Página inicial > Últimas Notícias > Pedidos de isenção e justificativa de ausência no Enem devem ser feitos até 28/5
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 19 de Mai de 2021, 10h15 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Procedimentos são realizados na Página do Participante do Inep/Enem. O IFFar utiliza a nota do exame para ingresso nos cursos de graduação.

ENEM_01.png

Nesta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o sistema para pedidos de isenção na taxa de inscrição do Enem 2021 e justificativa de ausência na edição anterior. Os dois procedimentos devem ser feitos até 28 de maio, na Página do Participante.

É importante destacar que candidatos e candidatas que adquiriram isenção para o Enem 2020 e não compareceram aos dois dias de prova devem justificar a ausência no sistema.

A isenção da taxa não garante a inscrição. Interessados/as em realizar o Enem deverão se inscrever no período estabelecido em edital, ainda a ser publicado.

Isenção da taxa do Enem 2021

Podem solicitar isenção de taxa do Enem 2021 os estudantes:

• matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo);
  • em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado pelo Inep em 9/6. Caso o pedido seja negado, é possível recorrer entre 14 e 16/6. A resposta ao recurso será enviada em 25/6.

Aqueles que tiverem o pedido de isenção negado poderão se inscrever normalmente para o exame, pagando a taxa de inscrição.

Justificativa de ausência

Os motivos para justificar a ausência no Enem 2020 estão detalhados no Anexo I do Edital n.º 19, de 30 de abril de 2021, do Inep/MEC. Entre as razões consideradas, estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, vítima de acidente de trânsito, entre outras.

Ingresso no IFFar

O IFFar utiliza a nota do Enem como critério de seleção para ingresso de estudantes nos cursos de graduação. No último processo seletivo, candidatos e candidatas poderiam utilizar a nota de qualquer edição entre 2009 e 2020.

As datas de aplicação da prova do Enem 2021 ainda não foram divulgadas.