Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
A pesquisa e a pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha constituem processos educativos voltados para a investigação e para produção do conhecimento, estando necessariamente atrelados à produção científica, à inovação tecnológica, à difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos, artístico-culturais e conectados ao ensino e à extensão.
Por meio da iniciação científica e tecnológica os estudantes compõem as equipes dos projetos e lhes é oportunizado acesso a novos conhecimentos e oportunidades para complementar a sua formação. Nesse sentido são estimulados a participar de grupos de pesquisa, atuar em projetos de pesquisas, publicar artigos em periódicos, além de participar e apresentar seus trabalhos em congressos e eventos acadêmico-científicos.
Grupos de Pesquisa
Os grupos e as linhas de pesquisa se constituem em formas de organização vertical dos envolvidos em atividades de pesquisa no IFFar. Além disso, agregam pesquisadores experientes e iniciantes, bem como estudantes, permitindo a consolidação das experiências de pesquisa já existentes e também novas iniciativas, a fim de obter-se a tradição investigativa necessária para fundamentar propostas de pós-graduação.
Veja, nos anexos abaixo, os Grupos de Pesquisa do Campus São Vicente do Sul registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Projetos de Pesquisa
Os projetos de pesquisa (científicos e/ou tecnológicos) desenvolvidos na instituição possuem duas figuras básicas: o servidor e o estudante. Suas atividades são voltadas com o interesse em colaborar com a descoberta e geração de conhecimento, bem como com o desenvolvimento e produção de algo novo ou que necessita da validação científica.
O cadastro de projetos de pesquisa ocorre em regime de fluxo contínuo ao longo do ano, por meio de chamadas específicas, permitindo o seu registro na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI).
Anualmente são lançados 03 editais de financiamento: uma chamada para classificação e distribuição de cotas de bolsas a projetos de pesquisa (bolsas institucionais e de agências de fomento, como FAPERGS e CNPq), uma chamada de apoio para concessão de recursos financeiros a projetos de pesquisa (para itens de custeio e capital) e uma chamada para concessão de recursos financeiros para grupos de pesquisa (para itens de capital).
Após o uso dos recursos, o pesquisador deve realizar a prestação de contas, que é avaliada pelos órgãos competentes estabelecidos no edital. Após a avaliação e aprovação, os bens de capital adquiridos são patrimoniados e estarão disponíveis para o campus.
Em anexos, segue lista dos projetos cadastrados ou renovados em 2022.
Regulamentações e Legislações Institucionais
A Pesquisa, no âmbito Nacional e Institucional, é normatizada por diferentes regulamentações e legislações. No âmbito Nacional, as normas estão publicadas na Constituição Federal e em Leis, Decretos e Resoluções.
No âmbito do IFFar, as normas estão publicadas no Estatuto, no Regimento Geral e nas Resoluções e Instruções Normativas. As normas, quando não previstas nesses documentos, também podem constar nos editais
institucionais da Pesquisa.
Consulte nos anexos as Regulamentações e Legislações Institucionais sobre a Pesquisa.
Anexos:
- Legislação e Regulamentações 2023_1_IFFarSVS.pdf (47 Downloads)
- Grupos de Pesquisa CNPq_IFFarSVS.pdf (52 Downloads)
- Projetos de Pesquisa Cadastrados ou Renovados em 2022_IFFarSVS.pdf (50 Downloads)
Redes Sociais