Página inicial > Panambi > Projeto de extensão do IFFar qualifica agroindústrias do município de Panambi
Notícias Panambi

Projeto de extensão do IFFar qualifica agroindústrias do município de Panambi

Publicado em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h12 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Desde 2018 o professor Odair Dal Agnol, do IFFar – Campus Panambi, coordena projetos de extensão destinados a auxiliar as agroindústrias familiares do município. A partir da execução dos projetos em parceria com a Emater/ASCAR, nos anos de 2018 e 2019 foram elaborados os Manuais de Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de 17 agroindústrias do município, além da criação de peças gráficas com a descrição de alguns POPs para afixação no interior das mesmas.

Já em 2020, o projeto de extensão visa colaborar para a consolidação das agroindústrias familiares de Panambi que objetivam aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF – RS). De acordo com Odair, “nessa fase estamos realizando os projetos arquitetônicos das agroindústrias que ainda não o tem. Essa ação visa regularizar a situação delas junto a órgão responsável no município e, especialmente, dar condições às agroindústrias de realizarem a comercialização de seus produtos para qualquer município do Estado, visto que atualmente elas podem comercializar apenas no município de Panambi”. Na atual etapa do projeto o professor conta com a colaboração de Igor Lindemaier Cavalheiro, técnico de laboratório do Curso de Edificações do Campus Panambi.

Na segunda etapa do projeto está prevista a criação de um aplicativo para auxiliar nos controles necessários para acompanhamento da execução dos POPs. Essa última etapa do processo de qualificação das agroindústrias do município contará com a colaboração de Maiquel Diego Braun, também servidor do IFFar – Campus Panambi.

Além dos servidores envolvidos, os estudantes também têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e apreender a partir das experiências com o mundo do trabalho. Até o momento estudantes dos cursos Técnico em Controle Ambiental, Tecnologia em Processos Químicos e Técnico em Edificações – PROEJA já puderam atuar como bolsistas nos projetos.

Os projetos de extensão desenvolvidos pelo IFFar objetivam compartilhar conhecimentos de servidores e alunos da instituição com diferentes segmentos da sociedade, colaborando para a qualificação e o desenvolvimento local.