Página inicial > Panambi > ComViver com a alteridade foi tema de evento no IFFar Panambi
Notícias Panambi

ComViver com a alteridade foi tema de evento no IFFar Panambi

Publicado em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 08h07 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante todo o dia de 16 de agosto o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realizou a 2º Edição do ComViver – das possibilidades de viver a alteridade. O evento contou com a presença de servidores e representantes de entidades que atuam na educação no município, com o objetivo de refletir sobre o papel da escola enquanto espaço educacional no qual as pessoas têm a oportunidade de escolher como querem ser/fazer suas práticas educativas, pedagógicas e políticas.

O ComViver 2016 foi uma ação da Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi e de seus núcleos inclusivos: Núcleo de Apoio a Pessoas de Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS).

Segundo a professora Lisiane Goettems, Coordenadora substituta da CAI, "o evento reforçou a importância da articulação e engajamento dos três núcleos ligados à Coordenação de Ações Inclusivas. As palestras, oficinas e minicursos desenvolvidos ao longo do evento despertaram envolvimento, curiosidade, sensibilidade e tensionamentos diversos, que somados a uma ornamentação temática no local do evento, geraram ricos diálogos entre os participantes que puderam refletir acerca das diversas possibilidades de viver a alteridade e desenvolver a cultura de respeito às diferenças, em todo e qualquer ambiente social e, inegavelmente, no ambiente educativo.

Outro fator que merece destaque, nesta 2ª edição do evento, diz respeito à presença e envolvimento da comunidade externa, representada por diferentes segmentos da cidade de Panambi. A aproximação reforçou o reconhecimento do IFFar na cidade, demarcando que outros movimentos semelhantes a este evento devam continuar sendo promovidos, estreitando laços entre educandários, secretarias, conselhos municipais e demais grupos de articulação da cidade. Além do que, a presença de representantes de nossa reitoria, demarcaram valorização ao evento e trouxeram em suas falas o brilhante manifestar de orgulho e comprometimento que o Campus Panambi sempre revela em tudo que desenvolve e, que em especial neste evento da CAI, surpreendeu mais uma vez".

Participantes
Édison Gonzague Brito da Silva, Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha e Susi Mara Alves, Coordenadora da CAI Reitoria ampliaram as reflexões sobre o papel da educação em relação à diversidade humana, sobretudo no contexto educacional, resultando em uma participação atuante durante o evento. Também estiveram presentes, compartilhando experiências e reflexões, integrantes do Grupo de Articulação para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de trabalho de Panambi; da Secretaria Municipal de Educação; do Conselho Municipal de Educação e do CAPS João-de-barro, ligado à Secretaria Municipal da Saúde.

O evento
A atividade foi compostas pela palestra “Desigualdades e instituições educacionais no século XXI”, com o professor Bernardo Mattes Caprara, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, no turno da manhã, e por oficinas e minicursos no turno da tarde: “As relações étnico-raciais no contexto histórico do Rio Grande do Sul e do Brasil e suas implicações na educação”, com o professor Ênio Grigio (IFFar – Campus Júlio de Castilhos); “Refletindo sobre aprendizagem”, com a fonoaudióloga e psicopedagoga Nara Pizarro (Clínica C&C Care, de Panambi) e “Reflexões sobre a diversidade sexual: de onde falamos?”, com o professor Everton Fêrrer de Oliveira (Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão).