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O ProfEPT oferta 654 vagas, em 39 institutos federaisinstituições associadas de todo o Brasil.

As inscrições para o ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica até o dia 9 de janeiro e o pagamento da taxa de inscrição para o dia 10 de janeiro de 2024. Este ano, são ofertadas 654 vagas, distribuídas entre 39 instituições associadas de todo o Brasil. As vagas são destinadas à ampla concorrência e aos servidores do quadro permanente ativo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Colégio Pedro II.

A inscrição será feita pela internet, no endereço https://profept.selecao.net.br/index/abertos/. A taxa de inscrição é de R$ 150. É possível pedir a gratuidade da taxa até o dia 1° de dezembro. Têm o direito à gratuidade os candidatos que preencherem os requisitos previstos no edital, dentre os quais está ser inscrito no CadÚnico.

A seleção será feita por meio de uma prova, marcada para 25 de fevereiro. Acesse a página do edital para ver todas as informações.

O ProfEPT
O curso tem como objetivo proporcionar formação na área, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. Isso é feito por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

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  • 04/01/24
  • 12h02

No período de 23 de novembro  a 21 de dezembro de 2023, o ProfEPT do IFFar teve a realização de 10 bancas de trabalhos de conclusão de curso. Neste período, foram apresentados relatórios de dissertação e produtos educacionais desenvolvidos por mestrandos ingressantes no programa no ano de 2021 e de 2022.

Dos trabalhos apresentados, 6 estão centrados na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT e 4 na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na EPT.

Esse é um momento importante  para o programa pois representa a finalização de um ciclo onde a grande maioria da turma 2021 apresenta seus trabalhos e em que o primeiro trabalho da turma 2022 é apresentado.

A seguir estão listados os trabalhos apresentados, com título da dissertação e do produto educacional destacando seus autores e orientadores.

Também são apresentados alguns registros fotográficos dos momentos das bancas, os quais foram extraídos das redes sociais dos mestrandos e docentes.

  • Mestranda Luciana Paslauski Knebel, orientador  Dr. Adão Caron Cambraia

Título da Dissertação: Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica - EAD do IFFar: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do currículo integrado

Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

 

  • Mestranda Carina Deolinda da Silva Lopes, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Título da Dissertação: A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Produto Educacional:  A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

 

  • Mestrando Sebastião Saraiva Neto,  orientadora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos.

Título da Dissertação:Contribuições, historicidade e memórias do Campus São Vicente do Sul.

Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR

 

  • Mestrando Jonatan Jean Silveira da Silva, orientadora  Dra. Catiane Mazocco Paniz e coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Título da Dissertação: Estratégias educativas em saúde no Instituto federal Farroupilha: desafios e possibilidades a partir do ensino médio integrado.

Produto Educacional: A utilização dos três momentos pedagógicos na educação em saúde: um guia didático para o ensino médio integrado.

 

  • Mestranda Rosinara Ribeiro dos Santos Cornelio, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Título da Dissertação: COVID-19 e o retorno às atividades escolares presenciais: protocolos e orientações na percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado.

Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção

 

  • Mestranda Susi Mara da Silva Alves, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da Dissertação: Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT

Produto Educacional: Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo

 

  • Mestranda Adriana Andrade Bastos, orientadora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Título da Dissertação: Desafios e possibilidades do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Desafios e possibilidades do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

 

  • Mestranda Eliane Teresinha Sousa, orientador  Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da Dissertação: Práticas educativas na EPT: Processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.

Produto Educacional: Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual

 

  • Mestranda Verlaine Denise Brasil Gerlach, orientadora Dra. Daniela Copetti Santos e Coorientadora Dra. Letícia Ramalho Brittes

Título da Dissertação: O desenvolvimento do processo pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: o papel dos dirigentes em contextos desafiadores.

Produto Educacional: Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades

 

  • Mestrando Cristian Ericksson  Colovini, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da dissertação: Docência na Educação Profissional: saberes docentes e significações na educação prisional 

Produto educacional: Curso Educação Profissional em Contextos Prisionais

 

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  • 21/12/23
  • 15h49

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) iniciou o Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional. As inscrições vão de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024.

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O curso de mestrado do ProfEPT é oferecido por diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFFar oferece 24 vagas no Campus Jaguari, sendo que 50% delas são reservadas para servidores de Institutos Federais.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site do ProfEPT, de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição tem o valor de R$150,00. A seleção se dá por meio de uma prova, denominada Exame Nacional de Acesso. Ela será aplicada presencialmente no dia 25 de fevereiro de 2024 nas instituições que oferecem vagas, como o IFFar – Campus Jaguari. A bibliografia da prova está disponível neste link.

De acordo com o Edital de Seleção, o ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, reconhecido pela Capes/MEC. Visa a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

As pesquisas desenvolvidas no curso de mestrado do ProfEPT devem estar em consonância com uma de suas duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

As informações completas estão disponíveis Edital ProfEPT nº 02/2023.

Fonte: Secom

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  • 15/12/23
  • 09h09

Do dia 20 a 24 de maio de 2024, o ProfEPT do IFFar realizará em parceria com diversas intituições  os eventos XXIII ENACED, III SIEPEC e o  V ENTECI, na UNIJUI, na cidade de Ijuí-RS. 
Em breve serão publucadas mais informações.

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  • 07/12/23
  • 18h38

Título da Dissertação: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO

Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740211

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Patrícia Grasel da Silva  

Resumo: A presente pesquisa intitulada “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para desenvolvimento do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar. Está inserida na linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 5 – Organização do currículo integrado na EPT. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os professores formadores. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos as entrevistas. Nas análises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Com isto contribuir com a formação de professores e como produto educacional foi desenvolvido um curso de formação MOOC sobre o Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica no ambiente virtual da plataforma de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.

Palavras-chave: Formação Pedagógica; EAD; Currículo Integrado.

Data da defesa: 21 de dezembro de 2023

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Augusto 

 

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Banca Luciana T5

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  • 06/12/23
  • 13h04

Título da Dissertação: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO  ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

Produto Educacional: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO  ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740207

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Elenise Felzke Schonardie

Resumo: A pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se      sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).  Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto. 

Palavras-chave: Conflitos; Formas alternativas; IFFar; Qualificação permanente.

Data da defesa: 15 de dezembro de 2023

Horário: 13:30h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Carina T4

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  • 05/12/23
  • 08h25

Título da Dissertação: CONTRIBUIÇÕES, HISTORICIDADE E MEMÓRIAS DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740180

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O Campus São Vicente do Sul, em sua trajetória de constituição formativa e educacional, viveu inúmeras etapas, as quais foram demarcadas com significativas transformações estruturais e legais. Essas mudanças, desde a sua origem, sempre estiveram ligadas à qualidade do ensino ofertado e ao empenho de toda a comunidade escolar, tornando- se, assim, uma instituição referência para a região. Relembrar e reviver o passado é buscar resgatar as memórias, a história, os fatos marcantes e relevantes, de maneira que, trazer para o presente, tem uma importância muito maior, para se ter um futuro com melhores condições de vida. Nesse sentido, é preciso escutar, dialogar, buscar dados com as pessoas partícipes dessa história, com a comunidade do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) e demais sujeitos, pois a história institucional está ligada à vida, às relações e aos trajetos formativos dos sujeitos, das pessoas que passaram pela instituição. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como o Instituto Federal Farroupilha - campus SVS na sua constituição histórica, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico local e regional? Como objetivo geral: Analisar a trajetória do Campus Iffar – SVS, suas diferentes fases e transformações e suas contribuições para a comunidade local e regional. Para obtenção dos dados utilizou-se questionários e para análise dos dados Análise Textual Discursiva (ATD).

Palavras-chave: Memória Institucional; Educação Profissional; Desenvolvimento Regional

Data da defesa: 15 de dezembro de 2023

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Sebastião T4

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  • 04/12/23
  • 11h21

Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: A UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740161

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no macroprojeto organização do currículo integrado na EPT, e teve como objetivo: compreender de que forma ocorrem os processos de educação em saúde no ensino médio integrado à luz das ações desenvolvidas nos campi com moradia estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Farroupilha. A temática escolhida foi influenciada por minhas vivências  profissional e acadêmica, previamente decorrentes da formação e atuação como Enfermeiro Especialista em Saúde da Família e posteriormente da atuação como Técnico Administrativo em Educação, colaborando na formação de Enfermeiros. Corroborou para isso também, a relação intrínseca entre educação e saúde, onde a ausência de uma implica na inobservância da outra, discussão proposta à reflexão neste pesquisa. Assim, procurou-se fazer uma aproximação neste estudo das bases teóricas do ensino médio integrado, e da educação em saúde, tendo em vista salientar a inter-relação existente entre as mesmas. A metodologia de abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso, compreendeu o cenário investigativo dos campi com moradia estudantil do IFFar, contemplando como sujeitos, os profissionais da assistência estudantil e os professores do ensino médio integrado (EMI). A coleta de dados fundamentou-se na análise documental de documentos públicos do EMI, e num questionário semiestruturado, formato online, no Google Forms, direcionado aos participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos nortearam-se pelas resoluções: nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº 510, de 07 de abril de 2016. A pesquisa apontou a existência de um grande aparato de atenção à saúde dos discentes no IFFar, com dispositivos legais delimitados a partir da Política de Atenção à Saúde dos Discentes, do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projetos Pedagógicos de Curso, além da diversidade de profissionais da saúde e a presença de setores específicos para atenção em saúde. Além disso, foi possível identificar diversas ações exitosas relacionadas à educação em saúde, embora as mesmas em maioria estejam associadas a iniciativas individuais ou setoriais, o que sinaliza a necessidade de aperfeiçoamento dos processos interdisciplinares e intersetoriais, para que de fato a transversalidade do tema saúde ocorra. Outrossim, destaca-se a necessária continuidade das ações voltadas  ao fortalecimento das premissas do ensino médio integrado, bem como o fomento ao desenvolvimento de planejamentos de educação em saúde de forma longitudinal, que integrem os sujeitos de forma interdisciplinar e intersetorial, tanto quanto promovam a Política de Atenção à Saúde dos Discentes. 

Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino Médio Integrado; Saúde na Escola.

Data da defesa: 14 de dezembro de 2023

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite defesa Jonatan T4

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  • 01/12/23
  • 16h30

Título da Dissertação: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740157

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Haury Temp e Dr. Renato Xavier Coutinho

Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica sendo realizado com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte de Informática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19. Desenvolvido por meio de uma intervenção didática durante as aulas remotas da disciplina de educação física. A pesquisa é caracterizada como quantitativa e qualitativa, sendo que na primeira etapa foi encaminhado via e-mail  questionário embasado nos protocolos de biossegurança do Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle do novo coronavírus do IFFAR, e na segunda etapa a partir das respostas dos alunos ao questionário, a pesquisadora realizou a intervenção durante os momentos síncronos das aulas, promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus nos contextos familiar, educacional, da saúde, da sociedade e do trabalho. Os participantes compartilharam suas percepções e experiências a partir da criação de orientações em forma de materiais criativos que foram apresentados na terceira etapa do estudo, reforçando os cuidados preventivos e estimulando o protagonismo dos alunos na divulgação das orientações para a prevenção da COVID 19, colaborando para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais. A partir da análise dos dados coletados quantitativos e qualitativos conclui-se que os estudantes são conhecedores dos protocolos de biossegurança. A pesquisa resultou no desenvolvimento de uma sequência didática para prevenção da COVID 19.

Palavras-chave: COVID-19; Retorno Presencial; Protocolos de Biossegurança; Práticas Educativas  

Data da defesa: 14 de dezembro de 2023

Horário: 13:30


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Rosinara T4

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  • 01/12/23
  • 08h07

Título da Dissertação: PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT.

Produto Educacional: Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740066

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Liliane Ferrari Giordani e Dra. Tânia Micheline Miorando (Suplente)

Resumo: As práticas educativas voltadas para o ensino de estudantes surdos em ambientes inclusivos na educação básica profissional representam um campo de estudo relativamente recente e ainda pouco explorado nos contextos educacionais dos Institutos Federais. Dada à importância das  práticas educativas como agentes de mudança significativa tanto para os educadores quanto para os educandos, surgiu a presente proposta de investigação intitulada “Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT”. Este estudo tem como intuito compreender as práticas educativas oferecidas aos estudantes surdos e suas possíveis repercussões  no processo de inclusão, considerando o ensino e a aprendizagem na educação básica, como ensino integrado nos Cursos Técnicos oferecidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas educativas destinadas aos estudantes surdos nos cursos de ensino integrado no Instituto Federal Farroupilha, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos incluem mapear as principais práticas educacionais disponibilizadas e identificar os desafios enfrentados por docentes e discentes, visando fornecer uma análise reflexiva das relações que se estabelecem nos espaços educacionais investigados. Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na Linha de pesquisa 1 : Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto 02 - inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT e 03- Práticas Educativas no Currículo Integrado. Culminará na criação de um recurso educacional  que possa auxiliar como formação permanente e contínua como Produto Educacional. Esse recurso será desenvolvido a partir das narrativas que destacam as dificuldades e necessidades apontadas pelos participantes durante a pesquisa, com o propósito de contribuir na qualidade do processo de ensino para estudantes surdos em ambientes inclusivos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa adotará a abordagem de base qualitativa. A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma exploração aprofundada das experiências e percepções durante o percurso da pesquisa. Em relação às bases epistemológicas da EPT, são apresentados conceitos para a formação integral, omnilateral e humanizadora, que se configuram com a visão filosófica na educação profissional EPT . No contexto das práticas educativas, buscou-se abordagens pedagógicas que visem a uma educação inclusiva, crítica, libertadora e transformadora, independentemente das diferenças. Os resultados obtidos constituem se nos dados apurados no decorrer da pesquisa, bem como na validação do produto educacional ofertado a partir das narrativas apontadas pelos participantes, com vistas a contribuir na qualidade da formação ofertada no processo de ensino para os estudantes surdos em contexto de inclusão na EPT.

Palavras-chave: Práticas Educativas;  Inclusão e estudantes surdos;  Ensino Integrado na EPT.

Data da defesa: 12 de dezembro de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório Reitoria- Santa Maria

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Susi T4

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  • 29/11/23
  • 09h22
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