Página inicial > Panambi > Indústrias de Processos Químicos e o campo de atuação profissional
Notícias Panambi

Indústrias de Processos Químicos e o campo de atuação profissional

Publicado em Segunda, 08 de Julho de 2019, 21h25 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na sexta-feira, 05/07, a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos apresentou os trabalhos da Prática Profissional Integrada, cujo tema foi "Indústrias de Processos Químicos e o campo de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos".

O objetivo do trabalho foi identificar as áreas de atuação e evidenciar em quais etapas dos processos industriais ele se insere. O projeto integrador relacionou as disciplinas de Introdução aos Processos Químicos, Química Geral e Metodologia Científica, promovendo o estudo de matérias-primas, operações unitárias, processos unitários e técnicas de produção associadas a processos consolidados da indústria química, com o objetivo de esclarecer e apontar as mais diversas áreas de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos.

A Prática Profissional Integrada (PPI) é uma metodologia de ensino que possibilita a articulação entre os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas do curso com a prática real de trabalho, propiciando a interdisciplinaridade e flexibilização curricular, além da ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação.

Nesse semestre os alunos da primeira turma puderam optar por indústrias e processos químicos de interesse individual. O produto da pesquisa articulada entre as disciplinas consistiu na elaboração de um pôster, o qual foi apresentado e avaliado dentro de cada componente curricular envolvido na PPI.

Os trabalhos apresentados envolveram os seguintes temas, nos quais foram identificados o papel do profissional graduado em Tecnologia em Processos Químicos.

• Processo de produção do queijo artesanal;
  • Fabricação do leite em pó;
  • Processo de obtenção da amônia;
  • Tratamento de efluentes industriais;
  • Indústria de cloro-soda;
  • Produção do óleo de soja;
  • Produção de biogás;
  • Indústria do café;
  • Utilização do carvão mineral como fonte de energia;
  • Produção de etanol a partir do milho;
  • Produção de farinha de mandioca; e
  • Produção de cerveja artesanal.

Todas as apresentações buscaram avaliar o papel do Tecnólogo em Processos Químicos na indústria, que consiste, entre outras atividades, na amostragem e manuseio de reagentes e produtos; no controle de qualidade; nas análises físico-químicas e biológicas; no controle ambiental; na segurança e higiene industrial; na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, instrumentos, tubulações e acessórios; na operação de equipamentos a partir do monitoramento e controle de parâmetros operacionais; e nas demais atuações como responsáveis técnicos, mediante atribuições dadas pelos conselhos de classe (CRQ e/ou CREA).