Página inicial > Últimas Notícias > Permanência e êxito devem ser assegurados no PDI, diz reitora
Notícias IF Farroupilha

Permanência e êxito devem ser assegurados no PDI, diz reitora

Publicado em Quinta, 22 de Março de 2018, 18h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A reitora do Instituto Federal Farroupilha, professora Carla Jardim, fez uma fala sobre a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a consolidação de políticas institucionais para a permanência e o êxito de estudantes durante o VI Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IF Farroupilha.

foto1

A professora Carla Jardim explicou que a construção do PDI 2019-2026 está em fase de levantamento de prioridades institucionais. É nesta fase, na opinião dela, que a permanência e o êxito dos estudantes do IFFar deve ser assegurada como prioridade institucional. E este processo deve ser protagonizado pelos gestores de Ensino.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento exigido pelo MEC que descreve o planejamento estratégico da instituição para os próximos anos. Isso significa que o PDI que está sendo construído descreverá as prioridades institucionais e moldará o desenvolvimento do IFFar pelos próximos oito anos. O documento é construído de forma a permitir a participação de toda a comunidade acadêmica, através de reuniões, preenchimento de planilhas online, entre outras ferramentas interativas.

Permanência e êxito são termos que se referem ao fato de os alunos não evadirem. Ou seja, políticas de permanência e êxito são aquelas destinadas a garantir que o aluno que entra no IFFar não desista do curso e que siga seu percurso formativo até finalizar seus estudos.

A reitora do IFFar explicou que a definição de prioridades institucionais não se dá a partir de "canetaços" de gestores, mas do entendimento da comunidade acadêmica. Neste sentido, o papel dos gestores é o de liderar o processo de definição da permanência e do êxito como prioridades no IFFar. "Temos que garantir possibilidades para as pessoas", disse a professora Carla Jardim.

VI Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IF Farroupilha - o evento ocorreu nos dias 21 e 22 de março no Auditório da Reitoria. Contou com a presença de mais de 90 participantes de diversos campi do IFFar. O Seminário é voltado aos diretores de ensino, coordenadores gerais de ensino, coordenadores de assistência estudantil, coordenadores de ações inclusivas, coordenadores de registros acadêmicos, setores de assessoria pedagógica, coordenadores de EaD e presidentes do Programa Permanência e Êxito.

Seminário de formação do ensino inicia hoje na Reitoria