Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove atividade sobre Ansiedade Coletiva
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove atividade sobre Ansiedade Coletiva

Publicado em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 18h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma palestra com o tema ‘Ansiedade Coletiva em Tempos de Sociedade do Cansaço’ foi tema do IFFar Formação nesta quarta-feira (24). A atividade foi transmitida pelo canal da WebTV no Youtube.

A palestra foi ministrada pela professora Carla Cristina Kawamani, psicóloga escolar do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Registro. A conversa foi mediada pela psicóloga do IFFar – Campus Panambi Raquel Wallau.

De acordo com Carla Kawamani, os sintomas depressivos e de ansiedade são comuns à toda a coletividade, principalmente em decorrência do período vivenciado durante a pandemia de Covid-19. No ambiente escolar dos IFs, psicólogos e equipes de ensino têm recebido manifestações da comunidade acerca desses sintomas.

Carla Kawamani explicou que a ansiedade não é uma temática apenas contemporânea. Os sintomas depressivos e ansiosos são objeto de estudo e de conhecimento desde muito tempo, porque são coisas que acompanham a humanidade.

A ansiedade é uma antecipação a uma ameaça futura. É caracterizada por se originar de algo que não existe na realidade do momento que provoque tais sensações. É uma antecipação a algo que pode vir a acontecer. Alguns dos sintomas comuns são tensão muscular, vigilância e comportamentos de cautela e esquiva.

Segundo a psicóloga do IFSP, esses sintomas são normais. Grande parte da população os sente em seu cotidiano. A questão se torna uma patologia quando os sintomas persistem e geram prejuízos ou sofrimento aos indivíduos. Nesses casos, é necessário avaliação médica e psicológica. Em quadros de crise, recomenda-se buscar ajuda em unidades de pronto-atendimento. Também é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Ao se pensar sobre a ansiedade coletiva, tema da palestra, não se consideram apenas as situações individuais, mas um conjunto de sensações que parece atingir a sociedade em geral. Carla Kawamani explica essa ansiedade a partir do conceito de Sociedade do Cansaço, proposto por Byung-Chul Han. De acordo com o autor, a sociedade atual se caracteriza por uma cobrança por positividade e apresentação de resultados por parte dos próprios indivíduos.

Esse contexto, na reflexão de Byung-Chul Han, tem tornado como a existência de patologias como depressão, transtornos de personalidade e de síndromes como hiperatividade e burnout. Isso também desencadeia o aumento no consumo de medicações que podem causar dependência e prejuízos aos indivíduos.

O papel da educação e da escola em relação à saúde mental

De acordo com Carla Kawamani, as instituições da Rede Federal, por oferecerem um ensino de qualidade, muitas vezes são percebidas como espaços mais exigentes pelos estudantes. Dessa forma, muitos alunos veem o ingresso e a permanência nos IFs como um mérito e um privilégio, o que pode gerar sentimentos de ansiedade.

Carla Kawamani refletiu sobre o quanto essa visão dos alunos reflete instituições que podem estar caminhando dentro de uma lógica meritocrática, o que seria incompatível com uma visão de educação colaborativa e acolhedora.

Sobre o trabalho dos psicólogos escolares nos IFs, Carla Kawamani explicou que, para eles, os pacientes seriam a própria escola. Esses profissionais consideram os estudantes como parte de um todo, que também inclui servidores, familiares, estrutura escolar e o contexto do território onde a instituição está inserida.

Pensar em todas essas questões é o trabalho dos psicólogos escolares. Quando ouvem os estudantes, os profissionais devem pensar sobre como essas questões são influenciadas pelo coletivo e em que ações podem ser tomadas para melhorar o espaço escolar.

A atividade também contou com uma seção de perguntas onde servidores puderam estabelecer um diálogo com a palestrante e a mediadora. A gravação da palestra pode ser assistida na íntegra no canal da WebTV do IFFar no Youtube, através deste link.

Programa IFFar Formação - A diretora de Ensino do Campus Panambi, professora Catiane Paniz, falou explicou que o IFFar Formação vem sendo realizado desde 2020, inicialmente auxiliando na condução das atividades remotas durante a pandemia de Covid-19. O projeto continuou após esse período, abordando temáticas pertinentes e trazidas pela comunidade acadêmica. De acordo com Catiane Paniz, as discussões abordadas nas lives promovidas pelo IFFar Formação podem auxiliar nas atividades dos servidores da instituição. As informações completas sobre o programa e os links para as gravações das atividades já realizadas estão disponíveis aqui.