Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de V Encontro Nacional EJA-EPT da Rede Federal
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de V Encontro Nacional EJA-EPT da Rede Federal

Publicado em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 12h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Evento foi realizado na última semana em Sapucaia do Sul e envolveu representantes dos IFs de todo o país.

ejaept2022.png

De 29 de novembro a 1º de dezembro, o IFFar participou da etapa presencial do V Encontro Nacional EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, realizado no Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O evento foi organizado em conjunto pelos três IFs do estado (IFFar, IFSul e IFRS), pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e pelo coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da EJA da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EJA-EPT).

As mesas temáticas do Encontro abordaram temas como acesso, permanência e êxito, currículo integrado na EJA-EPT e lutas e resistências dos 15 anos de EJA na Rede Federal. A programação incluiu uma noite cultural, relatos de experiências e a discussão do Documento das Diretrizes da EJA-EPT.

Participaram das mesas a pró-reitora de Ensino do IFFar, Patricia Donicht, e a coordenadora de Assessoria Pedagógica do IFFar, Cléia Tonin. O evento também contou com relatos de experiências da Diretora de Ensino do Campus Júlio de Castilhos, Silvia Montagner, e da professora Franciane Ceretta.

Esta quinta edição do encontro teve como tema “15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito” e contou com a participação de docentes, técnicos-administrativos e estudantes de todas as regiões do país. Antes da etapa presencial do Encontro, foram realizadas atividades preparatórias que incluíram festividades de comemoração aos 15 anos da EJA-EPT, em setembro, e a apresentação virtual de Comunicações Orais, em outubro.

Destaques dos três dias de encontro presencial:

29/11 - No primeiro dia do evento, a pró-reitora de Ensino do IFFar, Patricia Donicht, participou da mesa de abertura. Na mesma data, foi realizada a Conferência "15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito" pelos professores Dante Moura e Jane Paiva.

30/11 - No segundo dia, foram realizadas discussões, mesas temáticas e a noite cultural.

1/12 - No último dia de evento, dois relatos de experiências de docentes do IFFar fizeram parte da programação da manhã. A Diretora de Ensino do Campus Júlio de Castilhos, Silvia Montagner, falou sobre os 15 anos da EJA-EPT no IFFar. Já a docente Franciane Ceretta abordou "Vivências na EJA-EPT na EMEF Adelmo Simas Genro (Santa Maria, RS)". À tarde, a mesa de encerramento "Discussão do Documento das Diretrizes da EJA-EPT" teve a participação da pró-reitora de Ensino do IFFar e da coordenadora de Assessoria Pedagógica, Cléia Tonin. As duas fazem parte do GT de construção das Diretrizes Nacionais da EJA-EPT, assim como Silvia Montagner. Cléia explica que essas diretrizes estão em construção por uma demanda dos encontros nacionais - desde o primeiro, em 2018. "O FDE se mobilizou para essa construção e organizou um GT com membros do FDE e de diversos IFs envolvidos com a EJA-EPT", destaca. A construção das diretrizes tem por objetivo orientar e fortalecer a política de EJA integrada à EPT na Rede Federal.

Carta - O V Encontro Nacional foi finalizado com a elaboração de uma Carta de Compromissos para a construção da política pública nacional para a EJA-EPT.

Reuniões - Além das atividades da programação, a Comissão Organizadora Nacional dos Encontros realizou duas reuniões durante o evento: uma com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e outra com representantes do GT Educação da equipe de transição do governo eleito. As conversas tiveram o objetivo, entre outras pautas, de defender o fortalecimento da EJA Integrada à EPT, bem como a ampliação da oferta na Rede Federal e o aumento do financiamento e da assistência estudantil. A coordenadora de Assessoria Pedagógica do IFFar, Cléia Tonin, explica que a Comissão Organizadora Nacional dos Encontros é um coletivo organizado há cinco anos, com reuniões semanais. Participam do grupo 26 pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes de IFs de todo o Brasil.

Fotos enviadas pela PROEN.