Página inicial > São Vicente do Sul > Semana do Meio Ambiente do Campus SVS [ATIVIDADES TRANSFERIDAS]
Notícias São Vicente do Sul

Semana do Meio Ambiente do Campus SVS [ATIVIDADES TRANSFERIDAS]

Publicado em Sexta, 03 de Junho de 2022, 17h01 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Entre 2 a 8 de junho, está acontecendo, no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, a Semana do Meio Ambiente, com atividades voltadas à consciência e educação ambiental. O evento é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado internacionalmente no dia 05 de junho. Esta é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo.

No campus SVS, as atividades estão sendo organizadas pelo Projeto Pilares da Sustentabilidade, com apoio da Direção de Ensino e da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção.

No dia 2 de junho, houve, nos turnos tarde e noite, a palestra “A importância da educação para a coleta seletiva solidária", com Alexandro Cardoso, conhecido como Alex Catador. Filho de pais e avó catadores, Alex se tornou uma voz da categoria, por todo seu envolvimento e luta pela causa.

Em 2021, lançou o livro "Do Lixo a Bixo: a cultura dos estudos e o tripé de sustentação da vida", onde conta um pouco sua trajetória. Ele, que é um dos fundadores do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), fez uma fala estimulante, voltada para a solidariedade, o trabalho colaborativo, a consciência sócio-política, e para o despertar da nossa capacidade de sermos agentes transformadores da realidade.

Na próxima semana, haverá atividade de segunda à quarta-feira.

** ATUALIZAÇÃO: Devido ao tempo, os eventos foram adiados. Nova data será definida em breve. **

Confira nas imagens a programação completa:

A Semana do Meio Ambiente do Campus SVS se encerra no dia 8 à tarde, com a Ecoquarta. Na oportunidade, haverá oficinas de compostagem, com a distribuição de baldinhos para a coleta de resíduos orgânicos (em troca de doações de alimentos), além de exposição e apresentação de ações e projetos com temática ambiental e distribuição de materiais informativos sobre educação ambiental. As ações vão ocorrer na praça municipal (Rua Coberta) de São Vicente do sul, a partir das 13h30min.

Toda a comunidade vicentense está convidada, assim como escolas e demais instituições.