Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Docência Conectada é concluído em parceria com universidade uruguaia
Notícias IF Farroupilha

Projeto Docência Conectada é concluído em parceria com universidade uruguaia

Publicado em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 09h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No último sábado (25), as atividades do projeto de extensão Docência Conectada: a humanização das tecnologias na formação de professores foram concluídas. Além de servidores e alunos do IFFar, também foram convidados a participar do projeto alguns professores de universidades parceiras, como Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), estimulando a integração entre os países da tríplice fronteira – Brasil, Uruguai e Argentina. Ao todo, o projeto contou com dezesseis colaboradores.

Segundo a servidora Izabel Espindola Barbosa, os objetivos do projeto foram atingidos, “pois promovemos espaços e tempos de diálogo e formação em busca do entrelaçamento entre a práxis e os recursos tecnológicos contemporâneos; aproximamos públicos diferenciados das iniciativas voltadas à tecnologia a serviço da ciência e da educação e ampliamos o diálogo multicultural e a construção de conhecimento entre os países envolvidos”.

A ideia de oferecer cursos sobre novas tecnologias para docentes partiu de uma demanda da Câmara de Vereadores do município de Barra do Quaraí, que identificou a falta de aptidão dos professores na utilização de tecnologias em salas de aula. Neste vídeo, uma aluna do curso de Sistemas de Informação do Campus São Borja explica em detalhes o projeto.

As atividades do Projeto Docência Conectada foram desenvolvidas em três unidades do IFFar (Campus São Borja, Campus Avançado Uruguaiana e polo de Barra do Quaraí) e na Universidad del Trabajo del Uruguay. Os interessados participaram dos cursos de forma gratuita. O lançamento do projeto ocorreu no dia 10 de novembro no Campus São Borja.

O projeto foi segundo colocado no edital do Programa Institucional de Apoio ao Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PIADIFF) 2017. O curso esteve voltado para a promoção de aprendizagens significativas voltadas à comunidade local e de seu entorno no processo de  construção  de  saberes,  objetivando  uma  educação  que  atenda  à  formação, qualificação e valorização dos sujeitos, com um olhar sensível às transformações que se fazem urgentes na realidade em que se insere.

“Embora seja um passo inicial e ajustes deverão ser realizados, a possibilidade de novas parcerias com instituições estrangeiras, assim como a já realizada com a Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU) neste ano, garante uma nova perspectiva à Extensão no IFFar”, destaca Izabel.

O projeto contou com quatro encontros:

10/10/2017 IFFar - Campus São Borja

8h Abertura

8h30 Ser professor no contexto tecnológico: a aprendizagem como fio condutor.

19h Realidade aumentada aplicada à educação

11/11/2017 IFFar – Campus Avançado Uruguaiana

8h O professor - ator e as ferramentas para inovação e acessibilidade

13h30 Mídias digitais: aproximações com o espaço escolar