Página inicial > Alegrete > IFFar - Campus Alegrete inaugura Biblioteca Tasso D. Siqueira
Notícias Alegrete

IFFar - Campus Alegrete inaugura Biblioteca Tasso D. Siqueira

Publicado em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 21h55 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Na tarde desta sexta-feira, 25, aconteceu no Campus Alegrete do Instituto Federal Farroupilha a inauguração da Biblioteca Tasso D. Siqueira.

Estiveram presentes, representando a Reitoria, a Pró-Reitora de Ensino Patrícia Donicht; a Diretora Geral do IFFar - Campus Alegrete, Ana Rita Costenaro Parizi; representando o Executivo Municipal o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rui Alexandre Medeiros e; representado o Legislativo Municipal, os vereadores Anilton Gonçalves de Oliveira e Itamar Rodriguez.

Também prestigiaram a cerimônia os seguintes servidores do IFFar: Andriéli Bandeira (Diretora de Ensino do IFFar), Elisandra Squizani (Diretora de Ensino do Campus Alegrete), Douglas Dalla Nora (Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus Alegrete), Luciano Borges de Castro (Diretor de Admnistração do Campus Alegrete), Thales Fagundes Machado (Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Campus Alegrete), Ana Paula Ribeiro (Diretora Geral do Campus Alegrete - Gestão 2012/2016), Rodrigo Machado (Diretor Geral do Campus Alegrete - Gestão 2016/2020), João Flávio Cogo Carvalho (Diretor de Ensino do IFFar - Campus São Vicente do Sul), Paulo Roberto Deon (Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar - Campus São Vicente do Sul), além dos coordenadores de cursos, professores, técnicos-administrativos em educação, funcionários terceirizados e estudantes.

Registramos também a presença dos assessores do Deputado Federal Afonso Motta, Devonise Silva; do Deputado Federal Ubiratã Sanderson, Alexandre Machado e; do Deputado Estadual Luis Marenco, Júlio Rocha.

Em sua fala, a Diretora Geral, Ana Rita Parizi destacou que a biblioteca trará muitos benefícios para a comunidade acadêmica, não só para a formação discente, mas também sendo um espaço de maior conforto para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ana Rita também deixou claro o orgulho que sente em trabalhar numa instituição "pública, gratuita, de qualidade e inclusiva". Após feitos os dicursos, os convidados aplaudiram o momento cultural realizado pelos alunos que fizeram apresentações de canto e dança.

O grande momento da tarde foi o descerramento da placa de inauguração realizado pela Diretora Geral Ana Rita e pela Pró-Reitora de Ensino, Patricia Donicht.

Para encerrar a cerimônia, os presentes foram convidados para um coffee break e uma visita guiada pelos servidores que trabalham na biblioteca para conhecer o prédio das futuras instalações da Tasso D. Siqueira.

20230825155227_IMG_0297.JPG

Tasso D. Siqueira foi professor da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete e foi quem doou o seu acervo pessoal quando houve o incêncio da antiga biblioteca.

Hoje, a nova estrutura conta com 1.662,97m² de área total e com um acervo de mais de 19 mil livros de bibliografia básica e complementar dos cursos e livros de literatura.

A nova biblioteca possui acessibilidade, elevador, sistema de segurança contra incêndio e todos os ambientes climatizados. Os espaços foram divididos em 8 cabines para estudos em grupo, sala de apoio com projetor para aulas, webconferência, reuniões e apresentações, sala de biblioteca virtual com capacidade para 32 alunos, sala de acervo controlado com espaço para leitura de periódicos, board games, mapoteca, espaço de leitura, área de guarda volumes, banheiros e espaço de convivência interno e externo.

Foram gastos na construção da edificação R$ 4.161.347,97 (quatro milhões cento e sessenta e um mil trezentos e quarenta e sete reais noventa e sete centavos), além da emenda parlamentar no valor de R$ 500.000,00 recebida do Dep. Federal Ubiratã Sanderson. O valor desta emenda foi destinado em sua totalidade para a aquisição dos móveis deste novo local.

A Biblioteca do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete tem por objetivo apoiar as atividades de ensino-aprendizagem, técnico-científico e cultural. Auxiliar e orientar os alunos nas atividades pedagógicas e colaborar com o desenvolvimento intelectual da comunidade acadêmica, prestando assistência à pesquisa, a organização e a preservação do acervo e da produção intelectual de seus usuários.