Página inicial > Últimas Notícias > Autodeclaração étnico-racial é tema de mesa redonda na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Autodeclaração étnico-racial é tema de mesa redonda na Reitoria

Publicado em Quinta, 11 de Abril de 2019, 17h26 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar vai promover mais uma edição do projeto Café com Inclusão no dia 17 de abril. O tema será "Autodeclaração étnico-racial". A mesa-redonda vai ocorrer a partir das 14h no Auditório da Reitoria e será transmitida pela WebTV.

banners Noticia

Participam da mesa redonda o professor Mateus Silveira, da Faculdade Dom Alberto, que aborda a questão da autodeclaração na legislação, e os estudantes do IFFar - Campus São Vicente do Sul e membros do Coletivo Nagô, Antônio José do Nascimento Neto e Catiane da Encarnação Flores, que fazem um relato de experiências. A mediação será feita por Emilia da Silva Della Pace, que também é estudante do IFFar e membro do Coletivo Nagô.

O Café com Inclusão é uma iniciativa da Coordenação de Ações Inclusivas do Instituto Federal Farroupilha e tem o objetivo de promover discussões sobre temáticas diversas entre os servidores da Instituição. A participação é aberta a todos os servidores.

A primeira atividade do projeto abordou o tema "Espaços de Ativismo Feminino".

Pesquisa de mestrado deu origem a Coletivo de mulheres negras

O Coletivo Nagô surgiu a partir de um grupo focal que participou da pesquisa de mestrado da bibliotecária do Campus São Vicente do Sul, Lais Costa. De acordo com ela, foi no grupo que surgiu a demanda de se criar um coletivo com o objetivo de partilhar experiências e se fortalecer coletivamente para o enfrentamento do racismo.

O Coletivo existe desde o segundo semestre do ano passado e já conta com 12 membros. As reuniões ocorrem nas quartas-feiras, às 17h30 na biblioteca do Campus São Vicente do Sul.

De acordo com Lais Costa, o Coletivo Nagô está preparando intervenções utilizando esquetes teatrais e literatura negra. O grupo tem a intenção de fazer estas intervenções em escolas de São Vicente do Sul como atividades de extensão.

Lais Costa fez mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social na Universidade de Cruz Alta.

Unidades do IFFar promovem atividades sobre Consciência Indígena - durante o mês de abril, todas as unidades do IFFar, por meio dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), estão promovendo ações de formação e problematização sobre as relações étnico-raciais, especialmente no que tange à Consciência Indígena.