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Título da Dissertação: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Produto Educacional: “TRILHANDO CAMINHOS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA"

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722418

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dra. Rita de Cássia Pistóia Mariani

Resumo: Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, o presente estudo traz como proposta investigar e refletir sobre quais seriam as causas que estariam contribuindo para acentuar a problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Os sujeitos pesquisados foram os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado de ambos os cursos e também docentes de matemática que atuam nestes cursos. As técnicas de coleta de dados foram, o questionário por meio do Google Forms, para os estudantes e a Roda de Conversa, com docentes. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Como resultados principais da pesquisa tem-se que a mudança na rotina escolar impactada pelo aumento de horas e disciplinas, leva muitos alunos a não conseguirem articular os estudos, gerando dificuldades de compreensão na matemática, por exemplo; outro fato evidenciado é a falta de conhecimento prévio dos alunos em conteúdos de matemática básica e, consequentemente a dificuldade no entendimento do que está sendo ministrado pelo professor. Portanto, não é possível pontuar apenas um elemento que esteja contribuindo para essa problemática, mas sim um conjunto de fatores. De forma geral, percebe-se um espelhamento das dificuldades do Ensino Fundamental no Ensino Médio, no que se refere a compreensão matemática. Com base nesta análise, desenvolveu-se um Guia Didático, como produto educacional, voltado para os estudantes ingressantes do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de auxiliar os mesmos com relação a adaptação na instituição bem como no sentido de melhor compreender os conhecimentos relacionados a disciplina de matemática sendo menos desafiador e minimizando as dificuldades

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades

Data da defesa: 27 de março de 2023

Horário: 14h

Local: Sala 201 LIFE - Campus São Borja
Comvite defesa Fernanda T3

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  • 10/03/23
  • 10h40

O Australasian Journal of Educational Technology é um dos principais periódicos do mundo sobre "tecnologias na educação" e tem classificação Q1 no Fator de Impacto SJR, Q2 no Fator de Impacto JCR e A1 no Qualis Capes.

O artigo publicado tem como um dos autores o Professor Rafael W. S. Bueno, do IFFar - campus Alegrete, que é docente do quadro permanente do ProfEPT. Fruto de trabalho realizado com os pesquisadores Margaret L. Niess, da Universidade do Estado do Oregon (EUA), Ruhsen A. Engin, da Universidade de Kafkas (TUR), e Diego Lieban e Clarissa Ballejo, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o artigo trata de novas perspectivas sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo - TPACK na formação de professores.

 

Título: Technological Pedagogical Content Knowledge: exploring new perspectives

Periódico: Australasian Journal of Educational Technology - AJET

Link da publicação: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/7970

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  • 08/03/23
  • 08h16

No dia 03 março de 2023, os docentes do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica participaram da Reunião de acolhimento e formação, realizada no auditório do IFFar Campus Jaguari. Foram realizadas as seguintes atividades: Acolhimento e apresentação do corpo docente e novos professores; reflexão sobre o processo de avaliação do curso - quadrienal com elaboração de planejamento estratégico para qualificação do curso com vistas a próxima quadrienal entre outras atividades.  Também foram realizadas atividades de planejamento e para recepção a nova turma de ingressantes ainda no primeiro semestre de 2023.

As atividades de ensino e de orientações com as turmas 4 e 5, ingressantes em 2021 e 2022, respectivamente,  já iniciaram. Já a turma 6, cujo processo seletivo está findando no próximo dia 10 de março, quando será divulgada a classificação final dos candidatos que prestaram o processo seletivo ao Exame Nacional de Acesso, iniciará as suas atividades nos dias 30 e 31 de março, de forma presencial no campus de Jaguari.
20230303 1017020

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  • 06/03/23
  • 16h48

Após análise de reursos ao Gabarito preliminar, a Comissão Organizadora do ENA 23 divulgou nesta segunda-feira (27) o Gabarito Final.

GABARITO FINAL

A questão de número 13 foi anulada e será contabilizada como questão certa para todos os(as) candidatos(as).

Em cumprimento ao Edital ProfEPT nº 02/2022, retificado em 28/02/2023, o(a) candidato(a) ainda poderá recursar à nota indivudal, que será compartilhada na Área do Candidato, junto ao espelho do seu cartão resposta (gabarito).

ATIVIDADE DATAS*
Divulgação do gabarito Final 27/02/23
Divulgação da nota individual 03/03/23
Recursos à nota individual 06 e 07/03/2023
Resultado Final 10/03/23

Para ter acesso a Nota Individual e interpor recurso, o(a) candidato(a) deverá acessar a Área do Candidato, por meio do Sistema de Inscrições.

SISTEMA DE INSCRIÇÃO

O resultado final dos(as) candidatos(as) aprovados(as) está previsto para dia 10 de março de 2023.

Comissão Organizadora do Ena 2023
https://profept.ifes.edu.br/noticias/16472-gabarito-final-ena23

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  • 01/03/23
  • 09h51

COMISSÃO ORGANIZADORA DO ENA 2023 LIBERA O CARTÃO DE CONVOCAÇÃO DOS(AS) CANDIDATOS(AS) QUE TIVERAM SUAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS


ena23 dúvidas

Informamos que os locais de realização da prova e as respectivas salas estão disponíveis na área do(a) candidato(a) no Cartão de Convocação.

Para ter acesso ao Cartão de Convocação, com as informações de local e horário de prova do Processo Seletivo do Edital ProfEPT nº 02/2022, a ser realizado no dia 12/02/2023, o(a) candidato(a) deverá seguir as seguintes instruções:

1. Acessar o Área do Candidato

profept.selecao.net.br/painel

2. Digitar as credenciais de acesso

0. Acesso AC111

3. Será apresentada uma tela com as informações da inscrição do(a) candidato(a). Clique em MAIS INFORMAÇÕES.

1. Área do Candidato222

4. Na Área de PROVA OBJETIVA, o(a) candidato(a) encontrará as informações de local e horário de prova e a opção de imprimir o Cartão de Convocação.

2.Cartão de convocação111

Para que o(a) candidato(a) esteja apto a realizar o Exame Nacional de Acesso (ENA) é importante ressaltar mais alguns informações complementares

• Nome divulgado na Lista Final das Inscrições Homologadas, divulgado no dia 16/12/2022

No dia da ENA:

• 6.2. O(a) candidato(a) deverá comparecer ao local de realização da prova na Instituição Associada selecionada no ato da inscrição, indicado no Cartão de Convocação, com antecedência mínima de quarenta e cinco minutos do horário fixado para o fechamento dos portões, portando: a) Documento de identificação oficial original com foto (incluindo CNH Digital, RG e CPF Digital e E-Título); b) Cópia do Cartão de Convocação; c) Caneta esferográfica de tinta preta de corpo transparente.

• 6.3.1. O acesso aos locais em que se realizarão as provas ocorrerá das 13h às 13h45min, pelo horário oficial de Brasília.

• 6.3.2. O(A) candidato(a) que chegar após as 13h45min não terá acesso ao local de realização da prova e estará eliminado(a) do Exame Nacional de Acesso.

• 6.3. A prova terá início às 14h (horário oficial de Brasília) com duração máxima de quatro horas, exceção feita ao(à) candidato(a) com necessidades específicas, que terá uma hora a mais para realização da prova.

Comissão Organizadora do ENA 2023

Boa prova!

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  • 06/02/23
  • 16h43

Título do projeto: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MULTILETRAMENTOS NA EPT: CONTRIBUIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dra. Ivelã Pereira

Resumo:
A atual proposta para o ensino integrado torna-se um desafio às escolas de educação profissional e tecnológica por buscar oferecer uma educação que tenha como resultado a formação integral de sujeitos, os capacitando para a atuação crítica e colaborativa em diferentes contextos da sociedade. Com foco nessa perspectiva de formação, as práticas de ensino devem considerar o contexto social do aluno, suas experiências e conhecimentos de mundo e relacioná-las às aprendizagens que serão desenvolvidas pelo professor,algo que pode ser facilitado utilizando atividades voltadas ao multiletramento. Nesse sentido, o seguinte projeto de pesquisa tem por objetivo investigar se, e de que forma, tais práticas são desenvolvidas dentro do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFar), por professores da área técnica do Ensino Médio Integrado ao Curso técnico em Administração e como as mesmas podem auxiliar na efetivação do currículo integrado e na formação integral dos discentes. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, pretende-se construir um produto educacional focado na socialização de boas práticas educativas desenvolvidas pelos professores participantes da pesquisa e objetivando um espaço para o debate, atualização, capacitação e formação continuada do corpo docente dentro do IFFar-RS. Para tanto, as etapas desenvolvidas neste trabalho envolvem a análise da literatura sobre o tema em questão, assim como dos documentos que versam sobre as diretrizes para o ensino na EPT, entrevistas e possível observação das práticas docentes dos entrevistados. A análise dos resultados obtidos nessas etapas se dará por meio de revisão sistemática da literatura e análise textual discursiva (ATD). Por meio dos resultados preliminares da revisão de literatura, foi possível perceber a pertinência desta pesquisa, visto o pequeno número de trabalhos relacionados à temática em que são analisadas as práticas docentes no ensino integrado a cursos técnicos dos IFs. Como investigação piloto, elaborou-se um questionário utilizando como recurso o google forms que foi enviado a quatro docentes, cabe salientar que o questionário trouxe uma nova perspectiva sobre a metodologia de coleta de dados e também demonstrou que as questões desenvolvidas são capazes de auxiliar a perceber o uso, ou não, de atividades voltadas aos multiletramentos.



Palavras-chave: Multiletramentos; Práticas Educativas; Ensino integrado

Data da qualificação: 22 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Juliana

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  • 16/12/22
  • 10h22

Título do projeto: AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO-EJA/EPT DO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS DURANTE O ENSINO REMOTO

Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio



Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe um novo cenário para a educação, desse modo, as instituições educacionais foram obrigadas a substituírem o ensino presencial pelo ensino remoto. Esse novo paradigma trouxe muitas inquietações e dificuldades e percebeu-se um elevado índice de evasão. Dessa forma, a presente pesquisa pretende estudar as estratégias de permanência e êxito durante o ensino remoto no Curso Técnico em Comércio-EJA/EPT do campus Júlio de Castilhos e mapear o número de estudantes que permaneceram no curso, além de pesquisar as dificuldades que estes encontraram durante o período remoto. A identificação das estratégias eficazes para a permanência e o êxito servirá para aprimorar o programa e também para a elaboração de um guia com as ações práticas que podem ser mantidas no ensino presencial. O encaminhamento metodológico foi de cunho quantitativo e qualitativo. Inicialmente, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica e como forma de coleta de dados serão aplicados questionários para as turmas de 2020 e 2021 que já concluíram o curso. Além disso, será realizada entrevista semiestruturada para as turmas que ainda permanecem na instituição e para a análise dos dados será utilizada a Análise Reflexiva.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Permanência e Êxito. Curso Técnico em Comércio.

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2022

Horário: 14h

Local: Videoconferência

Convite Qualificação Rosane

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  • 16/12/22
  • 07h58

Título da Dissertação: TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES
Produto Educacional: LEIS DE NEWTON E TRÂNSITO: conhecimento e segurança pela vida

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718071

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Dra. Ana Marli Bulegon

Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa que objetivou investigar de que maneira os estudantes do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável integrado ao Ensino Médio realizam a transposição dos saberes adquiridos na disciplina de Física nas suas vivências. Para tanto, com o propósito de explorar os conceitos que auxiliam os estudantes da Educação Básica no processo de ensino-aprendizagem da Física, foram utilizados autores tais como Terrazan (1999), Moreira (2000) e Ausubel (2003), por razões de identificação com a forma da abordagem dos conceitos teóricos pelos mesmos. O trabalho fundamenta-se, ainda, em documentos oficiais e em desdobramentos de políticas educacionais a eles relacionados, como os livros didáticos e também em sistemas de avaliação do ensino. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com análise de questionários respondidos pelos sujeitos da pesquisa (estudantes), utilizando-se esses dados para uma posterior análise de conteúdo. Procurando sistematizar as diferentes percepções que emergiram a partir da investigação, pode-se perceber a evolução das compreensões em relação às competências teóricas abordadas, respeitando os limites e o tempo de aprendizagem de cada sujeito, pois é fato que as pessoas aprendem de modos e em tempos diferentes. Da análise realizada e como resposta ao questionamento inicial, pode-se registrar que os estudantes, em sua maioria, conseguem realizar a transposição dos saberes da disciplina de Física para a sua realidade fora do espaço escolar. Porém, nessa transposição, utilizam muito mais o senso comum do que o conhecimento científico propriamente dito. Como resultado desta pesquisa produziu-se uma Sequência Didática com conceitos elaborados para trabalhar um objeto de conhecimento específico no Ensino Médio – as Leis de Newton. Espera-se que a sua contribuição seja válida para outros pesquisadores no desenvolvimento de suas práticas e que promova uma conscientização dos elementos envolvidos em discussões críticas sobre o tema.

Palavras-chave: Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.

Data da defesa: 19 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/-2-UhkD3BJ8

Convite Defesa Rozemara

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  • 07/12/22
  • 16h43

Entre os dias 06 e 09 de dezembro representantes docentes do Profept - IFFar participam do VII Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Colégio Pedro II (CP-II) e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com apoio do Conif, do Comitê Gestor e da Comissão Acadêmica Nacional do ProfEPT e será realizado nas dependências do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo debater, refletir e aprofundar questões relacionadas à organização e ao funcionamento do programa em rede, da qual participam 40 instituições de ensino de Educação Profissional e Tecnológica do país. Participam do evento 7 representantes do IFFar.

 

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  • 07/12/22
  • 15h27

Título da Dissertação: Princípios da Agroecologia: sinalizando caminhos para a construção de práticas educativas no Ensino Médio Integrado

Produto Educacional: Agroecologia: construindo redes de saberes

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718062

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Manuela Finokiet

Resumo: A concepção de Educação Profissional presente nos Institutos Federais de Educação está centrada em uma formação humana, que contemple todas as dimensões da vida, articule trabalho, ciência e cultura e estimule o senso crítico dos estudantes para que se tornem cidadãos atuantes no processo de transformação da sociedade. A agroecologia tem feito parte das discussões sobre como melhorar a sustentabilidade no meio rural e modificar nossas ações na direção de uma relação mais harmônica entre meio ambiente, sociedade e economia. Acreditando que as temáticas que perpassam a agroecologia devem estar presentes para uma formação integral dos sujeitos foi desenvolvido o presente trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como práticas educativas construídas a partir dos princípios da agroecologia podem contribuir com a formação nos cursos de Ensino Médio Integrado dos IFEs. O percurso metodológico da pesquisa contemplou as etapas de mapeamento de produções acadêmicas sobre os temas propostos; análise dos PPCs dos Cursos Técnico Integrado em Agricultura e Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar; realização de entrevistas semi-estruturadas com egressos, educadores e agricultores relacionados à Escola Família da Região Sul; acompanhamento e observação das atividades da EFASUL e visita à Escola. Os dados obtidos a partir da análise dos PPCs e da transcrição das entrevistas foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados foram apresentadas as percepções sobre os itinerários formativos dos cursos, discussões sobre as diferenças existentes entre as formas de se fazer/pensar a agricultura (agriculturas de base agroecológica em oposição ao agronegócio); o papel da educação para o conhecimento dessas diferenças, formação da identidade dos jovens do campo, reconhecimento, valorização e preservação dos conhecimentos tradicionais (memória biocultural), incluindo a preservação das sementes crioulas e as relações de todos esses pontos com o ensino integrado. Ademais, foram apresentados os relatos das experiências desenvolvidas junto à EFASUL, discorrendo sobre o processo de práxis na Escola e como essas experiências poderiam ser aproveitadas no contexto dos IFEs.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Práticas educativas; Agroecologia

Data da defesa: 16 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Reitoria

Transmissão: https://youtu.be/7fCGjLg_njI

Convite Defesa Carla T3

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  • 06/12/22
  • 16h35
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