Página inicial > Panambi > “Química sem tabu” é tema de projeto aplicado por aluna do IFFar
Notícias Panambi

“Química sem tabu” é tema de projeto aplicado por aluna do IFFar

Publicado em Terça, 15 de Setembro de 2020, 11h21 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A química é considerada por muitos adolescentes e jovens dos componentes curriculares mais difíceis e abstratos trabalhados em sala de aula, ou ainda a área de conhecimento que tem muitos cálculos e perguntas sem respostas claras. Pensando nisso, Maria Eduarda Schmidt, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Química do IFFar – Campus Panambi, elaborou um projeto de extensão para explicar fenômenos que acontecem no nosso dia a dia por meio de práticas simples, tentando mostrar o quão bonito e impressionante é o universo da química.

As práticas estão sendo realizadas de forma síncrona, pelo Google Meet, com alunos assistindo a demonstração do experimento e também reproduzindo-o em suas casas, com a aluna extensionista explicando sobre a “química” envolvida naquele experimento. O público do projeto são alunos entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio, em escolas que pouco a pouco estão sendo contatadas.

Até o momento, o projeto foi executado em duas escolas do município de Augusto Pestana: Colégio Estadual José Lange e Centro Educacional Primeiros Passos (CEPP). Em seguida, será a vez da Escola Paulo Freire, de Panambi, entender um pouco sobre a química sem tabus.

Ao final do projeto, todos os professores de química das escolas participantes receberão uma cartilha com roteiros para que estas práticas continuem sendo realizadas. Todos os experimentos são executados com materiais simples, de baixo custo, tais como vinagre, bicarbonato, balão, leite, detergente, entre outros.