dados se deu por meio de entrevista, realizada de forma presencial e individual. Com isso detectou-se a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, sobre a problemática dos resíduos sólidos. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia da análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2019). Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos. Assim compreendeu-se através da investigação, que a perspectiva formativa é essencial para o processo de educação ambiental para os egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) e que são capazes de terem a tomada de consciência frente a suas atitudes, frente ao manejo de fato de resíduos sólidos, sendo iniciada durante as aulas do curso e perpetuada no seu lar e ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Resíduos sólidos; Educação ambiental; Formação integral; Educação Profissional; PROFEPT-IFFAR.
Data da defesa: 28 de abril de 2023
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/04/23
- 14h44
Título do projeto: AS POTENCIALIDADES DO ENSINO INTEGRADO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Carla Beatriz Spohr
Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional é uma modalidade educacional presente no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Suas bases estão fundamentadas no trabalho como princípio educativo, objetivando superar a dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual promovendo a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos da sociedade. Para isso propõe um currículo integrado, na forma e no método, articulado no sentido da formação humana integral, politécnica e multidimensional. Diante disso, faz-se necessária a observância das concepções e vivências daqueles a quem esta formação é destinada, ou seja, os próprios estudantes, a fim de compreender como o EMI está contribuindo para a sua formação integral. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as potencialidades do Ensino Médio Integrado para Formação Integral dos estudantes dos cursos de Administração e Informática do IFFar- campus Avançado Uruguaiana. A pesquisa está vinculada à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. Pretende-se utilizar a metodologia de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano dos cursos de EMI do campus. Os dados serão analisados a partir da Análise Textual e Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006). Como base teórica para este estudo utilizamos autores como Ciavatta (2005), Frigotto (2018), Kuenzer (2000), Pacheco (2011), Ramos (2010) (2008) e Saviani (2007) (2003). Por fim, como resultado deste estudo será desenvolvido uma mídia como produto educacional com enfoque na elucidação do que é o Ensino Médio Integrado, através de suas bases legais e conceituais, e sua proposta de formação humana integral.
Palavras-chave: Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 27 de abril de 2023
Horário: 08h30min
Local: Auditório da Reitoria e Google Meet
Publicado em Notícias
- 12/04/23
- 15h26
Título da Dissertação: UMA ANÁLISE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NA EPT
Produto Educacional: Vídeos de letramento digital utilizando a Taxonomia de Objetivos Cognitivos
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725121
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro e segundo semestre do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente, através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada como referência para a Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional será criado em formato de vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado será quanti-qualitativo, sendo quantitativamente utilizado o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE), e Qualitativamente será realizada através de um pesquisa ação, que investigará o ganho de conhecimento após a utilização dos vídeos.
Palavras-chave: Taxonomia de Bloom; Letramento Digital; PROFEPT
Data da defesa: 20 de abril de 2023
Horário: 9:30
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 10/04/23
- 10h12
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou neste mês de abril a quarta edição do boletim que tem como objetivo compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo Profept no IFFar. A periodicidade do informativo é quadrimestral.
Anexos:
A quarta edição do informativo destacou o ingresso da turma 2023. Na semana de 27 a 31 de março, os novos mestrandos e mestrandas foram recepcionados com atividades no polo Jaguari. A primeira, no dia 27, foi a aula inaugural organizada pela Coordenação Nacional do ProfEPT, com o tema “O trabalho como princípio educativo”, pelo professor Paolo Nosella (PPGE/UFSCAR). Já no dia 30, os estudantes foram recepcionados pela Coordenação do ProfEPT em Jaguari. A programação desse dia incluiu conversas com os docentes do programa, com a direção do Campus Jaguari, com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e com a Reitora do IFFar. No dia 31, mestrandos e mestrandas tiveram aula da disciplina de Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica.
Confira outros itens que são destaques no boletim:
- Produto educacional: conceito, tipologias e exemplos.
- Defesas de dissertações e qualificações de projetos.
- Como o mestrado fez/faz a diferença na minha vida profissional.
- Informações sobre o curso em Jaguari.
- Docentes vinculados ao programa.
- Contatos e localização.
O boletim pode ser acessado nos anexos dessa notícia.
Profept - O Profept desenvolve suas atividades de forma semipresencial e oferta o curso de Mestrado Profissional, o primeiro realizado em rede pelos institutos federais, com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. No IFFar as atividades vinculadas ao ProfPET são desenvolvidas no polo de Jaguari, sendo que as aulas acontecem quinzenalmente às quintas-feiras (turnos da tarde e noite) e às sextas-feiras (turno da manhã e da tarde). Para o ano de 2023 foram disponibilizadas 28 vagas, sendo 50% para servidores da Rede Federal de Ensino e 50% para Ampla Concorrência.
Fonte: SECOM
Publicado em Notícias
- 04/04/23
- 10h18
Título da Dissertação: MORADIA ESTUDANTIL IFFar - CAMPUS SVS: MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
Produto Educacional: AS CONTRIBUIÇÕES DA MORADIA ESTUDANTIL DO IFFar – SVS PARA A FORMAÇÃO HUMANA E INTEGRAL DOS ESTUDANTES
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724657
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da Moradia Estudantil do IFFar-SVS para a formação integral dos estudantes. Cabe destacar que o interesse pela temática referente à moradia estudantil (ME) vem ao encontro da minha trajetória profissional e a curiosidade em conhecer a história deste ambiente educacional. O caminho metodológico da pesquisa foi fundamentado na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivo e exploratório, ainda se destaca na modalidade de “Estudo de Caso”. O lócus da pesquisa foi no IFFar Campus São Vicente do Sul. Os sujeitos foram: (a) estudantes-residentes na ME durante o itinerário formativo no ano de 2022; (b) servidores egressos. A construção dos dados foi por meio da: (a) pesquisa documental; (b) pesquisa bibliográfica; (c) questionário semiestruturado na modalidade online, no formato individual e disponibilizado pelo google forms; (d) entrevista semiestruturada individual com servidores-egressos do IFFar-SVS que residiram na Moradia Estudantil; (e) entrevistas para o produto educacional; e (f) organização de fotos, vídeos, áudios para elaboração do produto educacional; com o propósito de buscar informações com os sujeitos participantes. Para a interpretação dos dados coletados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados coletados, emergiram em duas categorias iniciais, sendo as “Políticas de Assistência Estudantil” e “Formação Humana e Integral”, as quais foram unidas de forma mais genérica chegando a uma categoria final “A auto(trans)formação dos estudantes da Moradia Estudantil do IFFar Campus SVS”. Assim percebemos que a partir das relações e convivências com os outros estudantes, o indivíduo pode refletir sobre as suas práticas, se auto(trans)formando nos diferentes contextos. Identificamos que a ME do IFFar SVS não é apenas um espaço para residir. A ME é um lugar de vivências, de aprendizagens e de transformações, que possibilita os estudantes vivenciarem seu processo formativo, mas também desenvolverem habilidades como responsabilidade, autonomia, respeito e amizades, de maneira que a vivência nesse ambiente escolar, colabora para sua formação humana. A partir dos dados coletados e dos resultados alcançados, foi elaborado um documentário como produto educacional com o objetivo de reconhecer as contribuições da ME do IFFar – SVS para a formação humana e integral dos estudantes. A finalidade desta pesquisa foi resgatar as memórias da Moradia Estudantil do referido Campus e identificar as contribuições para a formação integral dos estudantes. Deste modo, conseguimos demonstrar um pouco da história e dar mais ênfase a esse ambiente educacional acolhedor e importante para a formação humana e integral dos estudantes do IFFar-SVS.
Palavras-chave: Moradia Estudantil; Formação Humana e Integral; ProfEPT.
Data da defesa: 13 de abril de 2023
Horário: 14h
Local: Videoconferência
A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 03/04/23
- 13h39
A PRÓ-REITORA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital para seleção de estudantes negras (pretas e pardas) e negros (pretos e pardos) para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência do "Grupo Carrefour", nos seguintes termos.
Para mais informações acesse: https://www.iffarroupilha.edu.br/editais/item/30457-edital-n%C2%BA-126-2023-sele%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-negras-para-a%C3%A7%C3%B5es-afirmativas-de-concess%C3%A3o-de-bolsas-de-estudo-e-perman%C3%AAncia-do-grupo-carrefour
Publicado em Notícias
- 29/03/23
- 17h14
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