Página inicial > Alegrete > Projeto “Gurias com Ciência” inicia suas atividades
Notícias Alegrete

Projeto “Gurias com Ciência” inicia suas atividades

Publicado em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h20 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Na tarde da última quinta-feira, 12 de setembro, nas dependências do IFFar - Campus Alegrete, teve início o projeto de extensão “Gurias com Ciência”. Este projeto, idealizado pela acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Suelen de Souza Carvalho, é inspirado no “Meninas com Ciência” do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivo principal despertar o interesse de meninas pelas áreas da ciência, a partir do contato com profissionais mulheres de algumas áreas e de sua trajetória acadêmica e profissional.

01

As atividades serão desenvolvidas por meio de encontros periódicos, realizados em espaços de aprendizagem nas dependências do Campus, com práticas e oficinas, dentro de temáticas que estimulem a descoberta e que permitam um contato mais próximo com áreas como Biologia, Física, Geografia e Química. O projeto é coordenado pela prof.ª Dr.ª Paula Mirela Almeida Guadagnin e a equipe do projeto é composta por mulheres profissionais dessas áreas e pela acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar- Campus Alegrete.

Para execução do projeto foi realizada uma parceria com a Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, cuja contrapartida se dá através do transporte das alunas do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Antônio Saint Pastous de Freitas e da servidora responsável até o Campus do IFFar, para que participem dos encontros.

04

Nesse primeiro encontro, houve uma dinâmica inicial, abordando a temática do papel da mulher na sociedade e de sua representatividade na ciência e tecnologia e, posteriormente, uma prática no Laboratório de Microbiologia, onde as alunas tiveram contato com a microscopia através da preparação de lâminas a fresco, para a observação de tecido epitelial vegetal e células que formam esse tecido e também a visualização da anatomia de artrópodes.