Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e professores do IFFar iniciam atividades do projeto Rondon
Notícias IF Farroupilha

Alunos e professores do IFFar iniciam atividades do projeto Rondon

Publicado em Sexta, 14 de Julho de 2017, 09h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Oito alunos e dois professores do Campus São Vicente do Sul participam da Operação Cinquentenário do Projeto Rondon até o final deste mês.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 17.11.26.jpeg

Acadêmicos e docentes do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul chegaram ao município de Itapuã do Oeste (RO) no domingo (9) para o início da Operação Cinquentenário do Projeto Rondon. Envolvendo as áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho, as atividades são desenvolvidas em parceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (Univas), de Minas Gerais.

Do IFFar, participam da operação oito alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Gestão Pública, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas e os professores Rogério Anése e Henrique Tamiosso (veja a lista completa de estudantes no final desta notícia).

Uma das estudantes participantes, Diuliana Nadalon Pereira, destacou a troca de experiências e saberes proporcionada pelo projeto: “através da realização das oficinas, os acadêmicos têm acesso a novas realidades e culturas que por sua vez transformam-se em conhecimento significativo e indubitavelmente propiciam um olhar mais sensível ao próximo”.

Ela enviou um relato de como foram os primeiros dias na cidade:

“No dia da chegada, pelo turno da noite, houve uma recepção na praça da cidade com diversas apresentações culturais. As atividades realizadas demonstraram um bom acolhimento da equipe, bem como a importância do projeto para a construção de um município melhor.

No dia 10, pela parte da manhã e à tarde, foram realizadas as oficinas de Jogos Didáticos e Meio Ambiente, Associativismo e Empreendedorismo e Oficinas de Projetos. No turno da noite, houve a abertura oficial com as autoridades no auditório central da cidade.

No dia 11, foram realizadas as oficinas de Reciclagem e Separação do Lixo e a de Associativismo e Empreendedorismo. Durante o período da noite, a equipe participou da sessão da câmara de vereadores. Já no dia 12, foi realizada oficina referente ao tema Funcionário Feliz, Acesso à Informação e Cidadania e iniciou-se uma horta urbana no CRAS.

No discorrer dos dias, os acadêmicos visitaram diversas localidades e abordaram os cidadãos do município para convidá-los a participar do projeto. A equipe também vem planejando mais atividades e propostas para serem implementadas nos próximos dias".

Post da aluna Thamara Elesbão Pinto na rede social Instagram

Post do @projetorondonmd na rede social Instagram

Sobre o projeto Rondon

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

O Projeto prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Lista de alunos participantes

• Antony Pereira de Camargo