Página inicial > Últimas Notícias > IFFar tem 28 projetos de extensão certificados com Selo ODS
Notícias IF Farroupilha

IFFar tem 28 projetos de extensão certificados com Selo ODS

Publicado em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 12h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Projetos de extensão desenvolvidos em todas as unidades do IFFar foram certificados com o Selo ODS Educação em 2023. A certificação reconhece e estimula projetos de instituições de ensino relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

seloods mostracultural2023 notícia30012024

Foto: exposição alusiva aos ODSs realizada no Campus São Vicente do Sul - a Agenda 2030 foi o tema da Mostra Cultural 2023

Desde 2017, o IFFar solicita a indicação dos ODSs impactados pelos projetos de extensão inscritos em editais institucionais de fomento. Além disso, nos últimos anos, o IFFar vem promovendo a Agenda 2030 através da realização e participação em eventos, como o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes), que teve sua primeira edição realizada no IFFar em 2022.

O IFFar também integra a Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies). A Regies foi criada em 2022 e é uma parceria entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A Rede busca monitorar a implementação dos ODSs nos municípios e no Estado.

Para a professora Luciana Dalla Nora dos Santos, a certificação de 28 projetos de extensão do IFFar com o Selo ODS Educação demonstra o reconhecimento das ações desenvolvidas pela instituição. A grande contribuição do Selo é mostrar para a sociedade o trabalho que vem sendo desenvolvido junto às comunidades. A sustentabilidade é uma das missões não só do IFFar, mas de toda a Rede Federal e do próprio Governo Federal.

seloods recebimento2023 notícia30012024

Foto: Carlos Lehn, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar (à esq.), e Luciana dos Santos, recebem Selo ODS Educação em Brasília, em março de 2023

Luciana dos Santos, uma das servidoras da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) responsáveis pela Agenda 2030 no IFFar, também explicou que a certificação reconhece o trabalho desenvolvido pelos campi e mostra o impacto causado nas comunidades. “As maiores beneficiadas são as comunidades, que estão vendo o trabalho realmente acontecer - lá na base”, disse a professora do IFFar. Para receber a certificação, os projetos tinham que indicar os ODSs impactados, em que medida essas metas foram alcançadas e quais os impactos nas comunidades.

Veja a lista de projetos certificados no final desta notícia.

Selo ODS Educação

O Selo ODS Educação valoriza ações de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em instituições de ensino públicas e privadas. Dessa forma, reconhece e estimula projetos, boas práticas e soluções em ensino, pesquisa, extensão e gestão ligados aos ODS.

seloods iffarnodescubraufsm notícia30012024

Foto: reitora do IFFar, Nídia Heringer (à dir.) e pró-reitora de Extensão, Ângela Marinho, divulgam ODSs durante participação do IFFar no Descubra UFSM

De acordo com o site da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. Os ODS fazem parte do programa Agenda 2030 da ONU. Conheça todos os Objetivos neste link.

O Selo ODS Educação é fruto de um trabalho desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) junto de outras instituições. De acordo com o site oficial, a certificação tem o apoio de instituições como o Fundo Social da União Europeia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O IFFar já havia recebido o Selo ODS Educação no começo de 2023, pelo projeto do Geoparque Raízes de Pedra. A entrega desse selo ocorreu em Brasília.

Confira a lista de projetos do IFFar certificados pelo Selo ODS Educação em 2023

Campus Alegrete

• Vivenciando na prática as etapas da análise ao desenvolvimento de sistemas: A experiência de criar em equipe um aplicativo para o gerenciamento de ocorrências da Guarda Municipal de Alegrete (Coordenadora: Jiani Cardoso da Roza)

Campus Frederico Westphalen