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Título da Dissertação: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Produto Educacional: Desafios e possibilidades do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739957

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Alex Sandro Gomes Leão

Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. Diante do exposto, problematizamos: As Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino Híbrido contribuem para a construção dos saberes matemáticos necessários à formação no Ensino Médio Integrado? De que forma? O estudo teve como objetivo investigar as contribuições das metodologias ativas aliadas ao ensino híbrido para a aprendizagem da matemática no Ensino Médio Integrado com os docentes do campus São Borja. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos docentes, onde se buscou identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre essas práticas, com intuito de promover a integração e inovação em suas atividades pedagógicas, a fim de instigá-los a descobrir novas possibilidades de ensino mais eficazes. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática.  No entanto, para contribuir com a pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional no formato de um Curso de formação para fomentar os processos de formação continuada dos professores. Com a analise dessa pesquisa deseja-se despertar a inquietude dos docentes na necessidade de repensar novas práticas e assim sinalizar que o ensino híbrido pode abrir inúmeras oportunidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno  tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.


Palavras-chave: Ensino híbrido; Metodologias Ativas,; Ensino da Matemática.


Data da defesa: 11 de dezembro de 2023

Horário: 14h


Local: IFFar, campus São Borja, sala 402

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Adriana T4

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  • 24/11/23
  • 08h30

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 23-11-2023, o Edital ProfEPT Nº 02/2023 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2024.

Nesse contexto, a Comissão  Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 654 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

ATIVIDADE

DATAS*

Data de publicação do Edital

23/11/2023

Inscrições

27/11/23 a 09/01/2024

Período de solicitação de isenções

27/11 a 01/12/2023

Resultado das solicitações de isenções

05/12/2023

Recursos ao resultado das solicitações de isenções

06 e 07/12/2023

Resultado final das solicitações de isenções

11/12/2023

Data limite para pagamento da inscrição

10/01/2024

Divulgação das inscrições homologadas

12/01/2024

Recursos ao resultado das inscrições homologadas

15 e 16/01/2024

Resultado final das inscrições homologadas

19/01/2024

Resultado das solicitações de condições especiais

19/01/2024

Recurso ao resultado de condições especiais

22 e 23/01/2024

Resultado final de condições especiais

26/01/2024

Divulgação do local de realização do ENA

19/02/2024

Realização do Exame Nacional de Acesso

25/02/2024

Divulgação do gabarito

26/02/2024

Recursos ao gabarito 

27 a 29/02/2024

Divulgação do gabarito Final

05/03/2024

Divulgação da nota individual 

06/03/2024

Recursos à nota individual 

07 e 08/03/2024

Resultado Final

13/03/2024

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

14/03 a 28/03/2024

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

A partir de 2 abril de 2024


*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

RESULTADOS

Resultado Final das Inscrições Homologadas - (formato .PDF - Tamanho 570 kb) - divulgado em 19/01/2024

Resultado Parcial das Inscrições Homologadas - (formato .PDF - Tamanho 570 kb) - divulgado em 12/01/2024

EDITAL

Edital - (formato .pdf - tamanho 1503 kb ) - retificado em 04/01/2023

Edital - (formato .pdf - tamanho 819 kb) - retificado em 28/11/2023

Edital - (formato .pdf - tamanho 776 kb) - divulgado em 23/11/2023

Edital em libras - divulgado em 05/12/2023

BIBLIOGRAFIA ENA 2024

Acesse o conteúdo aqui.

INSCRIÇÕES

Clique aqui.



Fonte: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16482-ena24

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  • 23/11/23
  • 13h16

Título da Dissertação: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual

Produto Educacional: Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739894

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes

Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desempenha um papel fundamental na promoção de oportunidades avançadas para estudantes com Deficiência Intelectual (DI), permitindo-lhes adquirir habilidades práticas e técnicas que os capacitam a se tornarem membros produtivos da sociedade. Reconhecendo a importância de adotar as práticas educativas para atender essa população, este estudo responde à pergunta central: “Quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com DI durante a formação na EPT?”. Para tanto, objetivou-se conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com DI. De forma mais específica, identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; e, por fim, a construção de um Produto Educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A construção dos dados’ se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas dos professores participantes. Como forma de contribuir com o processo de formação dos docentes e, consequentemente, melhorar a educação dos estudantes com DI, desenvolvemos o produto educacional: “Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual”. Este recurso está disponível em um ambiente virtual destinado aos professores da EPT,  link https://ead.iffarroupilha.edu.br/enrol/index.php?id=691. As análises das entrevistas revelaram que os professores reconhecem a importância das práticas educativas adaptadas, envolvendo a modificação de materiais e estratégias pedagógicas. Essas adaptações abrangem desde a divisão de atividades em etapas, o uso de recursos online até a criação de atividades lúdicas, além da redução da carga de conteúdos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e agradável. No entanto, as narrativas dos professores também destacam desafios, como a necessidade de aprimorar suas habilidades de ensino, a carência de formação específica, a complexidade de integrar práticas experimentais e a dificuldade em explicar conteúdos complexos de maneira acessível. Isso enfatiza a importância de apoio contínuo e a necessidade de processos de formação e desenvolvimento profissional para garantir o sucesso educacional dos estudantes com DI na EPT.

Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual

Data da defesa: 07 de dezembro de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório IFFar - Santa Maria

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Eliane T4

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  • 22/11/23
  • 08h26

Título da Dissertação: O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O PAPEL DOS DIRIGENTES EM CONTEXTOS DESAFIADORES

Produto Educacional: Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos
Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A presente dissertação, intitulada O Desenvolvimento do Processo Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: O Papel dos Dirigentes em Contextos Desafiadores, teve o propósito de contextualizar a atuação dos dirigentes educacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), frente aos desafios pedagógicos impostos pela pandemia da Covid-19, com foco no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. Está inserida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT. Objetivou-se compreender quais os desafios e as ações pedagógicas empreendidas pelos dirigentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) neste contexto inédito. Nosso intuito foi conhecer as ações pedagógicas que viabilizaram o ensino no período da pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade dessa pesquisa foi contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história desta Instituição, durante a pandemia da Covid-19, a partir das vivências de seus dirigentes, assim como contribuir com a disseminação do conhecimento sobre gestão educacional em contextos desafiadores. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, qualitativa e de estudo de caso, em que o percurso investigativo abarcou diversas dimensões, desde o levantamento bibliográfico e documental até a coleta de dados por meio de entrevistas ou questionários que foram obtidos pelo método da análise de conteúdo com base nos estudos de Bardin (2002). O universo da pesquisa foi composto pelos dirigentes do IFFar, na perspectiva do reitor, do pró-reitor de ensino, dos diretores gerais e diretores de ensino. Entendeu-se que dessa forma conseguimos captar as percepções e os processos decisórios de todos os sujeitos envolvidos nas atribuições de dirigentes. Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi o desenvolvimento de um e-book, intitulado Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades. Assim, os dados coletados permitiram compreender que a transposição do modelo educacional presencial para espaços virtuais revelou a fragilidade do sistema educacional e da condição humana, uma vez que tanto os estudantes quanto os professores não estavam preparados para o uso de plataformas virtuais como recurso central no processo de construção do conhecimento. Contudo, eles também evidenciaram que o Ensino Remoto (ER) foi a alternativa viável no contexto de crise, demandando esforços e investimentos a fim de manter as condições mínimas de ensino.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Dirigentes. Ensino Remoto. Pandemia. Isolamento Social.

Data da defesa: 29 de novembro de 2023

Horário: 14h


Local: IFFar - Campus Santo Augusto

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Verlaine T4

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  • 16/11/23
  • 10h02

Título da Dissertação: Docência na EBPT: saberes docentes e significações na educação prisional 

Produto Educacional: Curso Educação Profissional em Contextos Prisionais 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739393

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo geral: Conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra foi composta por cinco colaboradores, professores vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuaram como docentes em cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasaram o estudo se deu através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2002). Ao final do estudo, elaborou-se, como produto educacional, um curso autoinstrucional, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham, ou que pretendem trabalhar, com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.

Palavras-chave: Docência; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Prisional.

Data da defesa: 23 de novembro de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório da Reitoria IFFar

Convite Defesa Cristian T3

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  • 01/11/23
  • 09h57

Título da Dissertação: Representações sobre a LGBTfobia, uma análise das concepções na EPT no Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Produto Educacional: Vamos falar sobre Gênero e Diversidade Sexual.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739357

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo:
Compreendermos que a escola, por ser um ambiente de pluralidades, fica impossibilitada a hipótese de negar a existência da homoafetividade dentro destes espaços, ao mesmo tempo que, por se tratar de um ambiente de acolhimento e respeito às diferenças, o que esperamos é que a escola seja um ambiente livre de preconceito e discriminação. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
(IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve por objetivo conhecer as representações constituídas no IFFar, com relação às pessoas LGBTQIAPN+. A metodologia utilizada em nossa pesquisa teve fundamentação na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivos e exploratórios, com destaque na modalidade “Relatos de experiência”. A finalidade desta pesquisa foi: a) Identificar e compreender as políticas institucionais desenvolvidas no IFFar e outras ações que acontecem para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; b) Analisar as concepções existentes nos documentos institucionais, e conhecer o trajeto formativo de pessoas LGBTQIAPN+ na Instituição pesquisada, compreendendo como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população
e c) Elaborar um produto educacional visando a participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças. Diante disto podemos concluir que a existência de um núcleo voltado especificamente para as causas de gênero e diversidade sexual, é de extrema relevância para o combate às discriminações e construção de uma sociedade mais tolerante.

Palavras-chave: Diversidade; Educação; Homoafetividade

Data da defesa: 08 de novembro de 2023

Horário: 10h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Paulo T4

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  • 30/10/23
  • 14h08

Título da Dissertação: ATIVIDADES DESPLUGADAS SOBRE ÁLGEBRA DE BOOLE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Produto Educacional: ÁLGEBRA DE BOOLE DESPLUGADA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739104

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz e Profa. Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: Esta dissertação, intitulada: “Atividades Desplugadas sobre Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica: Uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica” tem como objetivo geral analisar as características do ensino de Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), levando em conta as premissas da computação desplugada (CD) e Pedagogia Histórico Crítica (PHC), para responder o problema de pesquisa: de que forma as atividades desplugadas, pautadas na PHC, contribuem na construção de conceitos de Álgebra Booleana na EPT? Na busca por respostas, está registrado nesta Dissertação, uma fundamentação teórica embasada em documentos Institucionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e do Curso Técnico em Informática Integrado, oferecido no Campus São Borja, bem como fundamentações da CD, da PHC do Professor Demerval Saviani e aproximações com a Psicologia Histórico-Cultural,  enraizadas nas mesmas teorias Markxistas. Como fundamentação, registra-se a execução de uma Revisão Sistemática sobre CD na EPT, na perspectiva HC. Em prosseguimento, esta dissertação apresenta o planejamento e realização de uma sequência de quatro aulas, ministradas nas duas turmas de segundo ano do EMI do IFFar – Campus São Borja, pensadas dentro do ciclo da Pesquisa-ação, que permitiu a aplicação do Produto Educacional e teve como objetivo: ensinar a importância da Álgebra de Boole para a Tecnologia e a sua influência no mundo em que vivemos. Para continuidade do ciclo da Pesquisa-ação, apresenta-se a aplicação de respostas em Questionários Semiestruturados e a construção de Mapas Conceituais, por todos os estudantes da aula, bem como o registro das aulas no Diário do Professor. Nas reflexões da avaliação no ciclo da Pesquisa-ação e análise dos dados, relata-se que foi utilizada a Análise de Conteúdo, somente com os dados coletados dos participantes da pesquisa, livres e esclarecidos de acordo comdeterminações do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e as reflexões  registradas do Diário do Professor, para buscar respostas do objetivo da pesquisa que, nesta dissertação, contém o registro descritivo de todas as informações que foram relevantes à pesquisa. Ao final da pesquisa, primeiramente, intenciona-se esclarecer que a sequência Didática, devidamente planejada, levou benefícios ao utilizar o Produto Educacional nas aulas de Hardware II, sobre a Álgebra Boole, onde, considerou-se que houve o estímulo de novos saberes. Ainda, observa-se a intenção de gerar o espírito investigativo da produção científica, ao convidarmos os Participantes da pesquisa, que são estudantes do EPT, para conhecer e refletir os resultados encontrados na mesma, através de publicações acadêmicas, que estimulam o surgimento de novas pesquisas em educação e tecnologia.

Palavras-chave: Informática na Educação; Educação Profissional e Tecnológica; Álgebra de Boole; Computação Desplugada ;Pedagogia Histórico-Crítica.

Data da defesa: 03 de novembro de 2023

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Convite Defesa Cesar

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  • 20/10/23
  • 14h03

ProfEPT divulga bibligrafia do ENA

O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:

1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em:https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

 
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983


3
. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383


4
. ESCURRA, Maria Fernanda. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. n 22. Ano XI., 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.2349637776938861.pdf


5
. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, 2017, p. 847 – 856. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362

 
6. MACEDO, Roberto Sidnei, SÁ, Silvia Michele Macedo de. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n.1, p.324-336, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/macedo-sa.pdf


7
. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167

 
8. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423


9
. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936

 
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em:https://doi.org/10.1590/2175-623664512

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16481-bibliografia24

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  • 06/10/23
  • 13h21

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, realizou na tarde do dia 05 de outubro de 2023, de forma remota,  o II Seminário Local de Autoavaliação.

O Seminário de Autoavaliação é parte de um processo referente a avaliação do quadriênio  2020-2024, e tem por objetivo fomentar a implementação do sistema de autoavaliação do ProfEPT, com vistas à identificação de simetrias que constituem a especificidade de um Mestrado em Rede, de modo a qualificar a formação do discente, o trabalho docente e a produção científica e a atender aos critérios de avaliação da CAPES.

O processo de autoavaliação do ProfEPT está organizado em algumas etapas, a saber:

  1. Mapeamento de concepções, práticas e necessidades de todos os envolvidos no processo de autoavaliação (docentes, discentes, egressos e a coordenação local), por meio de questionários, realizados na plataforma do Observatório do ProfPET. Essa etapa foi realizada no período de 18 a 30 de outubro e teve participação de 95 pessoas vinculadas ao programa.
  2. Realização do  Seminário local de autoavaliação com base nos dados coletados junto a plataforma do observatório, mediante a resposta aos questionários. Esta etapa foi realizada na tarde de 05 de outubro e teve a participação de 60 pessoas vinculadas ao programa. Esta ação contou também com a participação de gestores do IFFar, docentes, discentes e egressos, além da coordenação e secretaria do curso.
  3.  Elaboração do relatório de autoavaliação, que será realizada pela coordenação local do programa com base nos dados coletados no observatório e também das discussões realizadas no seminário de autoavaliação. Este relatório será encaminhado à coordenação nacional do ProfEPT e instrumentaliza a mesma para a realização do seminário nacional de autoavaliação que acontece ainda em 2023 com a participação das 40 Instituições de Ensino que compõem o ProfEPT.
  4. Realização de Seminário nacional de autoavaliação, ainda no ano de 2023 para discussões e encaminhamentos relativos ao programa em nível nacional. Esta ação é coordenada pelo NAPE - Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT e permitirá  a organização de planejamento estratégico do programa para o programa no próximo quadriênio.

Durante o II Seminário local de autoavaliação foram trabalhadas e exploradas dimensões que são avaliadas pela CAPES, a saber: Programa, Formação e Inserção Social, sendo que os diferentes sujeitos envolvidos no processo avaliaram indicadores e aspectos dentro destas três dimensões e, mediante estas avaliações também foram constituídas sugestões e propostas para qualificação e melhoria do programa em nível local e nacional.

A Coordenação Acadêmica Local agradece aos participantes do Seminário com a certeza que juntos estamos fazendo o programa crescer. 

A seguir um  registro fotográfico da atividade desenvolvida .

 

iiSemauto

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  • 06/10/23
  • 13h18

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, teve no mês de agosto de 2023 a qualificação de mais seis  projetos de dissertação vinculados ao programa, conforme descrito a seguir.

Dia 30/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física”, de autoria do mestrando Felippe Flain Pires Santos, orientado pelo professor Dr. Mauricio Ramos Lutz e Coorientado pelo professor Dr. Fábio Rossi.

Dia 24/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT”, de autoria do mestrando Carlos Roberto Pereira da Costa, orientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.

Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O que é ser negro no Brasil? Reflexões sobre os critérios de acesso à política de cotas”,  de autoria da mestranda Darlene Honório Medeiros, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher e Coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler.

Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos”,  de autoria da mestranda Valéria Soares Rodrigues, orientada pela professora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Coorientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz.

Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Dificuldades e potencialidades da atuação do tradutor intérprete de Libras - Português nos cursos técnicos integrados na EPT”, de autoria da mestranda Nicole Hack, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher.

Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Contribuições da coordenação de registros acadêmicos na formação em educação profissional e tecnológica”, de autoria da mestranda Raquel Pereira Martins, orientada pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.

Dos trabalhos qualificados, três pertencem a linha de pesquisa 1 “Práticas Educativas em EPT” e outros três a linha de pesquisa 2 “Organização e memórias dos espaços pedagógicos na EPT”

A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa. 

A seguir alguns registros fotográficos encaminhados pelos mestrandos ou extraídos das redes sociais.

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  • 31/08/23
  • 08h15
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