Página inicial > São Borja > Boletim Coronavírus: CIE discute cenários para o semestre letivo do IFFar
Notícias São Borja

Boletim Coronavírus: CIE discute cenários para o semestre letivo do IFFar

Publicado em Quinta, 09 de Abril de 2020, 18h32 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

A prorrogação das atividades remotas até 16 de abril foi aprovada nesta semana pelo Consup. Contudo, a extensão desse prazo não é descartada. Diante disso, o CIE estuda possíveis cenários para o semestre letivo no IFFar. Pesquisas com estudantes e servidores serão consideradas para futuros encaminhamentos.

segundareuniaocie

Nesta quarta-feira (8), o Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou a quarta reunião desde sua criação, em março.

Dentre os assuntos da pauta, estavam: relatos dos campi sobre os casos de Covid-19 nas cidades em que o IFFar está presente; protocolos de limpeza das unidades; e a manutenção das atividades remotas. A reunião foi transmitida ao vivo e a gravação pode ser conferida no canal da WebTV no YouTube.

Nesta semana, após posicionamento do CIE, o Conselho Superior (Consup) deliberou pela prorrogação das atividades remotas até o dia 16 de abril, considerando o prazo autorizado pelas portarias do Ministério da Educação nº 343/2020 e 345/2020.

Para as próximas decisões referentes ao semestre letivo no IFFar, vários pontos são levados em consideração:

- A portaria nº 343/2020 dispõe da substituição das aulas presenciais do ensino superior (graduação e pós) por aulas em meios digitais por até 30 dias, a contar de sua publicação em 17 de março.

- No dia 6 de abril o MEC publicou a portaria nº 376/2020, que autoriza a realização de atividades não presenciais por até 60 dias nos cursos técnicos de nível médio durante a pandemia de Covid-19.

- No dia 31 de março, o governo do estado do Rio Grande do Sul anunciou a decisão de suspender as aulas presenciais da rede estadual, em universidades e em instituições de ensino públicas e privadas até 30 de abril

- Na última reunião do CIE, pesquisa realizada entre os alunos expôs dificuldades que muitos têm em acompanhar as aulas remotamente.

Apesar das divergências entre as portarias do MEC que tratam dos ensinos superior e médio, a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, a princípio descarta a possibilidade de definir datas distintas para as atividades dos diferentes níveis de ensino ofertados pelo Instituto. “Não podemos dissociar os calendários dos cursos de nível médio dos cursos superiores, pois trabalhamos com a mesma equipe de docentes e técnico-administrativos atendendo a ambos”, declarou.

Diante disso, apresentou três cenários possíveis: 1) realização de atividades não presenciais de ensino até o dia 16 de abril e suspensão das atividades a partir desta data; 2) realização de atividades não presenciais de ensino até 30 de abril, caso uma nova portaria do MEC seja publicada autorizando tais atividades para os cursos superiores; ou 3) continuidade das atividades remotas de ensino até o dia 14 de maio (prazo limite da carga horária autorizada por lei para a realização de atividades não presenciais, o que corresponde a 20% da carga anual para cursos técnicos e 40% para cursos superiores), caso ocorra autorização por parte do MEC; e, após esse período, suspensão do calendário acadêmico.

Dessa forma, foi deliberado que a situação será reavaliada na próxima semana.

Nova pesquisa consulta opinião de estudantes

Uma pesquisa organizada pelos membros do CIE que representam os discentes, Mateus Moureira e Patricia Martins, busca saber qual a opinião dos estudantes em relação à suspensão das atividades, considerando os três cenários apresentados pela reitora. A ação atende às deliberações da reunião anterior do comitê. Moureira explicou que a consulta está sendo divulgada pelo Whatsapp e ficará aberta até segunda, 13. Os resultados serão apresentados no próximo encontro do CIE.

Servidores também são ouvidos

Diante da preocupação em consultar servidores técnico-administrativos e docentes acerca da realização de atividades remotas e da possível suspensão do calendário acadêmico, uma pesquisa com esses públicos também está sendo realizada. O formulário, enviado via e-mail institucional, recebe respostas até o dia 13. São responsáveis pela atividade a Pró-reitora de Ensino, a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação e a Comissão Permanente de Pessoal Docente.

Encaminhamentos

A próxima reunião do comitê será no dia 14 de abril. Nessa data, com base nos dados das pesquisas realizadas com servidores e estudantes, e levando em consideração documentos legais que venham a ser publicados até lá, haverá a definição de encaminhamento quanto aos cenários 1, 2 e 3 para discussão no Conselho Superior. A próxima reunião extraordinária do Consup deve ocorrer no dia 15.

Acompanhe todas as notícias e outras informações sobre as medidas tomadas pelo IFFar durante a pandemia de Covid-19.