Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove formação para professores de escolas públicas
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove formação para professores de escolas públicas

Publicado em Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha promoveu uma formação sobre Pensamento Computacional para 260 professores da rede municipal de Santa Maria no dia 22 de agosto, no Auditório da Reitoria. Durante o mês passado, palestras sobre o mesmo tema também foram promovidas em Cachoeira do Sul e em Brasília.

IMG 5837

Foto: professores de escolas municipais de Santa Maria participam de formação na Reitoria do IFFar

As formações realizadas em Santa Maria e Cachoeira do Sul são feitas através do projeto de extensão do IFFar ‘Pensamento computacional para todos’ e de parcerias com os governos municipais e estadual. De acordo com o coordenador do projeto, professor Christian Brackmann, o objetivo das formações é sensibilizar os professores sobre a importância do pensamento computacional.

O professor Christian Brackmann explicou que as novas profissões exigem que as pessoas saibam programar e lidar com máquinas. O ensino da computação na educação básica já é previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, na prática, ele não ocorre devido à falta de formação dos professores.

O Pensamento Computacional não deve ser confundido com a simples habilidade de operar aplicativos em computadores, celulares ou tablets. Ele diz respeito à lógica de funcionamento das máquinas, podendo ser utilizado em diferentes situações, mesmo que distantes dos computadores.

Algumas características do Pensamento Computacional são a reformulação de problemas de grande dificuldade, uso de abstração e decomposição na solução de problemas, verificação de padrões e organização e análise de dados de forma lógica. Entre os benefícios de sua compreensão estão o aperfeiçoamento da capacidade de abstração e criatividade e a melhora na capacidade de lidar com problemas variados e complexos.

Publico manha

Foto: professores da rede estadual de Santa Maria participam de formação sobre Pensamento Computacional

Projeto Educação Gaúcha Conectada – a formação sobre Pensamento Computacional oferecida a professores da rede pública faz parte do projeto Educação Gaúcha Conectada, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e o BNDES.

O projeto visa beneficiar 28 mil alunos e 2900 professores de Santa Maria e Cachoeira do Sul. Entre os objetivos do projeto estão a promoção de políticas que visem a integração das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas, em consonância com a Base Curricular Gaúcha, e a capacitação dos professores para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica.

Saiba mais sobre o projeto neste link.

WhatsApp Image 2019 08 28 at 09.19.14 2

Foto: no dia 28 de agosto o professor Christian Brackmann falou sobre Pensamento Computacional na Universidade de Brasília (UnB)

IFFar participa de seminário de tecnologia educacional de Ijuí

IFFar promove formação sobre pensamento computacional em escola indígena de Santa Maria