Página inicial > Últimas Notícias > IFFar será certificado com Selo ODS Educação em São Paulo
Notícias IF Farroupilha

IFFar será certificado com Selo ODS Educação em São Paulo

Publicado em Sexta, 01 de Março de 2024, 12h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar recebe pela segunda vez o Selo ODS Educação na próxima terça-feira (5), em São Paulo. A certificação reconhece e estimula projetos de instituições de ensino relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

seloods notícia01032024

No total, 39 instituições de ensino do Brasil serão certificadas na segunda edição do Selo ODS Educação. O IFFar já havia recebido o Selo na primeira edição, realizada em 2023 em Brasília. Recentemente, no início deste ano, 28 projetos de extensão de todas as unidades do IFFar foram certificados individualmente com o Selo ODS. A segunda edição da certificação vai ocorrer na próxima terça-feira (5), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de São Paulo.

De acordo com a Unesp, nessa segunda edição, foram identificados 889 impactos sociais relacionados aos ODSs por meio de 360 projetos desenvolvidos pelas instituições certificadas. A entrega da certificação na Unesp será precedida por uma mesa-redonda com o tema Diálogos sobre ODS na Educação. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, através deste link.

seloods iffarnodescubraufsm notícia30012024

Foto: reitora do IFFar, Nídia Heringer (à dir.) e pró-reitora de Extensão, Ângela Marinho, divulgam ODSs durante participação do IFFar no Descubra UFSM

Para receber a certificação, as instituições participaram de forma online e gratuita. Elas tiveram que atender a critérios como cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover atividades e espaços de discussão sobre os ODSs e demonstrar contribuições na melhoria do ODS 4 – Educação de qualidade.

Selo ODS Educação

O Selo ODS Educação valoriza ações de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em instituições de ensino públicas e privadas. Dessa forma, reconhece e estimula projetos, boas práticas e soluções em ensino, pesquisa, extensão e gestão ligados aos ODS.

seloODSeducação notícia10032023

Foto: o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn (à esq.), e Luciana Dalla'Nora reberam o Selo em 2023, em Brasília

De acordo com o site da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. Os ODS fazem parte do programa Agenda 2030 da ONU. Conheça todos os Objetivos neste link.

O Selo ODS Educação é fruto de um trabalho desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) junto de outras instituições. De acordo com o site oficial, a certificação tem o apoio de instituições como o Fundo Social da União Europeia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).