Página inicial > Últimas Notícias > IFFar e UFSM divulgam ações de introdução à computação em escolas
Notícias IF Farroupilha

IFFar e UFSM divulgam ações de introdução à computação em escolas

Publicado em Segunda, 01 de Abril de 2019, 14h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O evento “Hora da Computação na Escola 2019”, realizado pelo Instituto Federal Farroupilha e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorreu nos dias 26 e 28 de março, na UFSM. O objetivo foi a divulgação de experiências para disseminar fundamentos de Computação em escolas.

IMG 20190328 215733

Foto: o evento teve como público-alvo graduandos e pós-graduandos interessados em contribuir em ações no ano de 2019

O objetivo do evento foi divulgar ao público de universitários experiências variadas e multidisciplinares que vêm sendo desenvolvidas em Santa Maria e região, para disseminar fundamentos de Computação em escolas de Educação Básica.

O professor do IFFar, Christian Brackmann, explicou que tais experiências são relevantes, pois, na sociedade moderna, grande parte da população se beneficia da Computação e suas tecnologias, mas limita-se ao papel de usuário, sem explorar o potencial criativo e transformador associado ao Pensamento Computacional.

“Há um movimento mundial buscando reverter essa situação, abordando fundamentos de Computação desde cedo, na Educação Básica, com o apoio de universitários. Assim, com o evento, buscou-se engajar graduandos e pós-graduandos a se tornarem protagonistas no fortalecimento destas ações que aproximam as Universidades e Institutos Federais das Escolas”, esclarece Christian.

20190328 135222

Foto: o evento ocorreu durante dois dias no Auditório do Centro de Tecnologia da UFSM

No primeiro dia do evento, a professora da UFSM, Andrea Charão, apresentou o programa “Clube de Computação”, e o professor do IFFar, Christian Brackmann, o projeto “Pensamento Computacional para Todos”. Uma atividade prática de computação desplugada encerrou a programação.

No dia 28, o professor da UFSM, Francisco Ritter, ministrou uma atividade prática de iniciação à programação com blocos e fez uma apresentação sobre cooperação entre Psicologia e Computação.