Página inicial > São Vicente do Sul > Campus obtém dois registros no Serviço de Inspeção Municipal
Notícias São Vicente do Sul

Campus obtém dois registros no Serviço de Inspeção Municipal

Publicado em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 16h56 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Neste ano de 2021, o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, através da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP), obteve dois registros no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é exigido para atividades de processamento de produtos de origem animal. O SIM certifica, através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária.

Esse resultado foi possível após a obtenção da Licença Ambiental, concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam), em julho de 2020. Para obter os registros SIM, o Campus SVS teve que se adequar a uma série de exigências, desde ajustes nas edificações, descrição detalhada dos processos, criação de rótulos, cuidados com equipamentos, capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Operacional Padrão (POP), entre outros.

SIM 07 - Sala do Mel

O primeiro registro conquistado foi o SIM 07, relacionado à produção de entreposto de mel e cera de abelhas, fruto do atendimento de uma demanda da comunidade, mais especificamente, da Associação de Apicultores de São Vicente do Sul (AVIAPI). Dessa parceria, nasceu a “Sala do Mel, espaço que será usado para envase e rotulagem do mel.

Ali já foram realizados os primeiros envases, em parceria com o produtor Guilherme Rosa da Costa, membro da AVIAPI. No total, foram envasilhados e rotulados 70 potes de 1 kg, que serão comercializados nos mercados da cidade.

SIM 08 - Agroindústria de Ovos

Na sequência, foi obtido SIM 08, relacionado à produção de ovos. A Agroindústria de Ovos vai garantir a qualidade dos ovos produzidos no Laboratórios de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP) de Avicultura do Campus SVS. Até agora, neste espaço, foram embalados e rotulados os ovos fornecidos nos kits de alimentos disponibilizados aos estudantes do campus em função da pandemia.

Segundo o diretor da DPEP, servidor Fabiano Damasceno, “essas ações visam qualificar os processos produtivos realizados na nossa unidade, servindo ao ensino, pesquisa e extensão, além de buscar a segurança alimentar aos estudantes que utilizam o refeitório do Campus”.