Página inicial > Panambi > IFFar oferta oficinas de scratch em escola do município
Notícias Panambi

IFFar oferta oficinas de scratch em escola do município

Publicado em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h10 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Um dos projetos de extensão executados por integrantes do IFFar – Campus Panambi diz respeito à realização de oficinas para ensino de scratch para alunos de 4º ano da Escola Poncho Verde, em Panambi.

Scratch é uma linguagem de programação que permite criar jogos, histórias interativas e animações a partir de blocos lógicos e itens de som e imagens. Por ser gratuito e ter sido projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, o Scratch é de fácil usabilidade.

As atividades que integram o projeto de extensão visam estimular a formação continuada de professores em exercício na Educação Básica com o desenvolvimento de oficinas de recursos tecnológicos (Scratch) e projetos integradores. Além disso, o projeto visa colocar em contato grupos de estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental do Brasil e de Portugal de mesma idade para compartilhamento de experiências com a cultura tecnológica promovidas por uma temática ambiental. Assim, as atividades do projeto de extensão envolverão estudantes e professores de escolas de Educação Básica de Panambi e Santo Augusto, no Brasil, e de escolas de Educação Básica de Guarda - Portugal.

Na manhã de quarta (18), uma oficina introdutória sobre Scratch foi ministrada no Campus Panambi pelo professor Adão Caron Cambraia e pelo bolsista Uianes Biondo, do IFFar – Campus Santo Augusto, contando com o apoio da professora Sandra Nonenmacher e da bolsista Victoria Botelho. A atividade objetivou contextualizar docentes da Escola Poncho Verde, as quais acompanharão as atividades do curso.