Página inicial > Panambi > “Formação de Professores” foi tema de projeto de pesquisa desenvolvido parcialmente em Portugal
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 09h44 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O projeto de pesquisa “A Residência Pedagógica como elemento da Política Nacional de Formação de Professores” foi um dos três projetos selecionados pelo Instituto Federal Farroupilha para desenvolver ações de pesquisa em instituições estrangeiras. Assim, a professora Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher e o acadêmico Gustavo Pedroso de Moraes, do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi permaneceram um mês em Portugal a fim de estudarem as políticas de formação de professores no país, visando trazer melhorias para os cursos de licenciatura ofertados no IFFar.

Com base no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), os pesquisadores realizaram consulta à legislação que baliza a Educação Básica e a formação de professores em Portugal, visita e observação dos estagiários do IPG em escolas do município da Guarda e de aulas do curso de Mestrado, que em Portugal forma professores. Também participaram do evento EDULOG International Conference, que tinha como principal foco a discussão da educação para crianças. Ainda, visitaram outras universidades de Portugal, nas quais foram abertas portas para cooperação de projetos futuros, além de conhecerem museus e centros históricos do país, afim de enriquecer o conhecimento cultural.

O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto de 2018 e conta com a participação das professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo, da Unijuí, e Rosa Branca Tracana Pereira, do Instituto Politécnico da Guarda/Portugal, como pesquisadoras colaboradoras.

Para finalizar, juntamente com o professor Adão Cambraia e o acadêmico do Curso Superior de Licenciatura em Informática do IFFar – Campus Santo Augusto, que também realizaram intercâmbio em Portugal, e os professores Pedro Tadeu e Rosa Branca do IPG, firmou-se um compromisso de execução de um projeto conjunto para a educação em Ciências da Natureza e Matemática com o uso da informática em escolas de Educação Básica brasileiras e portuguesas.