Apresentação
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições voltadas para a educação profissional e tecnológica, comprometidas com o desenvolvimento local e regional. Essa relação dialógica entre o conhecimento e a comunidade ocorre por meio de ações de extensão que dinamiza o espaço articulador entre o saber fazer e a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da região.
Neste sentido, é imperativo conceber a extensão, nos Institutos Federais, como uma práxis que possibilita o acesso aos saberes produzidos e experiências acadêmicas, oportunizando, desta forma, o usufruto direto e indireto, por parte de diversos segmentos sociais. Revela-se, assim, em uma prática que vai além da visão tradicional de formas de acesso, como também de participação. Essa concepção de extensão amplia o leque de atuação e, consequentemente, cria um manancial de dados que precisa ser sistematizado, com objetivo de dar visibilidade à contribuição da extensão no contexto local, regional e nacional.
Tendo em vista que o processo educativo funda-se sobre três pilares, ensino, pesquisa e extensão, indissociáveis como dimensões formativas, libertadoras e sem hierarquização, a relação que a extensão estabelece com o ensino e a pesquisa é dinâmica e potencializadora. A extensão intensifica sua relação com o ensino, oferecendo elementos para transformações no processo pedagógico, em que professores e alunos constituem-se como sujeitos do ato de ensinar e aprender, levando à socialização e a aplicação do saber acadêmico. Em outros momentos, a extensão intensifica sua relação com a pesquisa através da utilização de metodologias específicas, do compartilhamento de conhecimentos produzidos pela instituição e da contribuição para a melhoria das condições de vida da sociedade.
Assim, as ações de extensão no IF Farroupilha estão pautadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 e serão promovidas por meio de Dimensões Operativas, as quais estão organizadas a partir do conjunto de ações desenvolvidas pela Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico - EPCT, descritas a seguir:
a) Desenvolvimento Tecnológico
b) Projetos Sociais
c) Estágio e Emprego
d) Cursos de Extensão ou Formação Inicial e Continuada - FIC ou Qualificação Profissional
e) Projetos Culturais Artísticos, Científicos, Tecnológicos e Esportivos
f) Visitas Técnicas
g) Empreendedorismo e Associativismo
h) Acompanhamento de Egressos
i) Projetos Ambientais
Anexos:
- Guia da Extensão para estudantes do IFFar (570 Downloads)
Redes Sociais