Vem Ser IFFar-SVS: Cursos Superiores com inscrições abertas até janeiro de 2026
O Instituto Federal Farroupilha segue com inscrições abertas para seus cursos de graduação até 5 de janeiro de 2026. No total, são oferecidas 1.750 vagas para ingresso no próximo ano. No Campus São Vicente do Sul, estão disponíveis 5 opções de curso (conheça cada um no final desta notícia). Para participar da seleção, é necessário ter realizado alguma prova do Enem desde 2009 ou participar da edição de 2025.
Os cursos de graduação do IFFar são 100% gratuitos e oferecidos nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana (Veja aqui todos os cursos do IFFar). As graduações são cursos de bacharelado, licenciatura (formação de professores) ou de tecnologia oferecidos a quem já terminou o ensino médio.
As inscrições para a seleção são gratuitas e vão até 5 de janeiro de 2026. Para participar do Processo Seletivo, o estudante deve ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009, incluindo a deste ano.
No processo de inscrição, o candidato que já participou de mais de uma edição do Enem pode escolher qual nota vai utilizar. Caso o estudante também esteja inscrito na prova deste ano e obtenha uma nota mais alta do que nas anteriores, pode alterar sua inscrição por meio de recurso após a divulgação do resultado do Enem, prevista para 16 de janeiro de 2026.
Os candidatos que nunca realizaram o Enem e vão participar da prova neste ano, devem simplesmente escolher a opção 2025 no ato de inscrição. As informações completas estão no Edital nº 456/2025, que rege a seleção e é de leitura obrigatória a todos os candidatos.
Confira os cursos oferecidos no IFFar – Campus São Vicente do Sul:
Administração
Objetivo: Formar profissionais que, com caráter e consciência crítico-construtiva, consigam construir e desenvolver a aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas do ambiente onde as organizações estão inseridas, da produção e de seu gerenciamento, melhorando o processo de tomada de decisão e implementando estratégias, táticas e processos empreendedores, competitivos e inovadores, voltados à viabilidade e sustentabilidade das organizações.
- Duração: 8 semestres (4 anos)
- Modalidade: Presencial
- Turno: noturno
- Quantidade de vagas: 40
- Projeto Pedagógico e organização curricular do curso: Clique aqui
Inscrições
As inscrições para o Processo Seletivo 2026 dos Cursos de Graduação do IFFar são gratuitas e devem ser realizadas até 5 de janeiro de 2026 pela internet, por meio deste link.
Elas são realizadas em duas etapas: primeiro o candidato se inscreve no sistema de inscrições do IFFar, e depois se inscreve no Processo Seletivo dos Cursos de Graduação.
Acesse o passo a passo de como realizar a sua inscrição.
Reserva de vagas
Das 1.750 vagas oferecidas no Processo Seletivo 2026 dos Cursos de Graduação do IFFar, 60% delas são reservadas para estudantes de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência sem vínculo com escola pública. As vagas restantes (35%) são destinadas a ampla concorrência.
Dentro das vagas reservadas aos alunos de escola pública, metade delas são para estudantes de baixa renda (renda mensal bruta igual ou inferior a um salário-mínimo per capita). Dentro desta reserva há ainda cotas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas, Quilombolas e Pessoas com Deficiência.
Fique atento: caso você se inscreva em uma das cotas, é necessário anexar os documentos correspondentes no ato de inscrição no Processo Seletivo.
Campus São Vicente do Sul marca 71 anos com atividades culturais e de integração
O Campus São Vicente do Sul celebrou seus 71 anos com uma programação especial nos dias 25 e 26 de novembro, reunindo estudantes, servidores, egressos e comunidade externa em diferentes atividades culturais e comemorativas. A data marca mais de sete décadas de história desde a criação da então Escola de Iniciação Agrícola, instituída oficialmente em 17 de novembro de 1954, a partir do Termo de Acordo firmado entre a União e o município de General Vargas.
Referência regional em educação pública, gratuita e de qualidade, o campus mantém uma trajetória construída pela dedicação de sua comunidade e pelo compromisso social que orienta suas ações. As celebrações deste ano, marcadas por momentos de convivência, música e partilha, reforçaram o sentimento de pertencimento e reuniram a comunidade em torno da data.
Na terça-feira, o refeitório serviu um almoço com cardápio especial, acompanhado de bolo comemorativo, momento que teve animação musical do grupo Gurizada do IF, formado pelo servidor Hermes Uberti (gaita) e pelos estudantes Diony Joras (violão), Cristopher Goulart e Wellinton Bueno (bateria), além de Talita de Oliveira e Olavo Govêa (vocal).
https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/itemlist/user/596-ascom-s%C3%A3o-vicente-do-sul#sigProIdef2d2e3786
À tarde, a programação seguiu com a apresentação do espetáculo “A biblioteca do agora” e com o Festival de Curtas-metragens do Núcleo de Arte e Cultura (NAC-SVS). As atividades foram realizadas em dois horários para contemplar todas as turmas do Ensino Médio. O espetáculo foi criado ao longo deste ano pelo grupo de dança urbana e contemporânea Swing em Movimento, formado por estudantes do Campus SVS e dirigido artisticamente pelos dançarinos e instrutores Paulo Coelho e Rutielle Marques.
As apresentações continuaram no dia seguinte, voltadas às escolas municipais de Ensino Fundamental — Dr. Ayres Cecconi e Coqueiros — no turno da tarde, e às turmas dos cursos superiores, à noite. Todas as atividades ocorreram no Auditório Central, reunindo estudantes, servidores e membros da comunidade.
Projeto de Extensão lança apostila gratuita com foco em Linguagens e Redação
O Projeto de Extensão Integralin, do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, lançou uma apostila gratuita de preparação para o ENEM. A publicação reúne e organiza os conteúdos trabalhados pelo projeto ao longo dos últimos quatro anos, inicialmente desenvolvidos e compartilhados por meio de postagens no Instagram, desde que a ação surgiu durante a pandemia para aproximar estudantes dos campi São Vicente do Sul e São Borja.
Elaborada com base nos documentos oficiais do INEP, a apostila apresenta orientações, conteúdos e exercícios voltados à área de Linguagens e Redação, mantendo uma identidade visual inspirada em elementos característicos das redes sociais — marca registrada do Integralin desde sua criação. A apostila pode ser acessada gratuitamente neste link.

O material está dividido em três grandes eixos. A primeira parte reúne conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, incluindo a matriz de referência do ENEM, explicações sobre competências e habilidades, noções de gêneros textuais, funções da linguagem, variação linguística e leitura de textos verbais e não verbais. A seção também apresenta questões comentadas das provas anteriores e atividades para prática, acompanhadas de QR Codes que direcionam para formulários e postagens relacionadas.
A segunda parte é dedicada inteiramente à redação do ENEM, com orientações sobre tipos de argumentos, estudo por eixos temáticos, estrutura do texto dissertativo-argumentativo e detalhamento das cinco competências de avaliação. O material traz exemplos de redações nota mil comentadas, lista de conectivos, explicações sobre situações que levam à nota zero e propostas de temas para treino.
Por fim, a apostila inclui um capítulo de repertórios socioculturais, com indicações de livros, filmes, músicas e produções culturais diversas que podem ser utilizadas como referência na redação, cada uma acompanhada de explicações sobre sua relevância argumentativa.
Nas quatro primeiras edições, o Integralin foi coordenado pelas professoras Angélica Ilha Gonçalves e Bianca Legramante Martins. Na edição deste ano, com a saída de Bianca do IFFar, ela passou a ser colaboradora; e a coordenação com passou a ser assumida por Angélica em parceria com a professora Lenize Rodrigues Ferreira. A apostila teve edição e projeto gráfico desenvolvidos pelo estudante bolsista Magdiel de Souza Haar.
A ampliação para um material completo e de acesso livre reforça o caráter extensionista da iniciativa, democratizando o conhecimento produzido na instituição e oferecendo suporte adicional aos estudantes que se preparam para o ENEM e demais vestibulares.
Siga aqui a página oficial do projeto no Instagram
Equipe diretiva e Núcleo de Autoavaliação alinham próximos passos do ciclo 2025
Na manhã de terça-feira, 18 de novembro, membros do Núcleo de Autoavaliação Institucional, instância local da Comissão Própria de Avaliação (CPA), reuniram-se com a equipe diretiva do campus para entregar o plano de ação referente ao ciclo de autoavaliação 2025. O encontro ocorreu no Gabinete da Direção, às 8h30min.
Participaram da reunião o diretor-geral, Paulo Roberto Cecconi Deon; o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Eleandro Soares Rodrigues; e o diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Fabiano Damasceno, além das servidoras Cláudia Bastos, Lara Becker e Michele Pereira da Fontoura, e do acadêmico Magno dos Santos Gehlen, integrantes do Núcleo.
Na ocasião, além do relatório do ano-base 2024, o Núcleo apresentou à direção um conjunto de orientações para o preenchimento do plano, detalhando procedimentos e critérios que devem orientar a elaboração das ações.
Com a entrega, a equipe diretiva terá até 17 de dezembro de 2025 para devolver o plano de ação preenchido. O documento deverá destacar as demandas identificadas como fragilidades no processo avaliativo, apresentar de forma objetiva as ações propostas para correção ou intervenção, descrever o método de execução com garantia de viabilidade e estabelecer prazos específicos e realistas para sua implementação.
NEABI promove palestra sobre Racismo Ambiental
Na manhã de terça-feira, 11 de novembro, estudantes do Ensino Médio do Campus São Vicente do Sul participaram de uma palestra que apresentou e explicou o conceito de racismo ambiental. A atividade foi ministrada por João Heitor Silva Macedo, doutor em História e arqueólogo, que também atua como pesquisador em temas vinculados ao combate ao racismo e à implementação da Lei 10.639/03. Promovida pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI-SVS), a ação pretendia aludir ao 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Em sua fala, João Vitor abordou o conceito de racismo ambiental como uma forma de injustiça estruturada: ele explicou que certas populações — especialmente negras, periféricas ou historicamente marginalizadas — são mais expostas a riscos ambientais, como poluição, falta de saneamento básico e descarte irregular de resíduos.
Ele relacionou o tema às enchentes ocorridas em 2024 no Rio Grande do Sul, lembrando que comunidades vulneráveis, muitas vezes situadas em áreas de risco e com menor acesso a infraestrutura, acabam sofrendo impactos mais severos. Segundo ele, esse fenômeno não é acidental, mas está ligado ao racismo estrutural, que molda decisões políticas e econômicas e define quem mora em áreas mais vulneráveis.
https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/itemlist/user/596-ascom-s%C3%A3o-vicente-do-sul#sigProId7c1da770c4
No turno da tarde, o professor André Siqueira, da área de Sociologia do Campus São Vicente do Sul, realizou um momento de conscientização com uma turma da APAE da cidade. Durante a atividade, ele explicou de maneira simples o significado do Dia da Consciência Negra, falando sobre quem foi Zumbi dos Palmares, por que essa data é importante e como ela nos ajuda a lembrar da luta contra o racismo.
SAIBA MAIS:
O 20 de novembro ganhou visibilidade pela primeira vez em 1971, quando um grupo chamado Grupo Palmares, formado por jovens negros universitários se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a trajetória de luta de seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio — data da assinatura da Lei Áurea — como marco de celebração do povo negro. Como alternativa, o grupo propôs o 20/11, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para evidenciar o protagonismo da resistência dos ex-escravizados na busca pela liberdade e estimular a reflexão sobre as questões raciais no país. Líder do maior quilombo da América Latina — localizado na região da Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas — Zumbi enfrentou a escravidão até ser assassinado por tropas bandeirantes em 1695. Seu legado permanece como símbolo de luta e resistência contra a opressão.
Quase cinco décadas depois, em 2017, o Senado aprovou o projeto de lei que instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, reforçando o compromisso com a igualdade racial. Em 2024, a data foi oficialmente reconhecida como feriado nacional, por meio da Lei 14.759/23.
Relação de candidatos classificados em 1ª chamada nos Cursos Técnicos Subsequentes
O IFFar publicou, nesta quarta-feira (19), o Edital nº 522/2025, que apresenta a relação dos candidatos classificados em 1ª chamada no Processo Seletivo 2026 dos Cursos Técnicos Subsequentes. A lista está disponível no Anexo I do edital.
A consulta individual da classificação também pode ser realizada pelo sistema de inscrições, acessando com CPF e senha, clicando em “Minhas inscrições”, depois em “Visualizar inscrição” e, em seguida, na opção “Desempenho”.
Confirmação de vaga: de 19/11 a 02/12
Os candidatos classificados devem realizar a confirmação de vaga entre 14h do dia 19/11 e 23h59 do dia 02/12/2025. O procedimento é exclusivamente online, pelo mesmo sistema de inscrição utilizado no processo seletivo.
Para confirmar a vaga, é necessário anexar toda a documentação prevista no Anexo III do Edital nº 388/2025, de acordo com a cota pela qual o candidato foi selecionado. Os documentos devem ser enviados de forma legível, preferencialmente no formato PDF.
O edital também informa que candidatos que ainda não possuem a documentação completa de conclusão do ensino médio devem enviar o “Termo de Pendência” juntamente com o Atestado de Provável Concluinte. Nesses casos, a documentação deve ser regularizada até 2 de fevereiro de 2026. A não regularização dentro do prazo resultará no indeferimento da matrícula. O documento ainda destaca que a instituição poderá solicitar posteriormente a apresentação dos documentos originais para conferência.
Os candidatos devem ficar atentos às orientações do Guia de Confirmação de Vaga.
Fonte: Secom
Campus marca presença na Mept 2025 e quebra recorde na Mostra de Foguetes
No dia 6 de novembro, uma comitiva do Campus São Vicente do Sul participou da 16ª edição da Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), o maior evento científico do Instituto Federal Farroupilha. Integrando ensino, pesquisa e extensão, o evento tem como propósito compartilhar os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo e fortalecer o intercâmbio de experiências acadêmicas entre as diferentes unidades do IFFar.
Realizada no Campus Santa Rosa, a edição de 2025 reuniu estudantes, professores e técnicos das 11 unidades de ensino, dos dois centros de referência e da Reitoria. Do Campus São Vicente do Sul, cerca de 50 participantes, entre estudantes e docentes avaliadores/orientadores, integraram a programação da MEPT, tanto na Mostra de Banners quanto nos eventos paralelos: BugCup, Mostra de Foguetes, Mostra de Inovação & Cultura Maker e ByeByeBoss.
O Campus SVS obteve destaque nas áreas de Extensão, BugCup e, em especial, na Mostra de Foguetes, onde conquistou um recorde histórico. Confira abaixo:
Mostra de Foguetes
- 1º lugar – Distância: 382 metros - Equipe Quasar, composta pelos alunos Victor Domingos Savian Heck, Augusto Gabriel Kemmerich, Lucas Gressler Trojahn, com orientação do prof. Marcus Vinicius Snovarski Fonseca.
A 16ª edição da MEPT entrou para a história do IFFar ao registrar um novo marco na Mostra de Foguetes: a equipe Quasar, do Campus São Vicente do Sul, alcançou 382 metros, o maior alcance já registrado em todas as edições do evento. E, para chegar à MEPT e alcançar esse resultado, há um longo percurso que envolve cálculos, construção, testes e uma intensa troca de conhecimentos entre os estudantes.
Na formação atual, a equipe trabalhou ao longo de todo o ano, realizando cerca de 20 lançamentos, estudando e promovendo aprimoramentos contínuos durante o processo.
Amigos desde o 1º ano do Ensino Médio, Victor Savian Heck, Augusto Kemmerich e Lucas Trojahn transformaram a afinidade em uma parceria dedicada a projetos e competições científicas de diversos tipos. Integrantes da equipe Quasar, os três estudantes vêm, desde abril, intensificando as melhorias em seus foguetes experimentais — um processo que envolveu ajustes aerodinâmicos, testes com novos métodos mecânicos e químicos capazes de elevar o desempenho nos lançamentos.
Com o avanço dos estudos, a equipe passou a incorporar uma série de inovações ao projeto. Entre as principais melhorias destacam-se:
- a mudança no método de mistura dos reagentes, resultando em um propelente mais estável, com menor risco durante o preparo e evitando perda de pressão;
- a construção de uma nova base, agora com peças removíveis e menor volume, o que favorece o aumento da pressão interna;
- o desenvolvimento de um suporte de madeira móvel, com inclinação regulável e operação mais suave durante a pressurização do sistema;
- a modelagem e impressão de um novo bico em 3D, em formato ogival, ampliando a eficiência aerodinâmica;
- a utilização de uma garrafa PET mais resistente, com corpo mais aerodinâmico;
- a implementação de aletas compatíveis com o perfil aerodinâmico NACA 0018;
- a fabricação de asaletas milimetricamente calculadas e coladas, aprimorando a estabilidade durante o voo.
Além dos fatores técnicos, a equipe destaca que o entrosamento entre os integrantes foi decisivo para o desempenho alcançado. Segundo relatam, o longo tempo de trabalho conjunto fez toda a diferença no momento do lançamento: “a gente trabalha em equipe há muito tempo, e isso fez com que, na hora do lançamento, tudo fosse muito tranquilo; não teve desespero. Cada um sabia o que fazer e fez a sua parte”.
A equipe também destaca a importância do apoio do professor Marcus Snovarski Fonseca, cujo conhecimento técnico, disponibilidade e fornecimento de materiais foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto.
Rumo a 2026: Além de superar o recorde, o 1º lugar na Mept conquistado pelos meninos garante ao Campus São Vicente do Sul o apoio financeiro institucional para enviar uma equipe à 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Foguetes no próximo ano, a ser realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e que reúne equipes capazes de lançar seus foguetes a mais de 100 metros de distância.
O estudante Vitor deixa um recado para os futuros participantes: “se empenhem e trabalhem para fazer com que nosso esforço e a nossa conquista seja desfrutada por vocês”. Como estímulo, os integrantes da equipe também prepararam algumas dicas para os futuros lançadores de foguetes do Campus SVS — confira nas abas abaixo.
Augusto
Não tenham preguiça de pesquisar, de correr atrás, de virar uma noite se for preciso. Façam as coisas acontecerem — porque, se você ficar parado, outra pessoa vai avançar no seu lugar. E não tenham medo de errar. É com o erro que a gente aprende; é errando e corrigindo esse erro que a gente se desenvolve e se aprimora.
BugCup
- 3º lugar – Equipe Los Pollos Hermanos, composta pelos acadêmicos Djonathan Vinicius Briesch dos Santos, Rafael Müller Tischler e Mauricio Carvalho Cogo, com orientação do prof. Daniel Boemo.
Torneio institucional dedicado à área de tecnologia, a BugCup desafia os participantes a identificar e corrigir dez erros em códigos de programas distintos, tudo dentro de um tempo previamente estipulado. A competição exige raciocínio lógico, atenção minuciosa e trabalho em equipe.
Na etapa final desta edição, realizada durante a Mept, a equipe formada pelos acadêmicos Djonathan Vinicius Briesch dos Santos, Rafael Müller Tischler e Mauricio Carvalho Cogo, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conquistou o 3º lugar na classificação geral. O grupo, denominado “Los Pollos Hermanos”, é orientado pelo professor Daniel Boemo.
Mostra de Banners – Extensão
- 4º lugar, com o trabalho “Voleibol na Microrregião de São Vicente do Sul”, dos estudantes Gabriella Krum, Manuela Ebling Pereira, Gustavo Morais, Matheus Guerim, Arthur Nunes Cardoso e orientação do professor André Augusto Colombo.
Trajetórias inspiram jovens em roda de conversa sobre o mundo do trabalho
No último sábado, 8 de novembro, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul realizou o Educação Summit 2025, um sábado letivo voltado à integração entre o aprendizado escolar e as demandas do mercado de trabalho.
A atividade foi direcionada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio e contou com a participação dos convidados Geni Bordin, administradora da Indústria Erva-Mate Santiago, e Sadi Gioda, cofundador da Gioda Arquitetura e Publicidade. Ambos compartilharam suas trajetórias profissionais e experiências empreendedoras, proporcionando aos participantes reflexões sobre carreira, inovação e perspectivas de futuro no mundo do trabalho.
A diretora de Ensino, professora Graciela Beck de Bitencourt dos Santos, destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes. “Acreditamos que a trajetória profissional e o conhecimento dos convidados trarão contribuições valiosas aos nossos alunos, ampliando sua compreensão sobre o mundo do trabalho e sobre os diversos caminhos possíveis para a construção de suas carreiras”, afirmou.
Orientações para confirmação de Vaga para os Cursos Técnicos Integrados 2026
O IFFar orienta os candidatos classificados no Processo Seletivo 2026 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio sobre os procedimentos para confirmação de vaga. O prazo para envio da documentação vai até as 23h59 do dia 19 de novembro de 2025.

A confirmação de vaga para os candidatos classificados em primeira chamada no Processo Seletivo 2026 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar deve ser realizada exclusivamente de forma online, das 14h do dia 4 de novembro até as 23h59 do dia 19 de novembro de 2025, no sistema de inscrição.
O candidato deve acessar o sistema com CPF e senha cadastrados, selecionar “Minhas inscrições”, depois “Visualizar inscrição” e, em seguida, “Desempenho”, onde será possível consultar a classificação e iniciar o processo de confirmação >>> "Minhas inscrições", depois clicar em "Confirmar Vaga".
Durante o período indicado, é necessário anexar todos os documentos solicitados (frente e verso), conforme descrito no Anexo III do Edital nº 335/2025, que regulamenta o processo seletivo. Os arquivos devem ser enviados preferencialmente em formato PDF, com boa qualidade e legibilidade. A falta de algum documento dentro do prazo, bem como o envio de arquivos ilegíveis, resultará na perda do direito à vaga.
Entre os documentos obrigatórios estão:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte);
- CPF, caso não conste no RG;
- Histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental, que geralmente possui carimbos e assinaturas no verso.
Os candidatos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental devem anexar o Termo de Pendência e o Atestado de Provável Concluinte no momento da matrícula. Quem apresentar o Termo de Pendência terá até 2 de fevereiro de 2026 para encaminhar o histórico escolar e o certificado de conclusão. O não envio dentro do prazo resultará no indeferimento da matrícula.
Os aprovados nas cotas destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI), com deficiência (PcD) ou oriundos de escolas públicas também precisam anexar a documentação comprobatória correspondente. Entre os documentos exigidos estão a autodeclaração PPI, o laudo médico, comprovantes de renda e o Termo de Pendência de Escola Pública ou histórico parcial, conforme o modelo disponível no Anexo IV do Edital nº 335/2025.
O IFFar alerta que não se responsabiliza por confirmações de envio não recebidas em razão de falhas técnicas, problemas de conexão ou congestionamento no sistema. Por isso, recomenda-se que os candidatos realizem o procedimento com antecedência e revisem todas as informações antes de concluir o envio da documentação.
>>> Acesse os formulários necessários para confirmação da vaga <<<
Saiba mais:
IFFar publica primeira chamada dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio 2026
IFFar publica retificação da 1ª chamada do Processo Seletivo 2026 para cursos técnicos integrados
Fonte: Secom
Estudantes participam da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
De 3 a 7 de novembro, acadêmicos de diversos cursos do Campus São Vicente do Sul participaram da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), evento científico que reúne apresentações de trabalhos de pesquisa, ensino, extensão e inovação desenvolvidos por estudantes de instituições da região.
Ao todo, 25 trabalhos do Campus São Vicente do Sul foram apresentados, representando os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Agronomia e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Pedagogia.
https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/itemlist/user/596-ascom-s%C3%A3o-vicente-do-sul#sigProId455c99a08d
A participação reforça o compromisso da instituição com a formação acadêmica integral, o incentivo à pesquisa e à extensão e o estreitamento dos vínculos com outras instituições de ensino e pesquisa.










Redes Sociais