Página inicial > São Vicente do Sul > NUGEDIS realiza atividades alusivas ao Dia Internacional contra a Homofobia
Notícias São Vicente do Sul

NUGEDIS realiza atividades alusivas ao Dia Internacional contra a Homofobia

Publicado em Quarta, 25 de Mai de 2022, 17h42 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última semana, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul realizou atividades alusivas ao Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, celebrado no dia 17 de maio.

Para marcar a data, além do hasteamento simbólico da bandeira LGBT, o núcleo promoveu um bate-papo sobre a temática, conduzida pelo professor Carlos André Gayer. A atividade aconteceu na tarde do dia 18 de maio e tratou sobre as relações de gênero e sexualidade na escola, buscando apresentar marcos legais e históricos da luta por direitos da população LGBTQIA+, assim como refletir sobre contextos sociais e atitudes que acabam por reproduzir preconceitos e, assim, marginalizando grupos que saem do modelo de sexualidade heteronomativa e excluindo as múltiplas representações de identidades sexuais e/ou de gênero da atualidade.

Saiba mais:

A data serve de motivação para a sociedade refletir sobre a importância do respeito às diferenças e símbolo da luta contra o preconceito e violência. Ela acontece - anualmente - em memória ao dia em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

IMG 20220516 WA0009

* Poema escrito pela estudante Claudiane Deponti, bolsista do núcleo.

Homofobia é crime!

Desde 2019, a homofobia é criminalizada no Brasil. A determinação está atrelada à Lei de Racismo (7716/89), que hoje prevê crimes de discriminação ou preconceito por “raça, cor, etnia, religião e procedência nacional”. A prática da lei contempla atos de “discriminação por orientação sexual e identidade de gênero”. Por isso, ainda que usado o termo homofobia para definir essa lei, todas as outras pessoas LGBTQIA+ são contempladas.

A LGBTFobia vai além da violência física. Atos de ameaça, humilhação e bullying são categorias de violência psicológica, com efeitos muito perigosos, inclusive suicídios.