Página inicial > Alegrete > IFFar - Campus Alegrete presente na IV FINEDUCA em São Paulo
Notícias Alegrete

IFFar - Campus Alegrete presente na IV FINEDUCA em São Paulo

Publicado em Terça, 09 de Agosto de 2016, 19h08 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Nos dias 21 e 22 de julho, em São Paulo/SP, estiveram participando do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA, o aluno de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista da CNPq, Ederson Nunes Bueno e a Professora do IFFar - Campus Alegrete, aluna egressa do Curso de Especialização em Gestão Escolar/2015, Gabriela Paim Rosso.

O evento que aconteceu no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP, teve como tema central o "Financiamento da Educação: Avanços e impasses", onde foram discutidos assuntos relevantes à economia brasileira, a políticas de fundos e a repercussão da educação nacional nas estruturas de financiamento.

A Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, FINEDUCA, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, que tem como objetivo contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social.

Além da participação no evento como ouvintes, aluno e professora, apresentaram seus trabalhos de pesquisa, ambos orientados pela Profª Drª Calinca Jordânia Pergher, que também participou do comitê cientifico do evento na avaliação dos artigos apresentados oralmente e a serem publicados.

O aluno bolsista Ederson apresentou o trabalho “Analisando a trajetória dos fatores de ponderação estabelecidos no Fundeb: 2007 à 2016” que está relacionado ao Projeto de pesquisa “Perfilar o financiamento educacional de três redes municipais da Fronteira Oeste - RS", coordenado pela Professora Calinca. "A iniciação cientifica me abriu muitos horizontes, pois tive a oportunidade de me relacionar com diversas culturas e opiniões e isso é muito importante na minha carreira como profissional. Gostei muito do evento e que venham os próximos!", comenta feliz Ederson.

A Professora Gabriela apresentou o trabalho “Impacto dos insumos na composição do gasto aluno de uma escola do campo”, que foi fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de especialização em Gestão Escolar do campus Alegrete. Ambos os trabalhos instigaram vários  questionamentos e o interesse do público no evento.

A próxima edição do FINEDUCA está agendada para setembro de 2017, em Natal/RN.