Página inicial > Panambi > IFFar terá projeto de futebol para alunos de escolas públicas de Panambi
Notícias Panambi

IFFar terá projeto de futebol para alunos de escolas públicas de Panambi

Publicado em Terça, 04 de Agosto de 2020, 10h25 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O IFFar firmou parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), da Secretaria Especial do Esporte, vinculado ao Ministério da Cidadania, através da aprovação de projeto no Programa Academia & Futebol.

O projeto, construído pelos professores de Educação Física do IFFar, consiste na implantação de três núcleos de vivência do futebol e do futsal no âmbito do Instituto Federal Farroupilha, nos campi de Alegrete, Panambi e São Vicente do Sul, com o intuito de proporcionar acesso cultural e prática do futebol e futsal para crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino que estejam matriculadas na rede pública de ensino.

O trabalho terá duração de 24 meses. A primeira etapa do projeto, a ser desenvolvida até dezembro de 2020, será de estruturação, organização dos núcleos e aquisição de material esportivo. A coordenação local do projeto é do professor Jaubert de Castro Menchik.

Considerando o contexto atual de pandemia, a segunda etapa do projeto está prevista para o ano de 2021, dependendo da autorização para realização das atividades presenciais. Nesta etapa estima-se atender um total de 150 crianças e adolescentes em Panambi, com diferentes turmas e horários. As inscrições serão realizadas de acordo com a faixa etária e número de turmas. O período de inscrições será divulgado posteriormente.

Integração com a comunidade

Apoiado pelo Setor de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão do IFFar, a coordenação dos núcleos será realizada pelos professores de Educação Física Mauro Pereira Mendes (Alegrete), Jaubert de Castro Menchik (Panambi) e Haury Temp (São Vicente do Sul). Cada núcleo irá beneficiar cerca de 150 crianças e adolescentes com atividades voltadas à inclusão social, melhoria nas condições de vida e desenvolvimento territorial.

Para a Pró-Reitora de Extensão do IFFar, Raquel Lunardi, “o projeto vai ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2026) e tem papel fundamental na geração de novas e qualificadas oportunidades de formação para crianças e adolescentes. Por isso, o engajamento institucional nesta ação potencializa a função social do IFFar”.

Para os professores de Educação Física, o projeto irá fortalecer as ações do IFFar no âmbito de cada campus, pois os desafios do Programa Academia & Futebol também são parte dos desafios das Instituições Federais de Ensino, com destaque para a defesa do respeito à diversidade (cultural, sexual, étnica e religiosa), ações conjuntas com a sociedade, produção e difusão do conhecimento científico, integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais baseado nos princípios do ensino, pesquisa e extensão.