Página inicial > Alegrete > Alunos executam projeto em São Paulo
Notícias Alegrete

Alunos executam projeto em São Paulo

Publicado em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 11h41 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior
Dois alunos bolsistas do projeto de pesquisa "Avaliação da qualidade do ar em Alegrete", coordenado pela Técnica do Laboratório de Química, Maria Laura Lacarva Lordello, estiveram em São Paulo, no Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Marcelo Lima Petrocelli, do curso de Engenharia Agrícola e, Amanda Jhenniffer Tâmara de Freitas, da Biologia, durante a visita, estiveram, por uma semana, executando e acompanhando algumas técnicas experimentais do trabalho e processando parte do material recolhido em Alegrete. O projeto é uma parceria do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete com os parceiros LPAE/FMUSP, Secretaria do Meio Ambiente de Alegrete (SEMMAM) e Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA - Alegrete).

O PROJETO: Trata-se de uma estudo de avaliação e monitoramento da qualidade do ar urbano de Alegrete. O projeto utiliza técnicas simples e de baixo custo, como o biomonitoramento ambiental com espécies vegetais, para avaliar a qualidade do ar. No trabalho foi usado também, em colaboração, um equipamento do LPAE - acumulador de MP do tipo Harvard - que reproduz a inalação de material particulado (poeira) por um pulmão humano e concentra o material em filtros que, quando analisados, mostram a composição química desse material particulado.
Os resultados do estudo ainda estão sendo processados, mas o projeto apresentou uma prévia na Pré-MEPT do IFFar, tendo recebido elogios do avaliador do trabalho pelo ineditismo e pelas inúmeras possibilidades de pesquisa que se abrem tanto aos participantes como em nível institucional. Vale ressaltar os benefícios que a população local poderá ter com um monitoramento sistemático da qualidade do ar, como o proposto pelo projeto.

A viagem foi financiada com a taxa de bancada do próprio projeto e está consolidando a parceria do Instituto Fderal Farroupilha - Campus Alegrete com uma ótima instituição pública de ensino (USP) e órgãos de administração pública municipal.