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Título do projeto: Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física.

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi

Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFFar), linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Ele foi desenvolvido com a intenção de aliar a tecnologia com a prática educativa com o propósito de auxiliar os estudantes e docentes em sala de aula no processo da prática educativa relacionado ao ensino da Física. Visando esse objetivo, a pesquisa traz como problema: como podemos articular o pensamento computacional e a aprendizagem significativa ao ensino da disciplina de Física? Tentando responder esse questionamento surgiu esse trabalho. A proposta é desenvolver uma ferramenta utilizando o APP Inventor, aplicativo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que seu público-alvo são os docentes da disciplina de Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Ela será aplicada por meio de formulários desenvolvidos na ferramenta Google Forms. O produto educacional será um aplicativo desenvolvido pelo APP Inventor visando auxiliar os docentes da disciplina em sala de aula utilizando o pensamento computacional e o método da aprendizagem significativa para ensino da disciplina em questão.

Palavras-chave: Pensamento computacional; ensino de Física; aprendizagem significativa.

Data da qualificação: 30 de agosto de 2023

Horário: 15h

Local: Videoconferência

 * A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Felippe

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  • 15/08/23
  • 16h45

Título do projeto: O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT. 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Juliano de Melo da Rosa

Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, Tem como base de sua expansão atender as regiões mais necessitadas, partindo do diálogo com a comunidade local para atender as demandas necessárias, visando a verticalidade de ensino. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio, subsequente, EJA/EPT e superior. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e a solicitação para o afastamento. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar os aspectos referentes ao bem-estar e ao mal-estar docente dos servidores docentes do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. Esta pesquisa será realizada a partir do curso de mestrado PROFEPT, polo do IFFar, na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços na Educação Profissional e Tecnológica. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa com o uso de questionários e entrevistas e   a análise dos dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais autores que embasam essa pesquisa são:  Esteve (1999), Jesus (2007), Pereira (2016), Tenroller ( 2015) e Marchesi (2008). O produto educacional, resultado da investigação, será uma formação para os servidores docentes propondo  ações  relacionais mais compassivas , conscientizando os aspectos positivos da sua subjetividade  e o bem-estar. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo. 

Palavras-chave: Bem-estar docente; Mal-estar docente; Educação Profissional e Tecnológica.  

Data da qualificação: 24 de agosto de 2023

Horário: 09:00h

Local: Auditório , Reitoria IFFar

Convite Qualificação Carlos T5

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  • 15/08/23
  • 08h10

Título do projeto: Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo:
Esse projeto de pesquisa está inserido na linha “organização e memórias de espaços pedagógicos em Educação Profissional e tecnológica”, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT), que traz como questão de pesquisa: Quais são os êxitos e desafios docentes encontrados na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? e dentro desta perspectiva,  tem por objetivo geral analisar os  êxitos e desafios docentes na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos, propostos são os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Analisar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) comparar a avaliação na formação acadêmica e na docência; (d) Reconhecer as concepções dos professores de matemática do IFFAR – campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem. Para atendimento desses objetivos, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a coleta de dados, a partir de entrevistas presenciais com professores, que posteriormente serão analisadas e discutidas com teóricos clássicos da educação e com recentes estudos publicados na área, ou seja, que são consideradas como exemplos ao longo do tempo, sobre aprendizagem matemática, avaliação e recuperação da aprendizagem, também se utilizados de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e pelos institutos federais. A partir das análises, será desenvolvido um produto educacional que consiste em um ebook com o objetivo de que o professor ou a própria instituição possa divulgar para a comunidade acadêmica a relevância da recuperação da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação.;Aprendizagem matemática; Recuperação de aprendizagem; ProfEPT.

Data da qualificação: 18 de Agosto de 2023

Horário: 14:30


Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Valéria

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  • 09/08/23
  • 15h59

Título do projeto: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL?: REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS.

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Maria Rita Py Dutra e Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva (Suplente)

Resumo: A política de cotas raciais existe no Brasil desde 2012, através dela, é garantido o acesso de negros e indígenas a diversos níveis e modalidades de ensino. Entretanto, muito se questiona a respeito da sua aplicabilidade e dos critérios utilizados para determinar quem tem ou não direito às cotas. Foram criadas comissões nos espaços de ensino a fim de avaliar se aqueles que se apresentam como candidatos às vagas por cotas estão dentro dos critérios estabelecidos para acessá-las.  Nos Institutos Federais, existem as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos. Este estudo visa responder: Quais são os trajetos formativos e representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT? O objetivo é conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. Para dar consistência à presente pesquisa, de forma mais específica, busca-se também realizar um mapeamento da produção científica  acerca da política de cotas, referente ao conceito do que é ser negro no Brasil e comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) para determinar se um candidato tem ou não tem direito a vaga por cota racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) em implementar a lei de cotas raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas no intuito de qualificar os processos inclusivos para o público das cotas raciais. A pesquisa será qualitativa e faz parte da Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Será desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) adotando o formato snowball.

Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comitê de Heteroidentificação; Cotas étnico-raciais.

Data da qualificação: 18 de agosto de 2023

Horário: 14h

Local: Dead IFFAR

Convite Qualificação Darlene 2

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  • 08/08/23
  • 16h14

Título do projeto: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS – PORTUGUÊS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Tania Micheline Miorando

Resumo: Este estudo busca discutir quais são e como se constituem os trajetos formativos, os saberes, as dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e quais são as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Esta pesquisa visa aprofundar o conhecimento sobre a profissão e a inclusão do aluno surdo, observando as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos tradutores intérpretes de Libras – Português  (TILSP) em sua atuação profissional. Desse modo, tem por objetivo geral investigar os  trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos TILSP na EPT, assim  como as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Nesse  sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: conhecer os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT; mapear a produção científica sobre a atuação dos TILSP na EPT; investigar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pelos TILSP na sala de aula inclusiva; elaborar um produto educacional para qualificar a atuação dos TILSP na instituição. A metodologia na pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos  dados será realizada por meio da análise de conteúdo. Por fim, espera-se contribuir para  o aprimoramento da atuação dos TILSP, promovendo uma melhor compreensão dos fatores que influenciam seu desempenho e a inclusão de alunos surdos na Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Trajetos formativos;saberes;Tradutores Intérpretes de Libras português;Práticas educativas.

Data da qualificação: 17 de agosto de 2023

Horário: 14h

Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha - Santa Maria RS
Convite Qualificação Nicole

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  • 08/08/23
  • 11h14

Título do projeto: CONTRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Edward Frederico Castro Pessano

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados como proposta do governo federal de qualificar o trabalho, bem como fomentar a ciência e tecnologia no país, comprometidos com a educação omnilateral, portanto, todos os profissionais nesse contexto estão envolvidos no processo educativo. Nesse viés, destaca-se a atuação dos técnicos administrativos em educação vinculados à Coordenação de Registros Acadêmicos, setor de grande importância, pois é a porta de entrada dos discentes, apoio na atuação de docentes e o contato de egressos. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido por esses profissionais emerge como ferramenta para contribuir na educação em EPT e afirmar o trabalho como princípio educativo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do setor de Coordenação de Registros Acadêmicos para o processo educativo na Educação Profissional e Tecnológica. A fundamentação teórica apresenta autores como Pacheco, Frigotto, Ciavatta, Ramos e Grinspun que retratam as políticas públicas em EPT, o trabalho como princípio educativo e os técnicos administrativos em educação, seguindo sobre o setor Coordenação de Registros Acadêmicos na EPT. A proposta da investigação terá enfoque de pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de entrevistas semiestruturadas e análise desses dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Como requisito para conclusão do curso é proposto como produto educacional um ciclo de palestras com temas elencados durante a pesquisa.

Palavras-chave: Formação em Educação Profissional e Tecnológica; Técnicos Administrativos em Educação; Coordenação de Registros Acadêmicos; Trabalho como princípio educativo.

Data da qualificação: 17 de agosto de 2023

Horário: 9h


Local: Auditório da Reitoria IFFAR- Santa Maria

Convite Qualificação Raquel

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  • 07/08/23
  • 11h10

Entre os dias 2 a 4 de agosto, na UFSM em Santa Maria, aconteceu a  VIII Escola de Inverno de Educação Matemática.

Onde tivemos a representação do curso no evento por meio do Prof. Dr. Maurício Lutz (IFFar), juntamente com o Prof. Dr. José Carlos Leivas (UFN), integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), proferiram a mesa responda intitulada: Bate-papo geométrico: possibilidade e reflexões, mediada pela Prof. Dra. Carmen Mathias.

Também foi ofertado pelo GEPGEO o minicurso: Geometria em Ação: desenvolvendo a aprendizagem de conceitos geométricos por meio de um jogo, momento em que foi apresentado o jogo "Geometria em Ação" para professores e graduandos de licenciatura em Matemática.
A oficina foi ministrada por Laura Castro, Maurício Lutz, Cristian Martins e Lucas Link, sob orientação do Prof. Leivas.

 

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  • 07/08/23
  • 10h19

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, teve no período de 16 de junho a 14 de julho a qualificação de mais cinco projetos de dissertação e também de mais uma defesa de dissertação e de produto educacional, vinculados ao programa.
No dia 27 de junho aconteceu a defesa de dissertação e de produto educacional do mestrando Eleandro Soares Rodrigues, da turma 2021, o qual defendeu a dissertação intitulada “Programa Permanência e Êxito do IFFar: uma análise das ações” e o Produto Educacional “Guia de possibilidades para atualização, monitoramento e avaliação do Programa Permanência e Êxito do IFFar”. O trabalho foi orientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e o produto educacional pode ser acessado no portal Educapes no seguinte link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731789
Os trabalhos qualificados são de mestrandos que ingressaram no programa no ano de 2022, e estão listados a seguir:
No dia 16 de junho o trabalho “Percepção dos alunos do EJA sobre a importância das políticas de assistência estudantil, implementação e relação com a permanência e êxito no IFFar- Campus São Borja” de autoria da mestranda Viviani Aparecida Sasso Saraiva e orientado pelo Professor Dr. Ricardo Antônio Rodrigues. O trabalho está vinculado a linha 01 do programa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
No dia 07 de julho o trabalho “A leitura crítica como dispositivo analítico na formação dos Jovens e Adultos: Contribuições da Análise Crítica do Discurso” de autoria da mestranda Rozilene Vizzotto, orientado pela Professora Dra. Letícia Ramalho Brittes e coorientado pela Professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves. O trabalho está vinculado a linha 02 do programa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
No dia 12 de julho o trabalho “Responsabilidade ambiental na formação acadêmica: práticas educativas de um núcleo ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia” de autoria do mestrando Newton del Cueto Gonçalves, orientado pela Professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves.
No dia 14 de julho o trabalho “Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica” de autoria do mestrando Alessandro Vasconcelos de Souza, orientado pela Professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves.
Também neste mesmo dia, foi qualificado o trabalho intitulado “O sentido e o papel da tecnologia na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica” de autoria da mestranda Carine Fraga Sisti, orientado pelo Professor Dr. Ricardo Antônio Rodrigues.
Os três últimos trabalhos mencionados estão concentrados na linha de Pesquisa 01 Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa. Também desejam muito sucesso a mais nova mestra em Educação Profissional e Tecnológica formada no IFFar – campus Jaguari.
(Fotos extraídas das redes sociais dos mestandos e de seus orientadores).

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  • 14/07/23
  • 16h26

Título da Dissertação: BIBLIOTECA DIGITAL COMO MEMÓRIA E SUPORTE AO CICLO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO

Produto Educacional: Biblioteca Virtual do Observatório do Currículo Integrado

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734082

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo:
A utilização de tecnologias é intensificada cada vez mais na sociedade. As bibliotecas digitais são utilizadas por alunos, professores e a sociedade em geral, pois os livros podem ser acessados com facilidade em qualquer lugar do mundo. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma biblioteca digital como memória e suporte ao Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos foi feito um estudo de caso. Como pano de fundo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, seguida de um questionário aos participantes do CECI (alunos e professores). A pesquisa bibliográfica foi feita para compreender a evolução das bibliotecas desde seus primórdios até os dias atuais, analisar os referenciais teóricos que embasam o Currículo integrado, entender o que é o CECI, como organizar a memória do CECI e como a criação de uma biblioteca digital pode contribuir para memória e dar suporte ao Ciclo de Estudos sobre o Currículo Integrado. Além disso, foi realizado um questionário no Google Forms com participantes do CECI para entender as contribuições da Biblioteca Virtual do Observatório do Currículo Integrado, para os estudos coletivos do grupo. Como ferramenta metodológica para a construção e análise dos dados nos aproximamos da Análise Textual Discursiva. Tivemos um ótimo retorno do grupo destacando que uma biblioteca digital vai ser muito importante, pois disponibilizou diversos materiais em um mesmo local o que facilitou o estudo e a pesquisa, organizou diversos textos e autores que discutem o tema com o uso de diferentes mídias o que torna a pesquisa e o estudo coletivo mais dialógico com a comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Palavras-chave: Biblioteca Digital; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo Integrado.

Data da defesa: 04 de agosto de 2023

Horário: 13:30h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Lurdes

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  • 13/07/23
  • 15h50

O Professor Rafael Bueno, docente permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar, está participando do CERME 13 (13° Congresso Europeu de Pesquisa em Educação Matemática).
Na ocasião o Professor apresenta dois trabalhos. Um produzido com a Professora Ana Henriques, da Universidade de Lisboa, e outro com os Professores Diego Lieban, do IFRS, e Zsolt Lavicza, da Universidade Johannes Kepler (Áustria).
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT parabeniza ao professor Rafael pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados e por estar representando o ProfEPT e o IFFar em tão importante evento internacional.

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  • 11/07/23
  • 13h55
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