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Na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), realizada na última semana, foi acolhida a decisão do Comitê Gestor quanto à manutenção do Calendário Acadêmico ProfPET 2020-1. O Conselho Pleno do CONIF solicitou, entretanto, que a decisão anteriormente apresentada em Memorando (Circular ProfEPT 04/2020) fosse encaminhada por meio de Portaria com as deliberações. 

PORTARIA Nº 849, DE 14 DE ABRIL DE 2020 e Anexo I

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  • 16/04/20
  • 08h24

Título da Dissertação: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE VISE A IGUALDADE DE GÊNERO NO MUNDO DO TRABALHO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA (IFFAR)

Produto Educacional: Intervenção Pedagógica: Uma abordagem Dialógica Sobre a Divisão Sexual do Trabalho 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567263

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dra. Aniara Ribeiro Machado

Resumo: Há uma segregação profissional entre os cursos, consequentemente uma divisão sexual do trabalho. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é elaborar um material de apoio que vise problematizar a divisão sexual do trabalho em ambientes escolares e não escolares. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A técnica para obter dados foi a observação sistemática de opiniões, atuações nas atividades propostas, bem como atividade escritas. Todos os dados observados foram gravados, sistematizados e analisados reflexivamente para produção do conhecimento. A intervenção Pedagógica foi aplicada na turma do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete-RS. Como produto Educacional,  resultado desse estudo, foi um ebook intitulado: Intervenção Pedagógica: Uma abordagem dialógica sobre a Divisão Sexual do Trabalho. Esse material pode servir de apoio para qualquer professor (a), independente da área de formação, por isso é composto de duas partes: a primeira aborda aspectos teóricos históricos sobre a problemática, bem como os conceitos e que serão abordado nas dinâmicas propostas. A segunda são sugestões de dinâmicas interativas para aplicar em sala de aula. Entendo que a divisão sexual do trabalho é a consequência dos discursos proferidos sobre a mulher durante a história, e, ao mesmo tempo, a causa que mantém desigualdade de gênero no mundo do trabalho. Nesse percurso, foi destacado que entre as causas das desigualdades entre mulheres e homens está a invisibilidade das diferentes formas de opressão, bem como a naturalização das diferenças em razão de determinantes físicos e biológicos. Nesse sentido é preciso que, cada vez mais, que sejam estimulados debates sobre a desigualdade de gênero, seja em espaços escolares ou não escolares, só assim teremos uma sociedade justa e igualitária para todos.

Palavras-chave: Intervenção;  Gênero; Trabalho.

Data da defesa: 24 de Abril de 2020

Horário: 14h

Local: via Videoconferência

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  • 09/04/20
  • 15h28

Título da Dissertação: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016: AMEAÇAS E DESAFIOS AOS INSTITUTOS FEDERAIS

Produto Educacional: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016 - Perguntas e Respostas

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566203

 

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra. Andressa Aita Ivo

 

Resumo: Este trabalho buscou investigar os efeitos do congelamento dos gastos públicos, via Emenda Constitucional nº 95/2016, no ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A metodologia empregada contemplou uma análise crítica do discurso (ACD) com o objetivo de captar aspectos que vão além do que está escrito ou foi dito, focando na identificação de concepções de gestão pública presentes nos discursos, analisando como essas teorias aparecem no cotidiano dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para se chegar aos resultados necessários foi realizado um panorama da EPT no Brasil com o intuito de contextualizar as concepções de gestão pública, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. O estudo contemplou ainda uma análise do impacto na oferta de bolsas de ensino, pesquisa e extensão e os desafios de manter a estrutura física e os serviços necessários para garantir um Ensino de qualidade. Por fim, foi elaborado um produto educacional que visa atender à necessidade de apresentar informações sobre a Emenda Constitucional nº 95/2016, uma vez que os entrevistados apresentaram muitas dúvidas acerca do assunto. Concluiu-se com esta pesquisa que a Emenda Constitucional nº 95/2016 compromete de maneira significativa a manutenção do projeto educacional ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

Palavras-chave: Gestão pública; Emenda constitucional nº 95/2016; Gerencialismo; Ensino médio integrado; Análise crítica do discurso.

 

Data da defesa: 17 de abril de 2020

 

Horário: 09h


Local: WEBConferência

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  • 06/04/20
  • 08h36

Comissão do Exame Nacional de Acesso (ENA) divilugou lista das inscrições homologadas

Acesse o link: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16429-homologocao2020

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  • 03/04/20
  • 09h28

Memorando Circular Nº 04/2020 com Deliberações do Comitê Gestor acerca do Calendário Acadêmico
ProfEPT 2020-1: 

 

Memorando Circular Nº 04/2020

 

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  • 01/04/20
  • 16h07

O servidor do Campus Alegrete, Fábio Diniz Rossi, é o primeiro docente do IFFar a ser aprovado como bolsista de Produtividade em Pesquisa - nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fábio foi aprovado na chamada nº 06/2019, que tem como objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Além de exercer o cargo de docente na área de Informática no Campus Alegrete, Fábio atua como professor e orientador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e como avaliador de cursos superiores do INEP/MEC. O professor também é líder do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada.

Seus interesses de pesquisa incluem atualmente cloud computing, gerência de recursos computacionais, virtualização e técnicas de economia de energia.

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Fonte: IFFAR

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  • 20/03/20
  • 08h08

O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido.



A Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou comunicado sobre as inscrições e a data de aplicação da prova de seleção. O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido. No entanto, está em análise a possibilidade de mudança da data de realização da prova.

Confira a nota abaixo:

NOTA ENA 2020 - ProfEPT

Em virtude dos últimos acontecimentos que se configuram como estado de emergência da saúde pública no Brasil, e de importância internacional, decorrentes do Coronavírus (COVID-19), a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), informa a manutenção do período de inscrições conforme Edital ProfEPT nº 01/2020. Tendo em vista o cenário atual, será avaliada uma eventual mudança da data de realização da Prova.

Esclarecemos aos candidatos(as) do ENA 2020 a preocupação da Comissão com a saúde e o bem-estar de todos(as), bem como a adoção de medidas cautelosas para evitar o risco de aumento do número de casos de infecção pelo Coronavírus.

Pedimos que acompanhem as próximas notícias na Área do Candidato e no Site do ProfEPT.

 

Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19200-profept-divulga-comunicado-sobre-processo-seletivo-do-mestrado

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  • 18/03/20
  • 08h04

 A professora do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves ministrou palestra na abertura do ano letivo intitulada: Interdisciplinaridade e Educação Profissional e Tecnológica: elementos para reflexão, no Campus Avançado do IFFar em Uruguaiana, no dia 11 de fevereiro de 2020, com público de 40 pessoas. 

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  • 16/03/20
  • 09h43

Título da Dissertação: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Produto Educacional: História das mulheres: conquista de direitos.

 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

 

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos,  e Dra. Nikelen Acosta Witter

 

Resumo: O discurso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero na sociedade estabeleceu, culturalmente, o curso de agropecuária como masculino. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado objetivou entender como vem ocorrendo a inclusão das mulheres no curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus São Vicente do Sul. Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na Instituição. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade. Esta pesquisa qualitativa foi um estudo de caso e teve como instrumento de coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016).

Palavras-chave: Gênero; Mulheres; Agropecuária.

 

Data da defesa: 20 de abril de 2020

 

Horário: 09h


Local: Videoconferência

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  • 13/03/20
  • 10h11

Foi lançada a terceira edição do livro: Formação, saberes e representações:  História de Vida de Helena Ferrari Teixeira. A obra, de autoria do Professor Vantoir Roberto Brancher docente atuante no PROFEPT em breve será disponibilizado em dois formatos impresso e ebook, essa última para download de forma gratuita. A obra, é fruto da pesquisa de mestrado do professor, revisada e sistematizada após esgotamento das duas primeiras edições. Segundo o professor “na obra é apresentado a história de vida e os saberes de uma professora/vereadora que atuou arduamente por uma sociedade mais justa e igualitária na década de 40 em Santa Maria. Numa época em as mulheres recentemente tinham conquistado o direito ao voto, Helena já militava e desbrava espaços ditos masculinos na cidade”. O livro poderá ser adquirido no site da editora ou baixado o ebook gratuitamente: https://aeditora.com.br/produto/e-book-formacao-saberes-e-representacoes-historia-de-vida-de-helena-ferrari-teixeira-3a-edicao/. Ou também feito o Dowload no site do grupo de pesquisa https://magma872.webnode.com/.

capa nova

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  • 03/03/20
  • 15h01
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