Página inicial > São Vicente do Sul > Conselho Superior do IFFar aprova retorno integral das atividades presenciais
Notícias São Vicente do Sul

Conselho Superior do IFFar aprova retorno integral das atividades presenciais

Publicado em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h28 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Retomada do ensino e trabalho presencial em todos os cursos e unidades do Instituto Federal Farroupilha será no início do ano letivo de 2022, no mês de fevereiro.

CONSUP PRESENCIAIS

Na reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17), o Conselho Superior (Consup) do IFFar aprovou a proposta de retomada integral das atividades presenciais no início do ano letivo de 2022. A pauta foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros e conselheiras.

Dessa forma, estudantes de todos os cursos e campi devem retomar as atividades presenciais no dia 16 de fevereiro, data de início das aulas estabelecida pelo calendário acadêmico 2022. Já os servidores docentes e técnicos-administrativos devem voltar ao trabalho presencial um pouco antes, a partir do dia 1º do mesmo mês. Será publicada uma portaria estabelecendo essas datas, conforme decisão do Consup.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, afirmou que, enfim, “epidemiologicamente, a gente não tem mais nenhum entrave para retomar com segurança as atividades presenciais integrais do IFFar”. Antes de chegar ao Conselho, a proposta foi aprovada pelo Codir e discutida pelo Comitê Intitucional de Emergência (CIE).

Conforme parecer da pró-reitoria de ensino (PROEN), apresentado na reunião pelo pró-reitor Renato Coutinho, a decisão vai atender ao anseio da comunidade escolar e beneficiar a aprendizagem, além de diminuir a sobrecarga de trabalho docente.

A adoção do cenário de retorno integral é possibilitada hoje pelo avanço da vacinação e pela melhora no cenário epidemiológico no estado. Nesse sentido, o pró-reitor destacou as novas orientações do governo estadual (Decreto nº 56.199/2021) que retiraram a obrigatoriedade de algumas ações de combate à Covid-19, como o distanciamento interpessoal, tornando-as recomendações. Essa flexibilização favorece a reabertura das moradias estudantis e dos refeitórios dos campi, bem como a organização das atividades em salas de aula e demais espaços de aprendizagem.

Desde outubro, as atividades presenciais do IFFar vêm sendo retomadas gradualmente em todas as unidades, após decisão que permitiu a realização de atividades práticas de presença essencial. Neste mês de dezembro, a PROEN publicou um documento para guiar as unidades nesta nova etapa, intitulado "Do remoto ao presencial: orientações pedagógicas para o retorno das atividades letivas presenciais".

Com a aprovação do Conselho, serão alteradas a Resolução Consup nº 37/2021 e a Instrução Normativa nº 26/2021.

Passaporte vacinal

O Consup também discutiu a proposta de tornar obrigatória a comprovação da vacinação contra a Covid-19 pela comunidade acadêmica do IFFar – incluindo estudantes, servidores efetivos e terceirizados, estagiários e demais pessoas que circulem nas unidades do Instituto. A adoção do “passaporte vacinal” já é praticada por diversas instituições de ensino públicas do estado e do país, como UFRJ, USP, Unesp, Unicamp, FURG, UFRGS, UFCSPA e IFRS.

Após votação, o Conselho posicionou-se favorável à medida, que deve entrar em vigor na retomada das atividades, em fevereiro. O pró-reitor de desenvolvimento institucional, Carlos Lehn, destaca que a exigência visa ao bem-estar coletivo e tem por objetivo manter o máximo de segurança sanitária no retorno.

A comprovação corresponde ao esquema vacinal completo para servidores e funcionários terceirizados e pelo menos uma dose para estudantes, estagiários e público em geral, observando os calendários do Plano Nacional de Imunizações. A exceção é dos que não o fizeram por questões de saúde comprovadas por atestado médico. Não vacinados deverão apresentar testes RT-PCR ou teste antígeno negativos e assinar um termo de ciência e responsabilidade. O IFFar vai publicar orientações gerais sobre os procedimentos a serem adotados.

Outras pautas que foram apreciadas nesta reunião

Curricularização da extensão – O Conselho Superior apreciou e aprovou a proposta de alteração da Resolução Consup nº 62/2020, que traz o regulamento para a implantação e desenvolvimento da Curricularização da Extensão.

Plano de Ação - Foi aprovada a proposta de Plano de Ação 2022 do IFFar. Nele, as unidades indicam as ações estratégicas que planejam implementar no próximo ano, de acordo com seus orçamentos. A reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, esclareceu que a elaboração do plano se baseia em uma hipótese de orçamento para o próximo exercício, mas que os valores podem mudar após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), pelo governo federal.

A 4ª Reunião Extraordinária do Consup foi realizada online e transmitida ao vivo pelo YouTube.

Fonte: Secom