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Nos dias 10 e 11 de junho de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFFar realizou uma atividade formativa denominada “Análise Textual Discursiva (ATD): conversa sobre a teoria e a prática”.

A atividade foi realizada em parceria com docentes e discentes do Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Profa. Dra. Maria do Carmo Galiazzi, Prof. Dr. Valmir Heckler e Prof. Me. Willian Rubira da Silva.
A atividade formativa é parte do “Ciclo de estudos formativos no espaço do Mestrado Profissional ProfEPT”, oferecido aos discentes, docentes e egressos do curso.
Trata-se de um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do programa com o objetivo de promover um espaço de reflexão para aprofundar as discussões desenvolvidas no espaço de componentes curriculares ofertados no curso e qualificar a formação de todos os envolvidos.
Publicado em Notícias
- 14/06/21
- 13h38
Título da Dissertação: PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RS: PERSPECTIVAS EM FORMAÇÃO DOCENTE
Produto Educacional: CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS NA PLATAFORMA MOODLE
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598192
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, e Dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira
Resumo: A formação docente se relaciona diretamente ao desenvolvimento das condições que permeiam o trabalho do professor, nos vários contextos que este se inclui. Nesse sentido, o presente estudo evidenciou a figura da professora não licenciada (bacharéis e tecnólogas) atuante em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Sul (RS), partindo do seguinte questionamento: como ocorre a construção da identidade docente de professoras não licenciadas? Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: mapear as produções científicas que discutissem a formação docente de professores não licenciados na EPT (Educação Profissional e Tecnológica); compreender as representações da docência de professoras não licenciadas atuantes na EPT; conhecer os trajetos formativos e os saberes destas docentes; analisar as possíveis influências da formação pedagógica em sua práxis docente e implementar um curso de formação permanente em ambiente virtual com base em suas demandas formativas. Assim, com base nas discussões de Josso (2002; 2004), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Moura (2008), Oliveira (2000; 2004; 2006; 2009) entre outros buscamos conhecer os aspectos relacionados à constituição da(s) identidade(s) docente(s) na EPT. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa que procurou promover a produção de significados (TRIVIÑOS, 1987) por intermédio da realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos foi fundamentada na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), elencando categorias que auxiliaram a leitura analítica das narrativas produzidas. Porquanto, como forma de contribuir com o panorama da formação de professores na EPT foi desenvolvido como produto educacional um curso de formação permanente na esfera virtual. Além disso, constatamos que as professoras não licenciadas atribuem amplo sentido aos saberes consolidados pela experiência, que buscam o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o conhecimento pedagógico e que por meio da autoformação redefinem o seu papel diante dos processos de formação docente. Por fim, o estudo tem a intenção de contribuir com o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, sendo espaço de diálogo acerca da docência na/para EPT.
Palavras-chave: Professoras não licenciadas; Educação Profissional e Tecnológica; Formação de professores. Identidade docente.
Data da defesa: 24 de maio de 2021
Horário: 14h
Local: https://youtu.be/Xoindh39nNE
Publicado em Notícias
- 11/05/21
- 13h46
No dia 11/05/2021 o Servidor do Campus Jaguari Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher e a mestranda do Profept Ana Paula da Costa Alves, ministrarão Palestra na 3ª Semana de Capacitação de Servidores do IFRS – Campus Erechim que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2021. A fala se vincula a Mesa Redonda intitulada: “Problematizando as ações de formação permanente na contemporaneidade”.
Interessados poderão participar pelo link: Https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dde-erechim

https://www.iffarroupilha.edu.br/noticias-profept?start=300#sigProId67c11e63fe
Publicado em Notícias Jaguari
- 10/05/21
- 18h10
No dia 11/05/2021 o Servidor do Campus Jaguari Vantoir Roberto Brancher e a mestranda do Profept Ana Paula da Costa Alves, ministrarão Palestra na 3ª Semana de Capacitação de Servidores do IFRS – Campus Erechim que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2021. A fala se vincula a Mesa Redonda intitulada: “Problematizando as ações de formação permanente na contemporaneidade”. Interessados poderão participar pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dde-erechim.
Publicado em Notícias
- 10/05/21
- 15h51
Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).
O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página.
Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21
Fonte: IFFAR
Publicado em Editais
- 05/05/21
- 09h54
Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).
O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página.
Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21
Fonte: IFFAR
Publicado em Notícias
- 05/05/21
- 09h54
Mais informações sobre o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica:
- o ensalamento para as sessões de comunicações orais;
- as orientações para a apresentação das sessões de comunicações orais;
- links de acesso para as conferências e palestras;
- data e horário da abertura da mostra de Produtos Virtuais;
- data e horário e link para acesso ao lançamento de livros.
Publicado em Notícias
- 03/05/21
- 15h44
Título da Dissertação: O Trabalho como Princípio Educativo no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu
Produto Educacional: Proposta de Formação inicial e continuada para a Educação Profissional e Tecnológica
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598157
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, e Dra. Silvana Aparecida de Souza
Resumo: O Trabalho como Princípio Educativo é uma das categorias centrais da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Nessa direção, apoiamo-nos em Saviani (2007) ao afirmar que o vínculo Educação e Trabalho é ontológico-histórico, somente o homem trabalha e educa. Ramos (2008) colabora com essa discussão nos apontando que os educandos devem compreender que somos seres de trabalho e que todos devemos atuar no mundo do trabalho com uma consciência emancipatória. Entretanto, o que se observa de forma empírica é que a compreensão do Trabalho como Princípio Educativo não se efetiva com facilidade na proposta do EMI. A presente pesquisa busca compreender melhor essa relação entre trabalho e educação. Para tanto, a investigação foi realizada no Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu e centrou-se em Identificar o entendimento que os professores e os estudantes, especialmente os docentes, possuem da categoria Trabalho como Princípio Educativo na perspectivada da proposta do EMI. A pesquisa tem caráter qualitativo com o enfoque crítico-participativo e uma visão histórico-estrutural pautada no método dialético. A investigação se desenvolveu por meio da pesquisa participante pelo fato do pesquisador trabalhar na instituição investigada. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Após o levantamento e análise dos dados foi possível identificar que a grande maioria dos professores e estudantes da instituição investigada, tem o entendimento de que a EPT, o EMI e a premissa do Trabalho como Princípio Educativo são conceitos voltados para a preparação para o mercado de trabalho. Esse entendimento da EPT como fator de inserção no mercado de trabalho está enraizada na educação brasileira e é disseminada pela ideologia capitalista, entretanto, superar essa visão pragmática e utilitarista é imperativo para se construir uma educação emancipatória e integral. Esta possibilidade se encontra na categoria da contradição e se materializa nos IFs na proposta do EMI. Nessa direção, verificou-se a necessidade de propiciar um espaço formativo para os docentes que discutam a relação entre trabalho e educação, concepções de EMI e EPT e uma formação político-pedagógica nesse horizonte. Ao percorrer o percurso teórico, identificou-se que a Pedagogia Histórico-Crítica se configura enquanto uma teoria contra-hegemônica em relação as pedagogias tradicionais e, portanto, se configura como uma alternativa teórico-metodológica para orientar a prática educativa na proposta do EMI. Assim sendo, após o percurso teórico e metodológico percorrido foi desenvolvido e ofertado como um dos resultados da pesquisa, uma proposta de formação em EPT para os docentes da instituição investigada. Na busca de contribuir na construção de práticas educativas que permitam aos estudantes uma leitura de mundo mais ampla sobre o mundo do trabalho questionando suas relações de exploração é que se coloca essa pesquisa.
Palavras-chave: Palavras-Chave: Trabalho como Princípio Educativo; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Pedagogia Histórico-crítica.
Data da defesa: 29 de abril de 2021
Horário: 10h
Publicado em Notícias
- 20/04/21
- 10h28
Foi publicada hoje, no site https://www.even3.com.br/
Publicado em Notícias
- 12/04/21
- 15h20
Informamos que o resumo dos produtos educacionais aceitos para apresentação na mostra do I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica encontra-se disponível em: https://mostraeptsul.
Publicado em Notícias
- 12/04/21
- 15h18



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