Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão leva ciências de forma lúdica a estudantes de escola municipal
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 10h54 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Almejando despertar a curiosidade e aprofundar os conhecimentos dos alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João do município de Santo Augusto, a bibliotecária do Campus Santo Augusto, Daniela d’Acampora, desenvolveu durante o ano o projeto de extensão  "Introdução à iniciação científica – Aprendendo ciências".

Os participantes vieram até o campus, de agosto a novembro, uma vez por semana, para participar das atividades, geralmente acompanhados pela professora de Ciências Janaina Müller, que também atua como professora substituta na área de alimentos no Campus Santo Augusto. Em alguns momentos, também foram convidadas para participar das atividades as turmas do 8º e do 9º ano da escola.

Na primeira etapa, os alunos puderam conhecer e pesquisar no acervo físico da biblioteca através do sistema Pergamum, sendo estimulada a pesquisa virtual e em bases educacionais. Os alunos foram desafiados a entregar seus estudos em modelo de trabalho acadêmico minimamente estruturado, baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, o qual foi posteriormente apresentado na escola com a presença da Direção.

Na segunda etapa, os estudantes participaram de oficinas nos laboratórios de Informática, Zoologia, Bonecos Anatômicos, Química e Alimentos e também de dinâmicas para a efetivação do aprendizado, como quebra-cabeça, teatro, hora do conto e feira de ciências. Auxiliaram durante as oficinas e atividades as estudantes do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, Diuly Fernanda Leite Vianna e Polyana Foletto Prauchner.

Daniela diz ter gostado muito do formato do projeto desenvolvido esse ano. “O projeto nesse novo formato permitiu abrir pra essa interdisciplinaridade com as oficinas, juntamente com os professores, foi uma experiência nova, uma experiência que deu muito certo e que a gente pretende continuar realizando nos próximos anos”, destaca Daniela.

Segundo a professora Janaina Müller, desde o princípio, houve grande receptividade e expectativa dos alunos para participarem do projeto. “O IFFar é muito bem visto pela comunidade e fazer parte dessa instituição é o sonho da maioria dos alunos do ensino fundamental do município. Neste projeto, eles puderam correlacionar os conteúdos vistos em aula com atividades práticas desenvolvidas em forma de oficinas, aprimorando as diversas formas de construir saberes. Em sala de aula, durante e após a execução do projeto, eles demonstraram maior interesse, participação  e cooperação em todas as atividades propostas”.

O Diretor da Escola Municipal São João, Leandro Padilha, afirma estar muito satisfeito com o trabalho desenvolvido no projeto de Ciências. “Foi gratificante poder presenciar a satisfação dos nossos alunos e o aprendizado e experiências obtidas com esse projeto. Vimos o empenho e a seriedade com que foi desenvolvido pelo resultado que os alunos tiveram, nos surpreendendo com a apresentação feita na escola. Estão todos de parabéns e esperamos estar ano que vem novamente inseridos nos projetos do IFFar. Nossa escola está de portas abertas para tudo que vem agregar ao crescimento intelectual dos nossos alunos”, finaliza o Diretor.

Oficinas ministradas durante o projeto:

Petit Suisse com a Professora de Alimentos Janaína A. Müller

Razões da proporção do sabor em pequenas frações de massa com o Professor de Matemática Raphael d’Acampora

Oficina Química no dia-a-dia com a técnica de laboratório Luciana Adolpho

Oficina construção de modelo didático de porcelana fria com a professora de Biologia Camila Copetti

Oficina estudar pra valer - Tabela de otimização de tempo com a pedagoga Beatriz Gattermann