Página inicial > São Vicente do Sul > Licenciaturas realizam evento sobre formar-se e exercer-se docente
Notícias São Vicente do Sul

Licenciaturas realizam evento sobre formar-se e exercer-se docente

Publicado em Quarta, 01 de Junho de 2022, 10h33 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 27 de maio, os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul realizaram aula inaugural conjunta, proporcionando momentos de integração e reflexões sobre o formar-se e exercer-se docente.

Após momento musical com o aluno Antônio José do Nascimento Neto, a palestra de abertura abordou os desafios da ensinagem em tempos líquidos e foi ministrada pelo prof. dr. Hermes Uberti, atual diretor de Assistência Estudantil do IFFar. O termo Ensinagem refere-se a uma prática social e crítica entre os sujeitos, professor e aluno, englobando tanto a ação de ensinar quanto a de apreender.

Em um segundo momento, houve mesa redonda com as egressas Débora Moro e Fernanda Monteiro Rigue, que trouxeram exposições e reflexões sobre seus percursos formativos.

Fernanda atualmente é docente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisadora na área da Educação Química. Em 2020, com 26 anos, foi considerada uma das doutoras mais jovens do país. Ela é licenciada em Química pelo IFFar-SVS (2015), além de mestre e doutora em Educação pela PPGE/UFSM (2015-2020).

Já Débora é doutoranda e colaboradora no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM). Ela é licenciada em Ciências Biológicas pelo Campus SVS (2019), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (2021), e estudante de doutorado na mesma instituição.

Ambas perpassaram os principais fatos de suas trajetórias, destacando a importância da valorização da etapa acadêmica de graduação, aproveitamento de oportunidades e envolvimento com a pesquisa e investigação.