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Título do projeto: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Alex Sandro Gomes Leão

Resumo:
Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido e metodologias ativas no ensino da Matemática em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha IFFar – Campus São Borja. Esta pesquisa busca identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre as TDIC no intuito de promover a integração e inovação em suas práticas pedagógicas a fim de instigá-los a buscar novas alternativas de ensino mais eficazes. O referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática. A pesquisa poderá sinalizar que o ensino híbrido pode abrir múltiplas possibilidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.



Palavras-chave: Ensino híbrido; Metodologias Ativas; Ensino da Matemática.

Data da qualificação: 19 de agosto de 2022

Horário: 14h


Local: IFFar - Campus São Borja

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  • 10/08/22
  • 16h45

Título do projeto: A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONVÍVIO EMPÁTICO E RESPEITOSO 

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Carolina Salbego Lisowski

Resumo: Sendo o ambiente escolar um lugar de socialização, onde acontece o desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções, emergem diferentes formas de conflitos entre seus personagens. O trabalho com o uso da Comunicação Não Violenta e o auxílio da metodologia dos Círculos de Construção de Paz para aprimorar a comunicação empática por meio do diálogo, facilitar a integração social, firmar vínculos entre os envolvidos no ambiente escolar, promovendo um reflexo na aprendizagem. Busca-se investigar como a utilização da Comunicação Não Violenta pode ser uma estratégia para o convívio empático e harmonioso na prevenção de conflitos na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS; compreender como a Comunicação Não Violenta pode colaborar nas ações de uma cultura de paz nos ambientes escolares; avaliar de que forma a Metodologia dos Círculos de Construção de Paz pode ser uma contribuição para o convívio harmonioso e empático, numa visão diferenciada na solução de conflitos; proporcionar aos servidores, professores e estudantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS, a vivência da Comunicação Não Violenta e os Círculos de Construção de Paz como uma ferramenta na formação omnilateral, através de formações continuadas e grupos de estudos; produzir um guia em conjunto com o grupo de estudos/trabalho/encontros, visando uma educação pautada em valores, educação para paz a partir da Comunicação Não Violenta e dos Círculos de Construção de Paz. Tendo como problema de pesquisa “Como a comunidade escolar (professores, servidores, estudantes) fazendo uso da CNV podem tornar suas relações interpessoais mais empáticas, respeitosas para o convívio no cotidiano?”. Para o presente estudo a metodologia utilizada será a qualitativa, através da técnica de grupo focal.

Palavras-chave: Comunicação Não Violenta; EPT; Vivências

Data da qualificação: 17 de agosto de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

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  • 10/08/22
  • 16h14

Título do projeto: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Haury Temp, Dr. Gustavo Pinto da Silva

Resumo:
Quando os primeiros casos de uma pneumonia misteriosa, acometeu moradores da cidade chinesa de Wuhan e em 31 de dezembro de 2019 foram notificados, ninguém imaginou que o mundo estava prestes a enfrentar a maior pandemia da história, responsável por 14,9 milhões de óbitos em todo o mundo, dos quais mais de 600.000 foram no Brasil. Com o avanço das pesquisas sobre a doença, vacinas foram criadas e grande parte da população imunizada, tornou-se possível a abertura das escolas e o retorno às atividades presenciais, mesmo diante do surgimento de novas cepas do coronavírus causando novas contaminações. Diante deste cenário, constatou-se a necessidade de  realizar um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19 e a partir das constatações sugerir aos alunos a elaboração de orientações em forma de materiais criativos que contribuirão para reforçar os cuidados preventivos e ao mesmo tempo estimular o protagonismo dos alunos na divulgação das medidas de prevenção à COVID 19,  promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada  pelo novo coronavírus no contexto familiar, educacional, social e do trabalho. Onde pretende-se, através da criação de uma cartilha com orientações e cuidados preventivos, como produto educacional, colaborar para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais, contribuindo para a formação integral dos alunos.



Palavras-chave: COVID 19; Retorno presencial;  Protocolos de prevenção.

Data da qualificação: 06/07/2022

Horário: 09h


Local: Auditório da Reitoria

Convite Qualificação Rosinara

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  • 05/08/22
  • 08h37

A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, na opção "Inscrição". Inscrições prorrogadas até o dia 10 de agosto de 2022.

Para mais informações acesse: https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/XXIIEnaced/submissao-de-trabalhos

 

APRESENTAÇÃO

Durante os dias 13, 14 e 15 de setembro serão realizados o XXII Encontro Nacional de Educação, II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. A realização destes quatro eventos, de modo colaborativo, marcarão os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (Unijuí), na articulação e interação com diversos cursos de pós-graduação e instituições parceiras: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).

Os eventos apresentam como temática central: Temas Urgentes na Educação Contemporânea, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas, a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Estará em debate uma educação inclusiva, equitativa, respeitosa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam.

Assim, o evento como um todo, contribui com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresenta alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão sobre um programa que se preocupa com uma educação de qualidade e que percebe a urgência do desenvolvimento de uma formação cidadã das novas gerações.

Fonte: https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/XXIIEnaced

 

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  • 02/08/22
  • 14h24

Título do projeto: Representações sobre a homofobia: Uma análise das concepções na EBPTT

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Coorientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório na linha de organização e memórias de espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica do Mestrado em Educação Profissional Técnica e Tecnológica – ProfEPT e busca saber quais são as  representações e ações acerca da população LGBTQIA+ instituídas em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do RS. Nessa pesquisa abordaremos aspectos subjetivos do comportamento humano, nesse caso, as relações sociais dos LGBTQIA+, sob a perspectiva de como é sua ambientação numa Instituição de Ensino do RS. Como metodologia faremos um estudo de caráter exploratório valendo-se de entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos NUGEDIS e 2 (dois) discentes de 9 (nove) campus do Instituto Federal Farroupilha, e, utilizando da Análise de Conteúdo de Bardin pretendemos descobrir quais as representações construídas e ações executadas na Instituição com relação às pessoas LGBTQIA+; identificando os documentos em relação ao NUGEDIS e outras ações institucionais para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; analisar as concepções existentes nos documentos institucionais em relação ao público LGBTQIA+ e as possíveis ações a fim de erradicar os preconceitos com as pessoas LGBTQIA+; compreender o papel do NUGEDIS para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; conhecer o trajeto formativo dessas pessoas na Instituição a ser pesquisada e compreender como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população; elaborar um produto educacional visando a
participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças.

Palavras-chave: Diversidade; Educação; Homoafetividade.

Data da qualificação: 12 de agosto de 2022

Horário: 10h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

 

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  • 02/08/22
  • 10h01

Título da Dissertação: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: Cartilha Pedagógica da EPT

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705424

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes e Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho propugna reflexões pedagógicas sobre a real importância da Didática na determinação das abordagens metodológicas, considerando subsidiariamente a influência simultânea das múltiplas variáveis explícitas ou subjacentes à referida relação, as quais costumam ser consideradas imprescindíveis para o êxito da empreitada educativa, investigando prioritariamente a relevância da Didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Metodologicamente este trabalho consubstancia-se a partir do levantamento bibliográfico das obras aqui referenciadas que expressam as inúmeras concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Foi utilizado o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a compilação das obras referidas, realizou-se a análise interpretativa de seus principais conceitos e suas relações com os objetivos desse trabalho. A pesquisa bibliográfica efetuou-se a partir de livros e artigos científicos, enquanto a análise qualitativa de dados efetivou-se mediante o método dialético, pelo fato desta abordagem fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este trabalho também contém os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os estudantes da EPT. O referido produto educacional foi fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outras concepções importantes abordadas na área da Educação. Assim, esta escrita evidencia a imprescindibilidade da constante reflexão didática sobre as metodologias e abordagens adotadas para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: didática; omnilateralidade; politecnia

Data da defesa: 04 de agosto de 2022

Horário: 10h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Carlos

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  • 22/07/22
  • 10h29

O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.

O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).

Data de publicação do Edital 04/07/2022
Período de Inscrições 04/07/2022 a 05/08/2022
Resultado Parcial 17/08/2022
Recursos 18/08/2022
Resultado final 23/08/2022

* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022 

EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS

Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022

Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022

Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)

Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)

Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx -  tamanho 196kb)

Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)

Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s

Publicado em Editais

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  • 04/07/22
  • 11h05

O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.

O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).

Data de publicação do Edital 04/07/2022
Período de Inscrições 04/07/2022 a 05/08/2022
Resultado Parcial 17/08/2022
Recursos 18/08/2022
Resultado final 23/08/2022

* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022 

EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS

Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022

Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022

Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)

Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)

Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx -  tamanho 196kb)

Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)

Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s

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  • 04/07/22
  • 10h19

Título da Dissertação: ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.

Produto Educacional: GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODINÂMICA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes

Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional com as TIC (tecnologia de informação e comunicação) e a plataforma Arduino, através do desenvolvimento do produto educacional: Guia Didático Práticas Iniciais de Robótica com Arduino Aplicada a Eletrodinâmica com o propósito de estimular o ensino e a aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática em sala de aula de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso em sala de aula das TIC (celular, computador, software de simulação computacional, entre outros). Para viabilizar esta condição, foi desenvolvido um Guia didático sobre o uso da robótica educacional que será avaliado por professores de física do ensino médio integrado do IFFar campus Jaguari e Santa Rosa para avaliar sua usabilidade. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário desenvolvido na plataforma Google Forms. Com a posterior análise e interpretação dos dados utilizando o método de análise: System Usability Scale (SUS) para mensurar a usabilidade e aceitabilidade do Guia Didático por parte dos Docentes em física. 

Palavras-chave: Robótica educacional; Eletrodinâmica; Guia didático.

Data da defesa: 08 de julho de 2022

Horário: 14:00


Local: Auditório da Reitoria

Convite Defesa Maisson

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  • 24/06/22
  • 13h16

Título da Dissertação: PERSPECTIVA DA CERTIFICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA EM UMA UNIDADE MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Produto Educacional: Curso de Formação Continuada de Extensão - Auxiliar de Cozinha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704747

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr.Gustavo Pinto da Silva

Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Continuada de Extensão, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – configura-se como uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, por se tratar de um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Exército associadas ao Instituto Federal Farroupilha podem auxiliar na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção desses militares no mundo do trabalho após o serviço militar. Neste cenário, a pesquisa tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um curso profissionalizante de extensão IFFar e Exército Brasileiro, detectando os fatores que influenciam no interesse dos alunos pelos cursos profissionalizantes, o perfil dos jovens alistados e dos que prestam Serviço Militar Obrigatório, a importância dos cursos de capacitação para a vida profissional dos alunos e analisar o processo de construção dos cursos profissionalizantes, apontando aspectos positivos e negativos a partir das percepções dos alunos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2021 que realizaram um curso profissionalizante, com o tema Curso de Formação Continuada de Extensão – Auxiliar de Cozinha. Perante os resultados conclui-se que o interesse pelos cursos não se resume ao diploma, e sim ao papel que essa oportunidade de qualificação representa para o ingresso no mundo do trabalho, praticamente 60% dos jovens, que ingressam no exército todos os anos na região deste estudo, não concluíram o Ensino Médio. Neste sentido, a importância está em ampliar as possibilidades de crescimento intelectual, social e mesmo financeira com novas oportunidades de formação. Como aspecto positivo encontramos a possibilidade de que ao concluírem seu tempo de serviço militar eles possam retornar a sociedade mais qualificados, com a realização de cursos de extensão, com vistas ao desenvolvimento integral do ser humano, resolução de problemas concretos, geração de idéias e oportunidades de capacitação, de modo que os conteúdos e experiências vivenciados tenham relevância em seu cotidiano, expandindo-se inevitavelmente para suas vidas.

Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Continuada de Extensão.

Data da defesa: 08 de julho de 2022

Horário: 09h

Local: Auditório da Reitoria do IFFar - Santa Maria

Convite Defesa Anders

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  • 24/06/22
  • 09h01
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