Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Título do projeto: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem, este trabalho busca questionar a real importância da didática sobre a determinação das abordagens metodológicas na EPT, considerando subsidiariamente a influência simultânea de outras variáveis que costumam ser consideradas imprescindíveis para o sucesso da atividade educativa. Também objetiva investigar a relevância da didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Pretende-se atingir este objetivo através do levantamento bibliográfico das obras afins que expressam as múltiplas concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Este projeto utilizará o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a realização do levantamento das obras, será feita a análise interpretativa dos conceitos tratados e suas relações de pertinência com o sujeito e o objeto do conhecimento. Esta pesquisa bibliográfica será desenvolvida a partir de um material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A análise qualitativa de dados será efetivada mediante o método dialético, pelo fato de fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este projeto também abrigará os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os professores que lecionam na EPT. O referido produto educacional será fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outros conceitos significativos muito usados na área da Educação. Assim, este projeto evidenciará a imprescindibilidade da reflexão didática sobre as metodologias docentes para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: didática; educação; ensino-aprendizagem.

Data da qualificação: 28 de setembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/61hXm4pyAPE

Convite Carlos

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 25/09/20
  • 13h49

Título da Dissertação: CURRÍCULO INTEGRADO E AS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: Proposta de formação permanente com ênfase nas associações entre teoria e prática apresentadas pelos PPCs dos cursos de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal Farroupilha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574949

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dr. Joacir Marques da Costa

Resumo: Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, e, conforme seu regulamento, integra-se à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, além de alinhar-se ao Macroprojeto 5, o qual trata da organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo investigar como a relação entre teoria e prática é apresentada nos projetos pedagógicos de dois cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha – Campus Avançado de Uruguaiana: Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O instrumento de geração de dados foi a leitura e organização das produções discursivas registradas nos documentos que integram os Processos de Criação e de Reformulação dos referidos cursos, e nos seus Projetos Pedagógicos de Curso. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise Crítica de Discurso, durante a qual percebemos que, dentre os principais resultados obtidos, a questão que mais nos preocupou foi a fragilidade no entendimento dos princípios de integração curricular. O fato de resumir as diversas formas de integração em realização de Práticas Profissionais Integradas, sendo que uma grande parte dos documentos em análise se preocupa com a correta execução dessa metodologia, resulta na burocratização do processo de ensino aprendizagem. Essa e as demais discussões dos resultados revelaram as limitações dos documentos analisados (PPCs) e inspiraram o desenvolvimento do Produto Educacional intitulado Proposta de formação permanente com ênfase nas associações entre teoria e prática apresentadas pelos PPCs dos cursos de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal Farroupilha. Trata-se de um projeto pioneiro nos Institutos Federais, cujo objetivo geral é compreender os fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica necessários para concretização do currículo integrado. Nossa expectativa é de que esse curso de formação permanente impulsione a autorreflexão sobre o trabalho dos participantes, em especial dos professores e, consequentemente, desperte o interesse pelas práticas pedagógicas integradoras, incentivando esforços coletivos para proporcionar aos educandos o direito a um ensino com foco na formação humana integral e assim fortalecendo os objetivos institucionais. Acreditamos que os próprios Projetos Pedagógicos de Curso devam estimular o processo de integração entre as disciplinas do ensino básico e de formação profissional, ou seja, tornar indissociáveis a teoria e a prática, e apontar as possibilidades de integração, de acordo com as especificidades de cada curso. Referimo-nos aqui à qualificação de cada PPC e sua implementação na prática, tornando-o uma base sólida e confiável para o trabalho docente diário.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Currículo Integrado. Ensino Médio. Análise Crítica de Discurso

Data da defesa: 24 de setembro de 2020

Horário: 15h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/adSg85AwoOs

Convite Ingrid

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 18/09/20
  • 11h09

Título do projeto: Leitura no currículo integrado: potencialidades para a formação crítico-reflexiva dos estudantes.

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Dra. Franciele Roos da Silva Ilha

Resumo: Este estudo, o qual vincula-se à linha de Pesquisa - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica, tem como propósito tratar sobre a importância do incentivo e fomento à leitura no currículo integrado. A investigação focaliza a prática social da leitura vista como uma aliada de grande potencialidade para a formação crítico-reflexiva dos sujeitos numa perspectiva teórico-crítica na qual apoia-se a proposta do currículo integrado. Para tanto, tem-se por objetivo geral: promover o estímulo à leitura através de atividades mediadoras que visem contribuir com o trabalho dos professores na perspectiva do currículo integrado que tem como uma de suas premissas a promoção de seres humanos emancipados, críticos e autônomos. Além disso, busca-se discorrer acerca da importância do ato de ler na educação básica, bem como a importância da literatura para a formação humana; apresentar reflexões através de abordagens teórico-críticas sobre os processos de formação do leitor, levando em conta a influência da escola, sociedade e cultura e por fim desenvolver um aplicativo de incentivo e fomento à leitura voltado, inicialmente, aos alunos ingressantes no IFFAR campus Frederico Westphalen nos primeiros anos dos cursos integrados, especificamente aos alunos do curso técnico em agropecuária que serão os sujeitos da pesquisa. Os aportes teóricos da pesquisa são fundamentados, inicialmente, pela discussão conceitual sobre “A Leitura como instrumento cultural de empoderamento do sujeito”, com base em estudiosos como Fontana e Cruz (1997); Freire (1985,1997, 2001, 2018); Gadotti, (2018); Martins & Rabatini (2012); Oliveira (2000); Rego (1999), Rezende (2002); Silva, E. (1998); Sirgado (2000); Vigotsky (1996), dentre outros. Em seguida, aborda-se sobre “Currículo e Educação: concepções e diferenças entre o currículo tradicional e o currículo integrado”, a partir dos estudos de Alves (2008); Bottomore(2001); Ciavatta (2005); Frigotto (2005); Kuenzer (1991); Marx (2007); Silva, T. (2002, 2016). A respeito da metodologia cientifica utilizada na pesquisa, a qual apoia-se nos estudos dos seguintes autores: Gil (2010); Minayo (2003); Triviños (1997); Vergara (2006). Trata-se de uma  pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos e instrumentais que serão utilizados para geração e análise dos dados, destaca-se que para a geração de dados serão utilizados questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, assim como a observação-participante e com relação ao procedimento analítico da pesquisa, o estudo apoiar-se-á no modelo de análise desenvolvida por Norman Fairclough, denominada de Análise crítica do Discurso (ACD).

Palavras-chave: Leitura; Currículo integrado; Tecnologias em educação – Aplicativo de fomento à leitura.


Data da qualificação: 11 de setembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/9XMozDZC5XE

convite Karina

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 02/09/20
  • 09h06

Título do projeto: Perspectivas da certificação de um curso técnico de formação continuada no Exército Brasileiro

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Gustavo Pinto da Silva

Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Inicial e Continuada, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – o que é relevante para a formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, sendo constituído, assim, por um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Instituto Federal Farroupilha auxiliam na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção da prática profissional nos planos pedagógicos da instituição. Neste cenário, a pesquisa tem como tema “Perspectivas da Certificação de um Curso Técnico de formação continuada no Exército Brasileiro”, com o objetivo de avaliar a importância e a efetividade das certificações dos cursos profissionalizantes FIC. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2020 que realizarão os cursos profissionalizantes. Como instrumento de coleta de dados, serão aplicados questionários aos instruendos. O produto educacional deste estudo será os cursos profissionalizantes de intercâmbio IFFar e Exército Brasileiro, o intuito é proporcionar aos estudantes maior conhecimento em relação às capacitações ofertadas pelas Forças Armadas, as quais podem impactar de forma positiva a vida dos sujeitos da pesquisa através da proposição de novas formações técnicas e conhecimentos com as certificações oferecidas.

Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Inicial e Continuada.

Data da qualificação: 04 de setembro de 2020

Horário: 09h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/SLxmJ4wRTXA

Convite Anders

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 25/08/20
  • 15h14

Título do projeto: CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UMA PRÁTICA COLABORATIVA DE TEATRO

 

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Amauri Araújo Antunes

 

Resumo: Essa pesquisa tem como tema o fazer teatral como realização prática de teorias base da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Ensino Médio Integrado (EMI). Objetiva estabelecer relações teóricas e práticas entre alguns conceitos fundamentais da EPT no Ensino Médio Integrado e a metodologia de montagem cênica Processo Colaborativo em Teatro. Essa relação deve fundamentar uma oficina de teatro que será realizada junto à comunidade escolar do Instituto Federal Farroupilha. A oficina será repetida, com diferentes participantes, avaliada em diferentes etapas e revisada. Caracterizando-se, assim, como uma pesquisa do tipo pesquisa-ação de cunho qualitativo. A identificação de quais proposições experienciadas podem ser eficientes para futuras replicações deve gerar um produto educacional que possa guiar interessados numa prática de teatro a ser realizada em todos os níveis de Ensino Profissional e Tecnológico. O produto educacional a ser disponibilizado contribuirá para a concretização dos preceitos da Educação Profissional e Tecnológica nas práticas escolares.

 

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Processo Colaborativo em Teatro; Teatro na educação.

 

Data da qualificação: 28 de agosto de 2020

 

Horário: 09h


Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/MIe8p1_K4q0

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 14/08/20
  • 08h50

Título da Dissertação: O Ensino de Arte de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul: Desafios do Currículo Integrado

Produto Educacional: Ambiente Virtual de formação permanente para professores de arte 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572444

 

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dra. Andrisa Kemel Zanella

 

Resumo: O objetivo desta pesquisa é de conhecer os saberes docentes e os trajetos formativos dos professores de arte da Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica – EBPT atuantes em um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Tem-se como objetivo também compreender as representações de docência e as práticas educativas dos professores de arte atuantes deste contexto. Diante desse propósito, problematiza-se: quais são e como se constituem os saberes docentes e os trajetos formativos de professores de artes atuantes nos Cursos Técnicos de um instituto Federal de Educação profissional, científica, técnica e tecnológica? Nesse mapeamento, buscou-se traçar algumas categorias dessas concepções identificadas no estudo e seu, possível, impacto no ensino e na aprendizagem. A metodologia pautou-se nos procedimentos da abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada e análise documental dos planos de ensino. A análise e interlocução dos dados ocorreram por meio de Análise de Conteúdo Categorial-temática. Observaram-se a necessidade de formação permanente aos professores no contexto da educação profissional e tecnológica para tecerem mais discussões e encaminhamentos sobre o ensino de arte e fortalecerem as demandas em relação ao currículo integrado.

 

Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica; ensino de arte; currículo integrado

 

Data da defesa: 11 de agosto de 2020

 

Horário: 16h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/ESQUzl2Bzws

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 07/08/20
  • 09h24

Nesta quinta-feira (06/08), às 16h30, haverá palestra sobre a temática “Formação Docente e Práxis na Educação Profissional e Tecnológica” pelo YouTube.
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Lima (UFES) e pela Prof. Dra. Lucília Regina de Souza Machado (UFMG). A transmissão será feita pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=HHU98gNprPg

A palestra integra o pré-lançamento do livro "Formação Docente e Práxis na Educação Profissional e Tecnológica", organizado pelo Prof. Dr. Vantoir Brancher (IFFar), Prof. Dr. Ricardo Rodrigues (IFFar) e Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN).
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A obra foi pensada para congregar estudos e pesquisa que vem sendo produzido na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no intuito de socializar os achados de distintos programas de pós-graduação na contemporaneidade. Na obra o leitor encontrará trabalhos produzidos pelas seguintes instituições : Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM); Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Instituto Federal do Amazonas ; Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Tocantins, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Federal Goiano, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense.
O livro foi Editado pela Brazil Publishing e tem Download gratuito junto ao site da editora. No mesmo local estão disponíveis outras obras dos autores.

Link para download do E-book

live

 

 

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 05/08/20
  • 12h53

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) lançou seu Sistema de Autoavaliação e divulgou os prazos para que egressos, discentes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o Planejamento Estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e para o atendimento às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O prazo para que egressos, docentes, discentes e coordenadores locais do ProfEPT respondam ao questionário vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação; e em novembro, um seminário nacional.

O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para verificar o cumprimento das regulamentações; e para tornar públicos os resultados do programa.

Para realizar a autoavaliação é preciso acessar o Observatório do ProfEPT, realizar login e acessar o menu Programa>Autoavaliação. Em caso de dúvida, acesse mais orientações.

Banner Autoavaliao

 

Fonte: https://www.cp2.g12.br/noticias_destaque/10285-profept-convida-egressos,-docentes-e-discentes-a-participarem-de-autoavalia%C3%A7%C3%A3o.html

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 05/08/20
  • 08h26

Título da Dissertação: 
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EPT

Produto Educacional: 

Produto 1: Orientações de Estudos aos Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado Produto 2: Folder de Orientações dos estudos

Produto 1: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572516/

Produto 2: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572603

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Prof. Dr. Cênio Back Weyh

 

Resumo: O presente estudo se propõe a investigar a problemática dos processos de aprendizagem dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral consiste na apresentação de hipóteses sobre as aprendizagens dos estudantes e as mediações pedagógicas realizadas pela instituição. A abordagem metodológica empregada foi à qualitativa, no desenvolvimento da pesquisa documental e da pesquisa ação, sendo utilizadas nas coletas dos dados as fichas documentais e o questionário. A análise dos dados embasou-se na Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apontam que a mediação pedagógica realizada pelo Setor de Assessoria Pedagógica, se tornou um meio de incentivar os estudantes com o intuito de refletir para a superação dos fatores que dificultam o aprender. Ainda apresentou como resultados, relevantes categorias que expressaram: o contexto histórico - social do IFFar Campus São Vicente do Sul, destacando-o como instituição de excelência e qualidade de ensino; Enfatizou-se as concepções, as relevâncias e as motivações da escolha dos estudantes pelo curso Técnico em Agropecuária Integrado; Ainda, as compreensões sobre o ensino médio integrado;  O entendimento dos fatores, das influências e das estratégias que foram relevantes aos processos de aprendizagem. Além disso, foi reportada a importância da motivação, do planejamento e da organização dos tempos de estudos como instrumentos para propiciar os saberes, melhorando a aprendizagem. Também foi desenvolvido como produto educacional - Orientações de Estudos aos Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado e um Subproduto denominado de Folder de Orientações dos estudos.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica. Integrado.

 

Data da defesa: 07 de agosto de 2020

 

Horário: 15h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/7M0pLq8YlVo

 

Convite Tatiana

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 03/08/20
  • 16h29

Título da Dissertação: Os Elementos Formativos Presentes no Estágio Curricular Supervisionado de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Produto Educacional: Produto 1: Cartilha de Estágio: Orientações sobre o estágio curricular supervisionado dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar campus Panambi

Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571874

Produto 2: Aplicativo Estágio Integrado

Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571875

 

Orientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

 

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos,  e Dra. Marli Dallagnol Frison

 

Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, é resultado de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFFar- Campus Panambi, que teve como objetivo investigar os elementos formativos presentes no contexto do estágio curricular supervisionado que apresentam potencial pedagógico capaz de qualificar o espaço/tempo de estágio e contribuir para a formação integral dos estudantes. A amostragem da investigação foi composta pelas turmas do 3º ano de 2016, 2017 e 2018 do curso, as quais realizaram o estágio curricular supervisionado de 60 horas. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e entrevistas, com a intenção de captar as percepções de todos os sujeitos envolvidos na prática de estágios: o estudante-estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente de estágio. Para a interpretação dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016), que resultou em duas categorias: apropriação de conhecimentos e saberes; articulação entre instituições, teoria e prática, sujeitos e o mundo do trabalho. A primeira categoria destaca o ato de tornar próprio do estagiário os conhecimentos comportamentais e saberes profissionais inerentes ao mundo do trabalho, uma vez que o estágio curricular do curso técnico integrado ao ensino médio é, para a maioria dos jovens estudantes, o primeiro contato com o mundo do trabalho e o ambiente profissional. A segunda categoria valoriza a articulação efetiva entre a instituição de ensino e a parte concedente como determinante para a consolidação do estágio curricular como ato educativo, capaz de propiciar contribuições para todos os envolvidos. Também destaca a relação entre teoria e prática estabelecida no contexto do estágio curricular e identifica como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis. Esta pesquisa dialoga com os seguintes referenciais teóricos: Kuenzer (2003, 2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2015, 2020), Araújo e Frigotto (2015), Colombo e Ballão (2014), Niskier e Nathanael (2006), Piconez (2012), Pimenta e Lima (2012), entre outros estudiosos, além de documentos legais, que regem o tema. Com base nas compreensões que emergiram na investigação realizada, e com o intuito de propor instrumentos que contribuam para superar as fragilidades identificadas, desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo uma “Cartilha de Estágio” e um aplicativo para dispositivos móveis denominado “Estágio Integrado”. Ao serem utilizados, os produtos elaborados, de um modo geral, atingiram os objetivos a que se propuseram, no sentido de fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem proporcionados pelos estágios curriculares supervisionados, contribuindo assim com a qualificação desse espaço/tempo de aprendizado.

 

Palavras-chave: Estágio Curricular; Ensino Médio Integrado; Formação Integral; Educação Profissional e Tecnológica.

 

Data da defesa: 30 de julho de 2020

 

Horário: 9h


Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/c4Gv9P1tpLo

Convite Josiana

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 20/07/20
  • 14h43
Fim do conteúdo da página