Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Campus Jaguari

Produção

Publicado em Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 13h13 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

A Coordenação de Produção (CPR) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari vem desenvolvendo suas atividades com base em um plano de ação preestabelecido do campus. Com o início das atividades da implantação docampus passou-se a pensar as atividades baseadas nos princípios da Agroecologia com visão no desenvolvimento sustentável, planejando as atividades na busca de um processo de transição e, desta forma, buscar a construção com a comunidade acadêmica e regional na possibilidade de fazer uma agricultura com sustentabilidade e respeito aos recursos naturais.

Na busca de efetivar este planejamento buscam-se parcerias com entidades afins para a formação do conhecimento e a construção de ações que deverão dar suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e de Extensão voltadas aos sistemas agrários da região do Vale do Jaguari.

A Coordenação de Produção é responsável pela implantação e manutenção dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP), entre eles:

  • Setores de produção vegetal

    • Cultivos agrícolas anuais

    • Cana-de-açúcar

    • Vitivinicultura

    • Olericultura

    • Fruticultura

    • Plantas medicinais

  • Setores de produção animal

    • Bovinocultura de corte

    • Avicultura colonial – Sistema PAIS

    • Apicultura

  • Setores de processamento vegetal e animal

    • Laboratório de produção de derivados da cana-de-açúcar (etanol, aguardente, rapadura, melado, açúcar mascavo)

    • Agroindústria de produtos vegetais

  • Setor de mecanização agrícola

As atividades produtivas visam proporcionar ao educando a possibilidade de praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, e a integração com diversas linhas de pesquisa que são realizadas para que nossos estudantes possam vivenciar a geração e aplicação de tecnologias voltadas para a sustentabilidade. Como exemplo, cita-se a construção de curral antiestresse para manejo de bovinos e sistema de pastoreio rotativo com melhoramento de campo nativo.

Alguns LEPEPs derivam de parcerias ou convênios com outras instituições, como por exemplo:

(i) a produção de uva, onde o vinhedo com aproximadamente 30 variedades foi implantado em parceria com a EMBRAPA Uva e Vinho com vistas à avaliação da adaptação na região de uvas viníferas, americanas e híbridas (uvas de mesa);

(ii) a cantina, para beneficiamento dos derivados da uva (vinho, suco, geleia);

(iii) o laboratório de beneficiamento da cana-de-açúcar (etanol, aguardente, melado, açúcar mascavo e rapadura) que faz parte de um convênio com a Empresa Limana Poliserviços de Jaguari;

(iv) e a implantação de experimento com cana-de-açúcar em parceria com a EMBRAPA Clima Temperado e a Universidade Federal de Santa Maria para avaliação de cultivares de cana quanto à resistência ao frio.

Os resultados das atividades agrícolas visam sempre o processo de ensino, pesquisa e extensão e os produtos deste trabalho em sua maioria abastecem o consumo interno do campus e também servem para a troca por insumos com outros campi. Com isso caminhamos na busca de uma produção sustentável e baseada nos princípios da Agroecologia nos diferentes sistemas agrários.

Contato

Felipe Dotto Dias

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (55) 3255-0234

Atribuições

Compete ao Coordenador de Produção:

I – Coordenar o desenvolvimento e ou implementação de projetos de atividades produtivas relacionados ou não às demandas vinculadas às políticas e atividades de Ensino e ou Pesquisa e ou Extensão.

II – Assistir as ações relacionadas às atividades produtivas desenvolvidas no âmbito dos setores de produção.

III – Propor e coordenar a elaboração de relatório de atividades dos setores de produção, em períodos a serem acordados pelos agentes envolvidos.

IV – Produzir relatório geral das atividades desenvolvidas nos setores de produção, em nível de campus, em períodos a serem acordados pelos agentes envolvidos.

V – Apresentar relatório geral das atividades produtivas desenvolvidas no âmbito dos setores de produção, bem como nas áreas ou dependências vinculadas, à Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari

BR 287, KM 360, Estrada do Chapadão, sn - CEP 97760-000 - Jaguari - Rio Grande do Sul/RS - Telefone: (55)3255-0200