Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFFar discutem sobre Relacionamentos Abusivos na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Servidores do IFFar discutem sobre Relacionamentos Abusivos na Reitoria

Publicado em Quarta, 12 de Junho de 2019, 14h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A quarta edição do projeto Café com Inclusão teve como temática "Relacionamentos Abusivos". A atividade ocorreu em forma de mesa-redonda, na tarde desta terça-feira (11), no Auditório da Reitoria do IFFar.

Banner notícia Relacionamentos abusivos

Imagem: cartaz digital de divulgação da atividade do projeto Café com Inclusão

A mesa teve a presença da professora do Colégio Politécnico da UFSM, Laura Ferreira Cortes, e da professora do IFFar, Liliana Souza de Oliveira.

De acordo com a coordenadora de Ações Inclusivas do IFFar, professora Fernanda Machado, as convidadas comentaram os abusos que podem ocorrer tanto em relacionamentos entre casais heterossexuais, homoafetivos, poliamorosos, entre outras configurações. Elas também falaram que discutir sobre relacionamentos abusivos já pode ser considerada uma estratégia de prevenção contra este tipo de violência, que ainda atinge mais mulheres que homens no Brasil.

A mesa-redonda ocorreu na véspera do Dia dos Namorados e foi transmitida pela WebTV do IFFar. A gravação está disponível neste link.

WhatsApp Image 2019 06 12 at 08.20.46

Foto: as professoras Liliana de Oliveira, Laura Cortes e Fernanda Machado (da esquerda para a direita)

Durante o mês de junho, todas as unidades do IFFar, por meio dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) e do Comitê Institucional do Movimento Eles por Elas (HeForShe) promovem ações de formação e problematização sobre as relações de gênero, especialmente no que tange à construção cultural dos relacionamentos.

Projeto Café com Inclusão - iniciativa da Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar, o Café com Inclusão está em sua quarta edição. O objetivo do projeto é promover discussões sobre temáticas diversas entre os servidores da instituição. A participação é aberta a todos os servidores. A primeira edição abordou o tema "Espaços de Ativismo Feminino". Saiba mais neste link. A segunda edição teve a participação de alunos do Campus São Vicente do Sul e abordou a autodeclaração étnico-racial. A notícia sobre esta atividade pode ser lida aqui. Em maio, a temática abordada foi "Maternidade Reais". Saiba mais neste link.

Assunto(s):