Página inicial > Últimas Notícias > IFFar realiza Encontro de Avaliação do Programa de Permanência e Êxito
Notícias IF Farroupilha

IFFar realiza Encontro de Avaliação do Programa de Permanência e Êxito

Publicado em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 17h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha realiza o Encontro de Avaliação do Programa de Permanência e Êxito (PPE) nesta quinta (6) e sexta-feira, no Auditório da Reitoria. O principal objetivo do encontro é avaliar o plano de ações 2018-2020.

DSC 0066 4

Antes mesmo do encontro, o trabalho iniciou nos campi, com os servidores envolvidos no PPE respondendo um formulário sobre o desenvolvimento das ações previstas para este ano.

Presencialmente, na quinta-feira, foram apresentados dados sobre estas ações e práticas exitosas de permanência e êxito realizadas nos campi. As ações englobam tanto os cursos técnicos quanto os cursos de graduação.

No último dia do evento serão avaliadas as metas de 2018 e planejadas as de 2020.

Também na sexta-feira, será apresentado o principal foco da gestão do ensino para 2019: formação permanente dos servidores e formação integral dos estudantes, tendo como eixo articulador a Permanência e o Êxito dos alunos.

Ações de permanência e êxito são objetivos institucionais

Permanência e êxito são termos que se referem ao fato de os alunos não abandonarem seus cursos. Ou seja, políticas de permanência e êxito são aquelas destinadas a garantir que o aluno que entra no IFFar não desista do curso e que siga seu percurso formativo até finalizar seus estudos.

No final de 2016, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, afirmou que a permanência e êxito dos alunos é o objetivo principal da instituição. Na ocasião, a reitora pediu que todos os gestores do IFFar assumissem este desafio. Uma das maneiras de assegurar a permanência e o êxito dos alunos, de acordo com a reitora, é a adaptação da instituição e dos servidores às necessidades dos estudantes.

No começo deste ano, a reitora afirmou que a permanência e o êxito deviam ser assegurados no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFar.

Inauguração do novo Auditório do IFFar

O Encontro de Avaliação do Programa de Permanência e Êxito do IFFar é o primeiro evento a ser realizado no Auditório da nova sede da Reitoria. Desde 19 de dezembro a Reitoria do Instituto Federal Farroupilha está sediada na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria.