Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Acesso à Informação

Perguntas Frequentes

Publicado em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 14h42 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Confira abaixo algumas dúvidas e respostas comuns a respeito do Instituto Federal Farroupilha e sobre os serviços oferecidos. Outras dúvidas podem ser consultadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (55) 3218 9800 ou pela página oficial do IFFar no Facebook.

O que é o IFFar?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha é uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica.

Que tipo de cursos o IFFar oferece?

O IFFar oferece cursos Técnicos de Nível Médio, cursos de Graduação e cursos de Pós-Graduação.

Os Cursos Técnicos são oferecidos nas seguintes formas de ensino:

  • Integrado: o estudante faz o Ensino Médio mais um curso técnico no IFFar, com uma só matrícula. Para participar, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes.
  • Subsequente: o estudante faz apenas o Curso Técnico no IFFar. Para participar, o candidato deve ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio.

O IFFar oferece cursos de Graduação de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura. Os cursos de graduação são destinados a estudantes que já encerraram o Ensino Médio.

No que diz respeito à Pós-Graduação, o IFFar oferece cursos de Especialização e um curso de mestrado ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept). Os cursos de pós-graduação são destinados a quem já possui uma graduação.

Você pode ver a lista dos cursos oferecidos pelo IFFar neste link.

O IFFar cobra alguma mensalidade dos cursos?

Não. Todos os cursos são isentos de taxas, inclusive de taxas de inscrição. O Instituto Federal Farroupilha oferta educação pública, gratuita e de qualidade.

Como faço para ingressar no IFFar?

Dependendo do tipo de curso, a forma de ingresso é diferente.

Para ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o estudante deve se inscrever no Processo Seletivo do IFFar correspondente e fazer uma prova com conteúdos do Ensino Fundamental.

Para ingressar nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio , o estudante deve se inscrever no Processo Seletivo do IFFar correspondente. A seleção se dá através de sorteio eletrônico.

Para ingressar nos cursos de graduação, o estudante deve se inscrever e realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e ingressar através do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU) ou através do Processo Seletivo do IFFar correspondente. A seleção se dá pela nota no Enem.

A seleção para os cursos de especialização é feita através de edital próprio, em diferentes períodos do ano. A forma de seleção varia de acordo com o curso oferecido.

O IFFar tem alguma política de cotas para o ingresso?

O Instituto Federal Farroupilha reserva até 60% das suas vagas a alunos oriundos de escolas públicas, pessoas com deficiência, autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e conforme a renda.

A reserva de vagas varia de acordo com o processo seletivo. As vagas para cursos superiores selecionadas pelo SISU, por exemplo, seguem as regras da seleção do MEC.

O IFFar oferece bolsas e assistência aos estudantes?

O IFFar oferece auxílios financeiros para alunos em vulnerabilidade socioeconômica e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O alunos do IFFar também podem concorrer a bolsas participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, todos os campi do IFFar dispõem de restaurante universitário e equipes multiprofissionais de Assistência Estudantil que oferecem, entre outras coisas, atenção à saúde dos alunos.

Os campi Alegrete, Jaguari, Frederico Westphalen, São Vicente do Sul e São Borja dispõem de Moradia Estudantil. O critério de seleção é socioeconômico.

Em quais cidades o IFFar oferece cursos presenciais?

O IFFar oferece cursos presenciais nas cidades onde possui campus: Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Ângelo, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.

Alguns Centros de Referência do IFFar também podem oferecer cursos presenciais. Os Centros de Referência estão localizados nas seguintes cidades: Candelária, Carazinho, Santiago e São Gabriel.

O IFFar oferece cursos presenciais na cidade de Santa Maria?

Não. Na cidade Santa Maria está localizada a Reitoria do IFFar, que funciona apenas como sede administrativa. Não há campus do IFFar em Santa Maria.

O IFFar oferece cursos em outras cidades?

O Instituto Federal Farroupilha oferece cursos técnicos subsequentes e cursos superiores na modalidade de Educação à Distância. Estes cursos têm a maior parte da carga horário realizada a distância, mas algumas atividades devem ser realizadas nos Polos de EaD. Você pode conferir os cursos e os locais onde o IFFar tem polo neste link.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800